A importância da psicoterapia no tratamento da obesidade infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Joás Ferreira Dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54040
Resumo: O trabalho apresentado trata-se de uma revisão da literatura referente à importância da psicoterapia no tratamento da obesidade infantil, tendo como objetivo a compreensão do que é obesidade infantil, os determinantes contemporâneos e como a psicoterapia exerce influência no tratamento de crianças obesas. É um tema de grande relevância, uma vez que as taxas de crianças com obesidade crescem de forma alarmante por todo o mundo, e estudos indicam uma relação direta do desenvolvimento de transtornos psicológicos em quadros de crianças com obesidade. Foram pesquisados livros, dissertações e artigos científicos selecionados através de busca nas seguintes bases de dados: “Google Acadêmico", “Biblioteca Virtual” e “SciELO”. O período dos artigos pesquisados, foram os trabalhos publicados nos últimos 30 anos. Através das pesquisas realizadas, pode-se compreender que a obesidade infantil é classificada pela OMS como uma doença, que tem seu surgimento influenciado por diversos fatores, entre eles, fatores psicológicos, socioeconômicos e genéticos. No Brasil, estudos mostraram que uma a cada três crianças de 05 a 09 anos, estava acima do peso recomendado pela OMS, ligando um forte alerta referente ao tema. Acredita-se que os fatores determinantes que causam a obesidade infantil, estão associados a condições biológicas, comportamentais e ambientais. Esses fatores relacionam-se entre si, o que acaba gerando uma potencialização. A psicoterapia se torna relevante em todo o processo de tratamento da criança com obesidade, uma vez que transtornos psicológicos são diagnosticados tanto como fator causador da doença, bem como fator resultante. O tratamento psicoterápico tem um papel de fundamental importância no tratamento da obesidade infantil, podendo atuar em vários cenários referente a doença, como prevenção, tratamento da causa da obesidade, tratamento psicológico referente a transtornos desenvolvidos em função da doença, como depressão e ansiedade, e até mesmo na atenção à família da criança.
id Krot_1fa0578fd10d4b4fa2588fa670678fcc
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/54040
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling A importância da psicoterapia no tratamento da obesidade infantilObesidadeInfantilPsicoterapiaPsicólogoO trabalho apresentado trata-se de uma revisão da literatura referente à importância da psicoterapia no tratamento da obesidade infantil, tendo como objetivo a compreensão do que é obesidade infantil, os determinantes contemporâneos e como a psicoterapia exerce influência no tratamento de crianças obesas. É um tema de grande relevância, uma vez que as taxas de crianças com obesidade crescem de forma alarmante por todo o mundo, e estudos indicam uma relação direta do desenvolvimento de transtornos psicológicos em quadros de crianças com obesidade. Foram pesquisados livros, dissertações e artigos científicos selecionados através de busca nas seguintes bases de dados: “Google Acadêmico", “Biblioteca Virtual” e “SciELO”. O período dos artigos pesquisados, foram os trabalhos publicados nos últimos 30 anos. Através das pesquisas realizadas, pode-se compreender que a obesidade infantil é classificada pela OMS como uma doença, que tem seu surgimento influenciado por diversos fatores, entre eles, fatores psicológicos, socioeconômicos e genéticos. No Brasil, estudos mostraram que uma a cada três crianças de 05 a 09 anos, estava acima do peso recomendado pela OMS, ligando um forte alerta referente ao tema. Acredita-se que os fatores determinantes que causam a obesidade infantil, estão associados a condições biológicas, comportamentais e ambientais. Esses fatores relacionam-se entre si, o que acaba gerando uma potencialização. A psicoterapia se torna relevante em todo o processo de tratamento da criança com obesidade, uma vez que transtornos psicológicos são diagnosticados tanto como fator causador da doença, bem como fator resultante. O tratamento psicoterápico tem um papel de fundamental importância no tratamento da obesidade infantil, podendo atuar em vários cenários referente a doença, como prevenção, tratamento da causa da obesidade, tratamento psicológico referente a transtornos desenvolvidos em função da doença, como depressão e ansiedade, e até mesmo na atenção à família da criança.2023-05-17T13:00:38Z2023-05-17T13:00:38Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54040SANTOS, Joás Ferreira Dosporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-17T13:00:38Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/54040Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-05-17T13:00:38falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-05-17T13:00:38Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da psicoterapia no tratamento da obesidade infantil
title A importância da psicoterapia no tratamento da obesidade infantil
spellingShingle A importância da psicoterapia no tratamento da obesidade infantil
SANTOS, Joás Ferreira Dos
Obesidade
Infantil
Psicoterapia
Psicólogo
title_short A importância da psicoterapia no tratamento da obesidade infantil
title_full A importância da psicoterapia no tratamento da obesidade infantil
title_fullStr A importância da psicoterapia no tratamento da obesidade infantil
title_full_unstemmed A importância da psicoterapia no tratamento da obesidade infantil
title_sort A importância da psicoterapia no tratamento da obesidade infantil
author SANTOS, Joás Ferreira Dos
author_facet SANTOS, Joás Ferreira Dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Joás Ferreira Dos
dc.subject.por.fl_str_mv Obesidade
Infantil
Psicoterapia
Psicólogo
topic Obesidade
Infantil
Psicoterapia
Psicólogo
description O trabalho apresentado trata-se de uma revisão da literatura referente à importância da psicoterapia no tratamento da obesidade infantil, tendo como objetivo a compreensão do que é obesidade infantil, os determinantes contemporâneos e como a psicoterapia exerce influência no tratamento de crianças obesas. É um tema de grande relevância, uma vez que as taxas de crianças com obesidade crescem de forma alarmante por todo o mundo, e estudos indicam uma relação direta do desenvolvimento de transtornos psicológicos em quadros de crianças com obesidade. Foram pesquisados livros, dissertações e artigos científicos selecionados através de busca nas seguintes bases de dados: “Google Acadêmico", “Biblioteca Virtual” e “SciELO”. O período dos artigos pesquisados, foram os trabalhos publicados nos últimos 30 anos. Através das pesquisas realizadas, pode-se compreender que a obesidade infantil é classificada pela OMS como uma doença, que tem seu surgimento influenciado por diversos fatores, entre eles, fatores psicológicos, socioeconômicos e genéticos. No Brasil, estudos mostraram que uma a cada três crianças de 05 a 09 anos, estava acima do peso recomendado pela OMS, ligando um forte alerta referente ao tema. Acredita-se que os fatores determinantes que causam a obesidade infantil, estão associados a condições biológicas, comportamentais e ambientais. Esses fatores relacionam-se entre si, o que acaba gerando uma potencialização. A psicoterapia se torna relevante em todo o processo de tratamento da criança com obesidade, uma vez que transtornos psicológicos são diagnosticados tanto como fator causador da doença, bem como fator resultante. O tratamento psicoterápico tem um papel de fundamental importância no tratamento da obesidade infantil, podendo atuar em vários cenários referente a doença, como prevenção, tratamento da causa da obesidade, tratamento psicológico referente a transtornos desenvolvidos em função da doença, como depressão e ansiedade, e até mesmo na atenção à família da criança.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-05-17T13:00:38Z
2023-05-17T13:00:38Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54040
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673018741817344