A responsabilidade da educação para a transformação social: por uma pedagogia histórico-critica, um instrumento de emancipação popular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CHALEAUX, Danilo Vianna
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/38111
Resumo: Os caminhos que a educação desdobra e aguçam os mecanismos sociais, desprega presunções acerca das dinâmicas políticas e econômicas exigidas pela sociedade. A educação exerce uma importante responsabilidade sobre o cotidiano social que, juntamente à Pedagogia Histórico-crítica, dá suporte e aparelha o cidadão nas suas produções sociais, converte a teoria empírica em conhecimento e experiencia prática e moldável, gera agentes emancipados e transformadores. A partir de pesquisas bibliográficas provenientes de diversos autores, mas principalmente de Dermeval Saviani, considerado o pai da Pedagogia Histórico-crítica, de caráter qualitativo e descritivo, o objetivo desse trabalho tem compromisso em revelar a atribuição que a educação tem na moldura social, visto que é essencial para as dificuldades que o cidadão desfavorecido sofre. São indivíduos que vivem de forma não beneficiada pelas circunstâncias de uma escala ou classe social, por conta disso, necessitam de meios que ajudem a superar essa realidade. As transformações sociais são propósitos substanciais facilitadas pelas promoções funcionais da escola e, através do entendimento e da aplicação da Pedagogia Histórico-crítica, oportuniza o fluxo dos conhecimentos sistêmicos e progressivos e, somando-os ao processo de socialização, engendra na contribuição de formar um cidadão socialmente acessível, o desenhando como um ator principal no enredo social: um moderador entre o discernimento da própria realidade e de como reformá-la, sublinhando as necessidades do coletivo, de forma democrática e emancipada.
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