Autoimagem das mulheres e as redes sociais: uma interlocução gestáltica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DIAS, Paula Gomes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41913
Resumo: Ao redor do mundo, as pessoas têm aderido às redes sociais digitais, bem como vêm aumentando o tempo que passam nelas. O presente trabalho teve como escopo a análise dos efeitos das redes sociais virtuais na autoimagem das mulheres numa análise elaborada através da Gestalt-terapia. Além disso, buscou-se entender, por meio de revisão bibliográfica qualitativa e descritiva, quais são esses impactos e fazer as correlações através da abordagem psicológica gestáltica e como tal fenômeno aparece na clínica. A partir das análises de 24 estudos, constata-se que as redes sociais possuem grande influência no processo de autoimagem das mulheres que as utilizam. Foi possível identificar a padronização da beleza através da ideia de corpo perfeito sempre atrelada ao capitalismo, ao sucesso e à felicidade instantâneos. Além disso, outros dados demonstram que os transtornos alimentares são desencadeados e até mesmo mantidos através das redes sociais e que, ainda que discreto, há um movimento de resistência por alguns grupos. Tendo em vista que é um fenômeno relativamente novo e de extrema repercussão nas vidas dos sujeitos, e por consequência daqueles que chegam ao atendimento clínico será preciso mais estudos sobre como esses impactos afetam a vida das mulheres e da sociedade.
id Krot_1e916a2dbeb7bb5b7e2b3f28f7b0d92c
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/41913
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Autoimagem das mulheres e as redes sociais: uma interlocução gestálticaAutoimagemMulheresRedes sociaisGestalt-terapiaAutopercepçãoAo redor do mundo, as pessoas têm aderido às redes sociais digitais, bem como vêm aumentando o tempo que passam nelas. O presente trabalho teve como escopo a análise dos efeitos das redes sociais virtuais na autoimagem das mulheres numa análise elaborada através da Gestalt-terapia. Além disso, buscou-se entender, por meio de revisão bibliográfica qualitativa e descritiva, quais são esses impactos e fazer as correlações através da abordagem psicológica gestáltica e como tal fenômeno aparece na clínica. A partir das análises de 24 estudos, constata-se que as redes sociais possuem grande influência no processo de autoimagem das mulheres que as utilizam. Foi possível identificar a padronização da beleza através da ideia de corpo perfeito sempre atrelada ao capitalismo, ao sucesso e à felicidade instantâneos. Além disso, outros dados demonstram que os transtornos alimentares são desencadeados e até mesmo mantidos através das redes sociais e que, ainda que discreto, há um movimento de resistência por alguns grupos. Tendo em vista que é um fenômeno relativamente novo e de extrema repercussão nas vidas dos sujeitos, e por consequência daqueles que chegam ao atendimento clínico será preciso mais estudos sobre como esses impactos afetam a vida das mulheres e da sociedade.2022-05-31T16:30:12Z2022-05-31T16:30:12Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41913DIAS, Paula Gomesporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-31T16:30:12Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/41913Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-05-31T16:30:12falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-05-31T16:30:12Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Autoimagem das mulheres e as redes sociais: uma interlocução gestáltica
title Autoimagem das mulheres e as redes sociais: uma interlocução gestáltica
spellingShingle Autoimagem das mulheres e as redes sociais: uma interlocução gestáltica
DIAS, Paula Gomes
Autoimagem
Mulheres
Redes sociais
Gestalt-terapia
Autopercepção
title_short Autoimagem das mulheres e as redes sociais: uma interlocução gestáltica
title_full Autoimagem das mulheres e as redes sociais: uma interlocução gestáltica
title_fullStr Autoimagem das mulheres e as redes sociais: uma interlocução gestáltica
title_full_unstemmed Autoimagem das mulheres e as redes sociais: uma interlocução gestáltica
title_sort Autoimagem das mulheres e as redes sociais: uma interlocução gestáltica
author DIAS, Paula Gomes
author_facet DIAS, Paula Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DIAS, Paula Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Autoimagem
Mulheres
Redes sociais
Gestalt-terapia
Autopercepção
topic Autoimagem
Mulheres
Redes sociais
Gestalt-terapia
Autopercepção
description Ao redor do mundo, as pessoas têm aderido às redes sociais digitais, bem como vêm aumentando o tempo que passam nelas. O presente trabalho teve como escopo a análise dos efeitos das redes sociais virtuais na autoimagem das mulheres numa análise elaborada através da Gestalt-terapia. Além disso, buscou-se entender, por meio de revisão bibliográfica qualitativa e descritiva, quais são esses impactos e fazer as correlações através da abordagem psicológica gestáltica e como tal fenômeno aparece na clínica. A partir das análises de 24 estudos, constata-se que as redes sociais possuem grande influência no processo de autoimagem das mulheres que as utilizam. Foi possível identificar a padronização da beleza através da ideia de corpo perfeito sempre atrelada ao capitalismo, ao sucesso e à felicidade instantâneos. Além disso, outros dados demonstram que os transtornos alimentares são desencadeados e até mesmo mantidos através das redes sociais e que, ainda que discreto, há um movimento de resistência por alguns grupos. Tendo em vista que é um fenômeno relativamente novo e de extrema repercussão nas vidas dos sujeitos, e por consequência daqueles que chegam ao atendimento clínico será preciso mais estudos sobre como esses impactos afetam a vida das mulheres e da sociedade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-05-31T16:30:12Z
2022-05-31T16:30:12Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41913
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672999838089216