Patologização e fracasso escolar : desnaturalizando respostas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muller, Laura, 1984-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634890
Resumo: Orientador: Maria Irma Hadler Coudry
id UNICAMP-30_8d6e05cd439b6575b12f432f94c82ca7
oai_identifier_str oai::1062459
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Patologização e fracasso escolar : desnaturalizando respostasPathologization and school failure : denaturalizing responsesPatologização da educaçãoFracasso escolarNeurolinguística discursivaLinguagemAprendizagemPathologizationSchool failureDiscursive neurolinguisticsLanguageLearningOrientador: Maria Irma Hadler CoudryTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta pesquisa investiga, através dos pressupostos teóricos e metodológicos desenvolvidos pela Neurolinguística Discursiva, as dificuldades escolares de crianças e jovens avaliadas equivocadamente como patológicas e justificadas por um diagnóstico que incide no processo de aquisição e uso da leitura e da escrita, tais como os de dislexia, distúrbio de aprendizagem, déficit do processamento auditivo, transtorno do déficit de atenção. Para isso, a pesquisa acompanhou, entre os anos de 2015 e 2017, a vida escolar de 3 crianças que, em situação de fracasso escolar, receberam um diagnóstico relativo à aprendizagem e frequentam, atualmente, o oitavo ano (12 ou 13 anos de idade) de uma escola regular do interior de São Paulo, em que atuo como professora de Língua Portuguesa. Ao mesmo tempo, a pesquisa acompanhou 2 crianças (da mesma sala) em situação de sucesso escolar para investigar, em contraste, os saberes e práticas que promovem vantagens em sua escolarização. Desse trabalho, são analisados os dados escolares (provas, materiais didáticos, cadernos, relatórios) e de leitura e escrita produzidos pelos sujeitos em acompanhamento longitudinal; os dados médicos que abordaram os problemas de aprendizagem enfrentados (laudos, relatórios) e, por fim, o que falam os pais, as crianças e os professores/gestores sobre os sujeitos e a suas histórias de escolarização. A primeira parte dessa discussão se concentra em caracterizar a história escolar de cada um dos sujeitos em situação de fracasso escolar e analisa os fatores determinantes para o diagnóstico, seus efeitos nocivos e o modo como essas dificuldades escolares, que motivaram o encaminhamento, perpetuam-se. Articulada a essa apresentação dos sujeitos, reflete-se sobre o desenvolvimento da atenção, da memória, dos conceitos científicos e a docilização dos corpos como noções importantes para compreender o diagnóstico e a situação de fracasso escolar vivenciada por esses sujeitos. No segundo momento da pesquisa, a discussão incide, principalmente, na dificuldade que a escola tem demonstrado no trabalho com as diferenças, especialmente em dois âmbitos: o da relação entre família e escola e o da relação entre escola e linguagem. Na primeira, a análise comparativa entre as famílias e os sujeitos em situação de sucesso e fracasso escolar, amparada em referencial teórico da sociologia da educação, mostrou que as famílias que apresentavam maior consonância com os modos de agir e os saberes da escola transmitiam vantagens na escolarização de seus filhos, ao contrário das famílias dos sujeitos em situação de fracasso escolar, o que é determinante para a produção das desigualdades educacionais. Por fim, na segunda parte, analisa-se os equívocos em relação à concepção de linguagem que sustenta as avaliações de dislexia e déficit do processamento auditivo, assim como o desconhecimento da escola em relação tanto ao processo de aquisição da leitura e escrita quanto às variedades linguísticas. Isso resulta na patologização de crianças normais e na pouca intervenção, ao menos eficaz, no processo de aquisição e uso da leitura e escrita desses sujeitos em situação de fracasso escolarAbstract: This research investigates, through the theoretical and methodological assumptions developed by the Discursive Neurolinguistics, the children and young people¿s school difficulties which were mistakenly evaluated as pathological and justified by a diagnosis that affects the acquisition and use of reading and writing skills, such as dyslexia, learning disorder, auditory processing deficit and attention deficit disorder. From 2015 to 2017, the research followed the school life of 3 children who, in a situation of school failure, received a diagnosis related to learning. These students, currently at the eighth grade level (12 or 13 years of age), attend a regular school in the interior of São Paulo where I work as a Portuguese Language teacher. The research also followed two children from the same classroom who were achieving academic success in order to investigate, in contrast, the knowledge and practices that promote advantages in their schooling. From this work we analyze: the school data (tests, didactic material, notebooks, reports); the data of reading and writing produced by the subjects in longitudinal follow-up; the medical data that addresses the learning problems the students face (reports) and, finally, what parents, children and teachers / managers say about the subjects and their history of schooling. The first part of this discussion focuses on characterizing the school history of each of the subjects in a situation of school failure and analyzes the determinants for the diagnosis, its harmful effects and the way in which these school difficulties which motivated the diagnosis are perpetuated. In this presentation of the subjects, we analyze the development of attention, memory, scientific concepts and the docilization of bodies as important notions for understanding the diagnosis and the situation of school failure experienced by these subjects. In the second part of the research, the discussion focuses mainly on the incompetence that the school has shown in working with differences, especially in two scopes: the relationship between the family and the school and the relationship between the school and the language. In the first scope, the comparative analysis between the families and the subjects in the situation of success and school failure, supported by the theoretical approach of the sociology of education, showed that the families that presented greater consonance with the ways of acting and the knowledge of the school transmitted advantages in the schooling of their children, unlike the families of the subjects in situation of school failure. Finally, we analyze the misconceptions regarding the language conception that supports auditory processing deficit and dyslexia, as well as the lack of knowledge of the school in relation both to the acquisition process of reading and writing and the linguistic varieties. This results in the pathologization of normal children and in little effective intervention of the school in the acquisition and the use of reading and writing skills of the subjects in situation of school failureDoutoradoLingüísticaDoutora em Linguística[s.n.]Coudry, Maria Irma Hadler, 1949-Novaes-Pinto, Rosana do CarmoPadilha, Anna Maria LunardiAquino, Patrícia Aparecida deRighi Gomes, Maria Judith IsmaelUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMuller, Laura, 1984-20182018-08-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (260 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634890MULLER, Laura. Patologização e fracasso escolar: desnaturalizando respostas. 2018. 1 recurso online (260 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634890. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1062459Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-18T10:03:28Zoai::1062459Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-12-18T10:03:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Patologização e fracasso escolar : desnaturalizando respostas
Pathologization and school failure : denaturalizing responses
title Patologização e fracasso escolar : desnaturalizando respostas
spellingShingle Patologização e fracasso escolar : desnaturalizando respostas
Muller, Laura, 1984-
Patologização da educação
Fracasso escolar
Neurolinguística discursiva
Linguagem
Aprendizagem
Pathologization
School failure
Discursive neurolinguistics
Language
Learning
title_short Patologização e fracasso escolar : desnaturalizando respostas
title_full Patologização e fracasso escolar : desnaturalizando respostas
title_fullStr Patologização e fracasso escolar : desnaturalizando respostas
title_full_unstemmed Patologização e fracasso escolar : desnaturalizando respostas
title_sort Patologização e fracasso escolar : desnaturalizando respostas
author Muller, Laura, 1984-
author_facet Muller, Laura, 1984-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coudry, Maria Irma Hadler, 1949-
Novaes-Pinto, Rosana do Carmo
Padilha, Anna Maria Lunardi
Aquino, Patrícia Aparecida de
Righi Gomes, Maria Judith Ismael
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Muller, Laura, 1984-
dc.subject.por.fl_str_mv Patologização da educação
Fracasso escolar
Neurolinguística discursiva
Linguagem
Aprendizagem
Pathologization
School failure
Discursive neurolinguistics
Language
Learning
topic Patologização da educação
Fracasso escolar
Neurolinguística discursiva
Linguagem
Aprendizagem
Pathologization
School failure
Discursive neurolinguistics
Language
Learning
description Orientador: Maria Irma Hadler Coudry
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-08-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634890
MULLER, Laura. Patologização e fracasso escolar: desnaturalizando respostas. 2018. 1 recurso online (260 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634890. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634890
identifier_str_mv MULLER, Laura. Patologização e fracasso escolar: desnaturalizando respostas. 2018. 1 recurso online (260 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634890. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1062459
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (260 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138531642179584