PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS EMPRESAS DE MICRO E PEQUENO PORTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/32812 |
Resumo: | O presente trabalho buscou analisar qual a importância o planejamento estratégico para micro e pequenas empresas. Para tanto, foi definido como objetivo geral do trabalho em analisar a importância do planejamento estratégico para estas empresas. A metodologia utilizada baseou-se na qualitativa para análise dos conteúdos e exploratória para à pesquisa, sendo que para levantamento dos dados foi utilizado a pesquisa bibliográfica em livros, revistas, jornais e sites especializados. Identificou-se com o desenvolver do trabalho os principais requisitos e etapas do planejamento estratégico e a importância das micro e pequenas empresas para a economia brasileira, pois são mais de 6,4 milhões de estabelecimentos no Brasil e destes, 99% são micro e pequenas empresas que respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado com uma participação de mais de 27% no PIB nacional. As micro e pequenas empresas são responsáveis por 34,5% da receita do varejo nacional e por 17,8% do atacado. Com isso, em valores nominais, a receita média das empresas do varejo de pequeno porte é de R$ 408 mil por ano, enquanto as grandes empresas faturam mais de R$ 23 milhões por ano. Ao final, pode-se concluir que o planejamento estratégico é fundamental para este tipo de negócio, pois definindo a missão, visão, valores, objetivos e metas, analisando o seu ambiente através da análise SWOT, estas empresas poderão antecipar situações e elaborar alternativas estratégicas para enfrentar este mercado que atenua a sua concorrência a cada dia que passa. |
id |
Krot_1c2788cb75835726e4c3e70370a0bb4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/32812 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
MORAIS, ADRIANO CARVALHO DE2021-05-19T18:52:15Z2021-05-19T18:52:15Z2020https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/32812O presente trabalho buscou analisar qual a importância o planejamento estratégico para micro e pequenas empresas. Para tanto, foi definido como objetivo geral do trabalho em analisar a importância do planejamento estratégico para estas empresas. A metodologia utilizada baseou-se na qualitativa para análise dos conteúdos e exploratória para à pesquisa, sendo que para levantamento dos dados foi utilizado a pesquisa bibliográfica em livros, revistas, jornais e sites especializados. Identificou-se com o desenvolver do trabalho os principais requisitos e etapas do planejamento estratégico e a importância das micro e pequenas empresas para a economia brasileira, pois são mais de 6,4 milhões de estabelecimentos no Brasil e destes, 99% são micro e pequenas empresas que respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado com uma participação de mais de 27% no PIB nacional. As micro e pequenas empresas são responsáveis por 34,5% da receita do varejo nacional e por 17,8% do atacado. Com isso, em valores nominais, a receita média das empresas do varejo de pequeno porte é de R$ 408 mil por ano, enquanto as grandes empresas faturam mais de R$ 23 milhões por ano. Ao final, pode-se concluir que o planejamento estratégico é fundamental para este tipo de negócio, pois definindo a missão, visão, valores, objetivos e metas, analisando o seu ambiente através da análise SWOT, estas empresas poderão antecipar situações e elaborar alternativas estratégicas para enfrentar este mercado que atenua a sua concorrência a cada dia que passa.Planejamento EstratégicoMicro e Pequenas EmpresasPLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS EMPRESAS DE MICRO E PEQUENO PORTEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAdministraçãoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALAdriano+Carvalho+de+Morais+-+TCC2,+Atividade3.pdfAdriano+Carvalho+de+Morais+-+TCC2,+Atividade3.pdfapplication/pdf302727https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/32812/1/Adriano%2bCarvalho%2bde%2bMorais%2b-%2bTCC2%2c%2bAtividade3.pdf76e6be01bdaf0cd0710a0235168f6b8fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/32812/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/328122021-08-24 17:00:36.891oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/32812Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2021-08-24T20:00:36falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2021-08-24T20:00:36Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS EMPRESAS DE MICRO E PEQUENO PORTE |
title |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS EMPRESAS DE MICRO E PEQUENO PORTE |
spellingShingle |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS EMPRESAS DE MICRO E PEQUENO PORTE MORAIS, ADRIANO CARVALHO DE Planejamento Estratégico Micro e Pequenas Empresas |
title_short |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS EMPRESAS DE MICRO E PEQUENO PORTE |
title_full |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS EMPRESAS DE MICRO E PEQUENO PORTE |
title_fullStr |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS EMPRESAS DE MICRO E PEQUENO PORTE |
title_full_unstemmed |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS EMPRESAS DE MICRO E PEQUENO PORTE |
title_sort |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS EMPRESAS DE MICRO E PEQUENO PORTE |
author |
MORAIS, ADRIANO CARVALHO DE |
author_facet |
MORAIS, ADRIANO CARVALHO DE |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MORAIS, ADRIANO CARVALHO DE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento Estratégico Micro e Pequenas Empresas |
topic |
Planejamento Estratégico Micro e Pequenas Empresas |
description |
O presente trabalho buscou analisar qual a importância o planejamento estratégico para micro e pequenas empresas. Para tanto, foi definido como objetivo geral do trabalho em analisar a importância do planejamento estratégico para estas empresas. A metodologia utilizada baseou-se na qualitativa para análise dos conteúdos e exploratória para à pesquisa, sendo que para levantamento dos dados foi utilizado a pesquisa bibliográfica em livros, revistas, jornais e sites especializados. Identificou-se com o desenvolver do trabalho os principais requisitos e etapas do planejamento estratégico e a importância das micro e pequenas empresas para a economia brasileira, pois são mais de 6,4 milhões de estabelecimentos no Brasil e destes, 99% são micro e pequenas empresas que respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado com uma participação de mais de 27% no PIB nacional. As micro e pequenas empresas são responsáveis por 34,5% da receita do varejo nacional e por 17,8% do atacado. Com isso, em valores nominais, a receita média das empresas do varejo de pequeno porte é de R$ 408 mil por ano, enquanto as grandes empresas faturam mais de R$ 23 milhões por ano. Ao final, pode-se concluir que o planejamento estratégico é fundamental para este tipo de negócio, pois definindo a missão, visão, valores, objetivos e metas, analisando o seu ambiente através da análise SWOT, estas empresas poderão antecipar situações e elaborar alternativas estratégicas para enfrentar este mercado que atenua a sua concorrência a cada dia que passa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-19T18:52:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-05-19T18:52:15Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/32812 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/32812 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/32812/1/Adriano%2bCarvalho%2bde%2bMorais%2b-%2bTCC2%2c%2bAtividade3.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/32812/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
76e6be01bdaf0cd0710a0235168f6b8f 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460218512277504 |