O juízo de garantias como inovação do ordenamento jurídico no sistema acusatório brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Hélison Luis
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41288
Resumo: A ideia de prevenção do juízo vem sofrendo algumas críticas pelo fato de que o juiz, ao tomar medidas em âmbito do inquérito, perderia sua imparcialidade, formando, durante a fase investigativa, um pré-conceito acerca do acusado, ou seja, a partir do momento em que o magistrado atua no inquérito policial. Nesta seara, a solução encontrada para se obter um julgamento mais justo, livre daquilo que podemos chamar de pré-julgamento, seria a criação da figura do juiz das garantias, um magistrado atuante apenas em âmbito investigativo, protetor dos direitos individuais, fiscal da legalidade dos atos ocorridos na fase do inquérito e impedido de atuar na fase processual. No entanto, ainda se discute se a inclusão da figura do juiz das garantias sobre o ordenamento jurídico brasileiro significa realmente o salvaguardar dos direitos do investigado e a garantia da imparcialidade no momento do julgamento. Diante disso, o presente trabalho detém como principal objetivo, discutir se o juiz das garantias poderá promover a imparcialidade que se idealiza sobre o sistema processual penal brasileiro. Para tanto, será adotado como procedimentos metodológicos o uso da abordagem qualitativa, perfazendo-se pelo caráter descritivo, de modo a proporcionar uma compreensão geral sobre o assunto em discurso. Logo, considera-se que será evidenciado o conceito, características e finalidade do direito processual penal brasileiro, o papel do magistrado junto ao Estado Democrático de Direito, e ainda, os argumentos em favor e contrários a instituição deste novo juízo.
id Krot_1cc12121508e975fac9c95bd3dbc8998
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/41288
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling O juízo de garantias como inovação do ordenamento jurídico no sistema acusatório brasileiroImparcialidadeJuiz de garantiasOrdenamento jurídicoSistema acusatórioA ideia de prevenção do juízo vem sofrendo algumas críticas pelo fato de que o juiz, ao tomar medidas em âmbito do inquérito, perderia sua imparcialidade, formando, durante a fase investigativa, um pré-conceito acerca do acusado, ou seja, a partir do momento em que o magistrado atua no inquérito policial. Nesta seara, a solução encontrada para se obter um julgamento mais justo, livre daquilo que podemos chamar de pré-julgamento, seria a criação da figura do juiz das garantias, um magistrado atuante apenas em âmbito investigativo, protetor dos direitos individuais, fiscal da legalidade dos atos ocorridos na fase do inquérito e impedido de atuar na fase processual. No entanto, ainda se discute se a inclusão da figura do juiz das garantias sobre o ordenamento jurídico brasileiro significa realmente o salvaguardar dos direitos do investigado e a garantia da imparcialidade no momento do julgamento. Diante disso, o presente trabalho detém como principal objetivo, discutir se o juiz das garantias poderá promover a imparcialidade que se idealiza sobre o sistema processual penal brasileiro. Para tanto, será adotado como procedimentos metodológicos o uso da abordagem qualitativa, perfazendo-se pelo caráter descritivo, de modo a proporcionar uma compreensão geral sobre o assunto em discurso. Logo, considera-se que será evidenciado o conceito, características e finalidade do direito processual penal brasileiro, o papel do magistrado junto ao Estado Democrático de Direito, e ainda, os argumentos em favor e contrários a instituição deste novo juízo.2022-05-24T14:20:20Z2022-05-24T14:20:20Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41288LIMA, Hélison Luisporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-24T14:20:20Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/41288Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-05-24T14:20:20falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-05-24T14:20:20Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv O juízo de garantias como inovação do ordenamento jurídico no sistema acusatório brasileiro
title O juízo de garantias como inovação do ordenamento jurídico no sistema acusatório brasileiro
spellingShingle O juízo de garantias como inovação do ordenamento jurídico no sistema acusatório brasileiro
LIMA, Hélison Luis
Imparcialidade
Juiz de garantias
Ordenamento jurídico
Sistema acusatório
title_short O juízo de garantias como inovação do ordenamento jurídico no sistema acusatório brasileiro
title_full O juízo de garantias como inovação do ordenamento jurídico no sistema acusatório brasileiro
title_fullStr O juízo de garantias como inovação do ordenamento jurídico no sistema acusatório brasileiro
title_full_unstemmed O juízo de garantias como inovação do ordenamento jurídico no sistema acusatório brasileiro
title_sort O juízo de garantias como inovação do ordenamento jurídico no sistema acusatório brasileiro
author LIMA, Hélison Luis
author_facet LIMA, Hélison Luis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Hélison Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Imparcialidade
Juiz de garantias
Ordenamento jurídico
Sistema acusatório
topic Imparcialidade
Juiz de garantias
Ordenamento jurídico
Sistema acusatório
description A ideia de prevenção do juízo vem sofrendo algumas críticas pelo fato de que o juiz, ao tomar medidas em âmbito do inquérito, perderia sua imparcialidade, formando, durante a fase investigativa, um pré-conceito acerca do acusado, ou seja, a partir do momento em que o magistrado atua no inquérito policial. Nesta seara, a solução encontrada para se obter um julgamento mais justo, livre daquilo que podemos chamar de pré-julgamento, seria a criação da figura do juiz das garantias, um magistrado atuante apenas em âmbito investigativo, protetor dos direitos individuais, fiscal da legalidade dos atos ocorridos na fase do inquérito e impedido de atuar na fase processual. No entanto, ainda se discute se a inclusão da figura do juiz das garantias sobre o ordenamento jurídico brasileiro significa realmente o salvaguardar dos direitos do investigado e a garantia da imparcialidade no momento do julgamento. Diante disso, o presente trabalho detém como principal objetivo, discutir se o juiz das garantias poderá promover a imparcialidade que se idealiza sobre o sistema processual penal brasileiro. Para tanto, será adotado como procedimentos metodológicos o uso da abordagem qualitativa, perfazendo-se pelo caráter descritivo, de modo a proporcionar uma compreensão geral sobre o assunto em discurso. Logo, considera-se que será evidenciado o conceito, características e finalidade do direito processual penal brasileiro, o papel do magistrado junto ao Estado Democrático de Direito, e ainda, os argumentos em favor e contrários a instituição deste novo juízo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-05-24T14:20:20Z
2022-05-24T14:20:20Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41288
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41288
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672915064913920