Percepção da autoimagem corporal de universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Priscila Evangelista
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Barcelos, Sérgio Cardoso, Manochio, Marina Garcia, Vassimon, Helena Siqueira, Bittar, Cléria Maria Lobo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cinergis (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/7760
Resumo: Objetivo: o objetivo foi conhecer a percepção da autoimagem e satisfação corporal de universitários. Método: estudo quantitativo descritivo que utilizou dados de uma dissertação vinculada ao projeto Universidade Promotora de Saúde. Participaram 434 universitárias e 153 universitários, com idade de 18 a 30 anos que responderam dados sobre sexo, peso e altura, satisfação corporal e hábitos alimentares, além de se situarem, segundo a Escala de Silhuetas, dentro da plataforma Surveymonkey®. Resultados: de acordo com o peso e estatura relatados, foi observado que 46,4% dos homens e 33,6% das mulheres eram considerados sobrepesos ou obesos. Em relação à Escala de Silhuetas foi possível observar que o desvio entre o IMC referido e o IMC percebido foi significativamente diferente para as mulheres (-2,59kg/m² ± 2,36) para os homens (-1,71 kg/m² ± 2,10). Em ambos os grupos os indivíduos apresentavam uma distorção da imagem corporal, havendo uma percepção de estarem mais magros do que o real. Foi possível observar que as mulheres tinham maior distorção da imagem corporal que os homens (p= 0,01), e quanto à satisfação corporal elas se diziam pouco satisfeitas, enquanto os homens se mostraram bastante satisfeitos (p = 0,03). Também relataram se sentirem mais gordas quando comparadas a outras mulheres da mesma idade, o que não ocorreu com o grupo masculino. Universitários classificados como sobrepeso e/ou obeso se perceberam mais magros em ambos os sexos. Considerações finais: este trabalho reforça a necessidade de ações para maior conhecimento da percepção corporal por universitários, visando melhora na autoestima e qualidade de vida.
id UNISC-1_92cd1b99f44a71be7631d2e6a1189033
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/7760
network_acronym_str UNISC-1
network_name_str Cinergis (Online)
repository_id_str
spelling Percepção da autoimagem corporal de universitáriosAutoimagemAutopercepçãoUniversitáriosUniversidade Promotora de Saúde.Objetivo: o objetivo foi conhecer a percepção da autoimagem e satisfação corporal de universitários. Método: estudo quantitativo descritivo que utilizou dados de uma dissertação vinculada ao projeto Universidade Promotora de Saúde. Participaram 434 universitárias e 153 universitários, com idade de 18 a 30 anos que responderam dados sobre sexo, peso e altura, satisfação corporal e hábitos alimentares, além de se situarem, segundo a Escala de Silhuetas, dentro da plataforma Surveymonkey®. Resultados: de acordo com o peso e estatura relatados, foi observado que 46,4% dos homens e 33,6% das mulheres eram considerados sobrepesos ou obesos. Em relação à Escala de Silhuetas foi possível observar que o desvio entre o IMC referido e o IMC percebido foi significativamente diferente para as mulheres (-2,59kg/m² ± 2,36) para os homens (-1,71 kg/m² ± 2,10). Em ambos os grupos os indivíduos apresentavam uma distorção da imagem corporal, havendo uma percepção de estarem mais magros do que o real. Foi possível observar que as mulheres tinham maior distorção da imagem corporal que os homens (p= 0,01), e quanto à satisfação corporal elas se diziam pouco satisfeitas, enquanto os homens se mostraram bastante satisfeitos (p = 0,03). Também relataram se sentirem mais gordas quando comparadas a outras mulheres da mesma idade, o que não ocorreu com o grupo masculino. Universitários classificados como sobrepeso e/ou obeso se perceberam mais magros em ambos os sexos. Considerações finais: este trabalho reforça a necessidade de ações para maior conhecimento da percepção corporal por universitários, visando melhora na autoestima e qualidade de vida.Universidade de Santa Cruz do Sul2016-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/776010.17058/cinergis.v17i3.7760Cinergis; v. 17 n. 3 (2016)2177-4005reponame:Cinergis (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/7760/5323Copyright (c) 2016 Cinergisinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Priscila EvangelistaBarcelos, Sérgio CardosoManochio, Marina GarciaVassimon, Helena SiqueiraBittar, Cléria Maria Lobo2017-03-06T19:35:44Zoai:ojs.online.unisc.br:article/7760Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/cinergishttp://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/oai||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com2177-40051519-2512opendoar:2017-03-06T19:35:44Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção da autoimagem corporal de universitários
title Percepção da autoimagem corporal de universitários
spellingShingle Percepção da autoimagem corporal de universitários
Melo, Priscila Evangelista
Autoimagem
Autopercepção
Universitários
Universidade Promotora de Saúde.
title_short Percepção da autoimagem corporal de universitários
title_full Percepção da autoimagem corporal de universitários
title_fullStr Percepção da autoimagem corporal de universitários
title_full_unstemmed Percepção da autoimagem corporal de universitários
title_sort Percepção da autoimagem corporal de universitários
author Melo, Priscila Evangelista
author_facet Melo, Priscila Evangelista
Barcelos, Sérgio Cardoso
Manochio, Marina Garcia
Vassimon, Helena Siqueira
Bittar, Cléria Maria Lobo
author_role author
author2 Barcelos, Sérgio Cardoso
Manochio, Marina Garcia
Vassimon, Helena Siqueira
Bittar, Cléria Maria Lobo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Priscila Evangelista
Barcelos, Sérgio Cardoso
Manochio, Marina Garcia
Vassimon, Helena Siqueira
Bittar, Cléria Maria Lobo
dc.subject.por.fl_str_mv Autoimagem
Autopercepção
Universitários
Universidade Promotora de Saúde.
topic Autoimagem
Autopercepção
Universitários
Universidade Promotora de Saúde.
description Objetivo: o objetivo foi conhecer a percepção da autoimagem e satisfação corporal de universitários. Método: estudo quantitativo descritivo que utilizou dados de uma dissertação vinculada ao projeto Universidade Promotora de Saúde. Participaram 434 universitárias e 153 universitários, com idade de 18 a 30 anos que responderam dados sobre sexo, peso e altura, satisfação corporal e hábitos alimentares, além de se situarem, segundo a Escala de Silhuetas, dentro da plataforma Surveymonkey®. Resultados: de acordo com o peso e estatura relatados, foi observado que 46,4% dos homens e 33,6% das mulheres eram considerados sobrepesos ou obesos. Em relação à Escala de Silhuetas foi possível observar que o desvio entre o IMC referido e o IMC percebido foi significativamente diferente para as mulheres (-2,59kg/m² ± 2,36) para os homens (-1,71 kg/m² ± 2,10). Em ambos os grupos os indivíduos apresentavam uma distorção da imagem corporal, havendo uma percepção de estarem mais magros do que o real. Foi possível observar que as mulheres tinham maior distorção da imagem corporal que os homens (p= 0,01), e quanto à satisfação corporal elas se diziam pouco satisfeitas, enquanto os homens se mostraram bastante satisfeitos (p = 0,03). Também relataram se sentirem mais gordas quando comparadas a outras mulheres da mesma idade, o que não ocorreu com o grupo masculino. Universitários classificados como sobrepeso e/ou obeso se perceberam mais magros em ambos os sexos. Considerações finais: este trabalho reforça a necessidade de ações para maior conhecimento da percepção corporal por universitários, visando melhora na autoestima e qualidade de vida.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/7760
10.17058/cinergis.v17i3.7760
url https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/7760
identifier_str_mv 10.17058/cinergis.v17i3.7760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/7760/5323
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Cinergis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Cinergis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Cinergis; v. 17 n. 3 (2016)
2177-4005
reponame:Cinergis (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Cinergis (Online)
collection Cinergis (Online)
repository.name.fl_str_mv Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv ||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com
_version_ 1800219533691060224