Patologização e fracasso escolar : desnaturalizando respostas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634890 |
Resumo: | Orientador: Maria Irma Hadler Coudry |
id |
UNICAMP-30_8d6e05cd439b6575b12f432f94c82ca7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1062459 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Patologização e fracasso escolar : desnaturalizando respostasPathologization and school failure : denaturalizing responsesPatologização da educaçãoFracasso escolarNeurolinguística discursivaLinguagemAprendizagemPathologizationSchool failureDiscursive neurolinguisticsLanguageLearningOrientador: Maria Irma Hadler CoudryTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta pesquisa investiga, através dos pressupostos teóricos e metodológicos desenvolvidos pela Neurolinguística Discursiva, as dificuldades escolares de crianças e jovens avaliadas equivocadamente como patológicas e justificadas por um diagnóstico que incide no processo de aquisição e uso da leitura e da escrita, tais como os de dislexia, distúrbio de aprendizagem, déficit do processamento auditivo, transtorno do déficit de atenção. Para isso, a pesquisa acompanhou, entre os anos de 2015 e 2017, a vida escolar de 3 crianças que, em situação de fracasso escolar, receberam um diagnóstico relativo à aprendizagem e frequentam, atualmente, o oitavo ano (12 ou 13 anos de idade) de uma escola regular do interior de São Paulo, em que atuo como professora de Língua Portuguesa. Ao mesmo tempo, a pesquisa acompanhou 2 crianças (da mesma sala) em situação de sucesso escolar para investigar, em contraste, os saberes e práticas que promovem vantagens em sua escolarização. Desse trabalho, são analisados os dados escolares (provas, materiais didáticos, cadernos, relatórios) e de leitura e escrita produzidos pelos sujeitos em acompanhamento longitudinal; os dados médicos que abordaram os problemas de aprendizagem enfrentados (laudos, relatórios) e, por fim, o que falam os pais, as crianças e os professores/gestores sobre os sujeitos e a suas histórias de escolarização. A primeira parte dessa discussão se concentra em caracterizar a história escolar de cada um dos sujeitos em situação de fracasso escolar e analisa os fatores determinantes para o diagnóstico, seus efeitos nocivos e o modo como essas dificuldades escolares, que motivaram o encaminhamento, perpetuam-se. Articulada a essa apresentação dos sujeitos, reflete-se sobre o desenvolvimento da atenção, da memória, dos conceitos científicos e a docilização dos corpos como noções importantes para compreender o diagnóstico e a situação de fracasso escolar vivenciada por esses sujeitos. No segundo momento da pesquisa, a discussão incide, principalmente, na dificuldade que a escola tem demonstrado no trabalho com as diferenças, especialmente em dois âmbitos: o da relação entre família e escola e o da relação entre escola e linguagem. Na primeira, a análise comparativa entre as famílias e os sujeitos em situação de sucesso e fracasso escolar, amparada em referencial teórico da sociologia da educação, mostrou que as famílias que apresentavam maior consonância com os modos de agir e os saberes da escola transmitiam vantagens na escolarização de seus filhos, ao contrário das famílias dos sujeitos em situação de fracasso escolar, o que é determinante para a produção das desigualdades educacionais. Por fim, na segunda parte, analisa-se os equívocos em relação à concepção de linguagem que sustenta as avaliações de dislexia e déficit do processamento auditivo, assim como o desconhecimento da escola em relação tanto ao processo de aquisição da leitura e escrita quanto às variedades linguísticas. Isso resulta na patologização de crianças normais e na pouca intervenção, ao menos eficaz, no processo de aquisição e uso da leitura e escrita desses sujeitos em situação de fracasso escolarAbstract: This research investigates, through the theoretical and methodological assumptions developed by the Discursive Neurolinguistics, the children and young people¿s school difficulties which were mistakenly evaluated as pathological and justified by a diagnosis that affects the acquisition and use of reading and writing skills, such as dyslexia, learning disorder, auditory processing deficit and attention deficit disorder. From 2015 to 2017, the research followed the school life of 3 children who, in a situation of school failure, received a diagnosis related to learning. These students, currently at the eighth grade level (12 or 13 years of age), attend a regular school in the interior of São Paulo where I work as a Portuguese Language teacher. The research also followed two children from the same classroom who were achieving academic success in order to investigate, in contrast, the knowledge and practices that promote advantages in their schooling. From this work we analyze: the school data (tests, didactic material, notebooks, reports); the data of reading and writing produced by the subjects in longitudinal follow-up; the medical data that addresses the learning problems the students face (reports) and, finally, what parents, children and teachers / managers say about the subjects and their history of schooling. The first part of this discussion focuses on characterizing the school history of each of the subjects in a situation of school failure and analyzes the determinants for the diagnosis, its harmful effects and the way in which these school difficulties which motivated the diagnosis are perpetuated. In this presentation of the subjects, we analyze the development of attention, memory, scientific concepts and the docilization of bodies as important notions for understanding the diagnosis and the situation of school failure experienced by these subjects. In the second part of the research, the discussion focuses mainly on the incompetence that the school has shown in working with differences, especially in two scopes: the relationship between the family and the school and the relationship between the school and the language. In the first scope, the comparative analysis between the families and the subjects in the situation of success and school failure, supported by the theoretical approach of the sociology of education, showed that the families that presented greater consonance with the ways of acting and the knowledge of the school transmitted advantages in the schooling of their children, unlike the families of the subjects in situation of school failure. Finally, we analyze the misconceptions regarding the language conception that supports auditory processing deficit and dyslexia, as well as the lack of knowledge of the school in relation both to the acquisition process of reading and writing and the linguistic varieties. This results in the pathologization of normal children and in little effective intervention of the school in the acquisition and the use of reading and writing skills of the subjects in situation of school failureDoutoradoLingüísticaDoutora em Linguística[s.n.]Coudry, Maria Irma Hadler, 1949-Novaes-Pinto, Rosana do CarmoPadilha, Anna Maria LunardiAquino, Patrícia Aparecida deRighi Gomes, Maria Judith IsmaelUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMuller, Laura, 1984-20182018-08-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (260 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634890MULLER, Laura. Patologização e fracasso escolar: desnaturalizando respostas. 2018. 1 recurso online (260 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634890. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1062459Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-18T10:03:28Zoai::1062459Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-12-18T10:03:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Patologização e fracasso escolar : desnaturalizando respostas Pathologization and school failure : denaturalizing responses |
title |
Patologização e fracasso escolar : desnaturalizando respostas |
spellingShingle |
Patologização e fracasso escolar : desnaturalizando respostas Muller, Laura, 1984- Patologização da educação Fracasso escolar Neurolinguística discursiva Linguagem Aprendizagem Pathologization School failure Discursive neurolinguistics Language Learning |
title_short |
Patologização e fracasso escolar : desnaturalizando respostas |
title_full |
Patologização e fracasso escolar : desnaturalizando respostas |
title_fullStr |
Patologização e fracasso escolar : desnaturalizando respostas |
title_full_unstemmed |
Patologização e fracasso escolar : desnaturalizando respostas |
title_sort |
Patologização e fracasso escolar : desnaturalizando respostas |
author |
Muller, Laura, 1984- |
author_facet |
Muller, Laura, 1984- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coudry, Maria Irma Hadler, 1949- Novaes-Pinto, Rosana do Carmo Padilha, Anna Maria Lunardi Aquino, Patrícia Aparecida de Righi Gomes, Maria Judith Ismael Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Muller, Laura, 1984- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Patologização da educação Fracasso escolar Neurolinguística discursiva Linguagem Aprendizagem Pathologization School failure Discursive neurolinguistics Language Learning |
topic |
Patologização da educação Fracasso escolar Neurolinguística discursiva Linguagem Aprendizagem Pathologization School failure Discursive neurolinguistics Language Learning |
description |
Orientador: Maria Irma Hadler Coudry |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-08-29T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634890 MULLER, Laura. Patologização e fracasso escolar: desnaturalizando respostas. 2018. 1 recurso online (260 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634890. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634890 |
identifier_str_mv |
MULLER, Laura. Patologização e fracasso escolar: desnaturalizando respostas. 2018. 1 recurso online (260 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634890. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1062459 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (260 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1822253423122186240 |