A patologização do fracasso escolar: uma perspectiva ampla
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42296 |
Resumo: | O termo patologização significa dentre tantos outros conceitos, transferir para a área da saúde problemas de outras esferas, quando se trata então de patologizar o fracasso escolar, foi compreendido que problemas educacionais estavam sendo transferidos à esfera médica. O presente trabalho, contou como objetivo geral a discussão de algumas temáticas mencionadas ao longo da dissertação, o qual foi analisado se elas poderiam estar ligadas a patologização do fracasso escolar. Foi analisado, portanto, se a patologização na área educacional estaria muito além da explicação da sua trajetória, sendo considerado a existência de inúmeras temáticas que entrelaçavam ao tema abordado, tão quão importantes à sua história pregressa e atual. Sob essa ótica, a pesquisa deste estudo foi de natureza qualitativa e descritiva, sendo uma revisão bibliográfica, onde buscou autores dos últimos trinta e cinco anos. Considerando as temáticas abordadas nos capítulos, foi entendido que as esferas que rodeiam a patologização eram necessárias para se compreender o todo. Se tornou, inclusive, pautas importantes para serem analisadas, já que refletiam sobre o ato de patologizar, e com os estudos dessas temáticas, foi pautável mencionar que elas poderiam influenciar consideravelmente a prevenção da patologização. |
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