A inclusão das mulheres negras no mercado de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, Júlia Paola de Souza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42386
Resumo: O presente trabalho, aborda questões étnico-raciais e os marcadores sociais que interferem no constructo histórico da mulher negra. Questões como o patriarcado, racismo estrutural, machismo etc., permeiam a vida de mulheres negras que vivenciam preconceitos por mais que um estigma. A pesquisa foi feita de forma quantitativa, obtendo dados que comprovem a questão dos estigmas acerca da mulher negra e sua dificuldade em se inserir no mercado de trabalho. O objetivo deste, foi trazer a reflexão sobre as contingências que dificultam a vida da mulher negra, para que possivelmente haja interseccionalidade no ambiente organizacional. As pesquisas foram feitas através de livros, Google Acadêmico, Scielo, Ibge e Pepsico. Além disso, a proposta deste trabalho também é trazer o olhar de psicologia social para dentro da psicologia organizacional, visto que além das questões empresariais como recrutamento, qualificar o ambiente de trabalho para que os empregados tenham motivação para trabalhar, é importante verificar se há diversidade na empresa, se as mulheres negras qualificadas estão tendo as mesmas oportunidades que as brancas, se o racismo estrutural é quem rege a empresa. E não somente mulheres negras como todo o cidadão que sofre preconceito devido suas diferenças, precisam ter as mesmas oportunidades que todos.
id Krot_2497e73aed0e4d725da360ef6c5d6b38
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/42386
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling A inclusão das mulheres negras no mercado de trabalhoMulheres negrasMercado de trabalhoInterseccionalidadeRacismo estruturalO presente trabalho, aborda questões étnico-raciais e os marcadores sociais que interferem no constructo histórico da mulher negra. Questões como o patriarcado, racismo estrutural, machismo etc., permeiam a vida de mulheres negras que vivenciam preconceitos por mais que um estigma. A pesquisa foi feita de forma quantitativa, obtendo dados que comprovem a questão dos estigmas acerca da mulher negra e sua dificuldade em se inserir no mercado de trabalho. O objetivo deste, foi trazer a reflexão sobre as contingências que dificultam a vida da mulher negra, para que possivelmente haja interseccionalidade no ambiente organizacional. As pesquisas foram feitas através de livros, Google Acadêmico, Scielo, Ibge e Pepsico. Além disso, a proposta deste trabalho também é trazer o olhar de psicologia social para dentro da psicologia organizacional, visto que além das questões empresariais como recrutamento, qualificar o ambiente de trabalho para que os empregados tenham motivação para trabalhar, é importante verificar se há diversidade na empresa, se as mulheres negras qualificadas estão tendo as mesmas oportunidades que as brancas, se o racismo estrutural é quem rege a empresa. E não somente mulheres negras como todo o cidadão que sofre preconceito devido suas diferenças, precisam ter as mesmas oportunidades que todos.2022-06-08T19:11:53Z2022-06-08T19:11:53Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42386ANDRADE, Júlia Paola de Souzaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-08T19:11:53Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/42386Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-06-08T19:11:53falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-06-08T19:11:53Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão das mulheres negras no mercado de trabalho
title A inclusão das mulheres negras no mercado de trabalho
spellingShingle A inclusão das mulheres negras no mercado de trabalho
ANDRADE, Júlia Paola de Souza
Mulheres negras
Mercado de trabalho
Interseccionalidade
Racismo estrutural
title_short A inclusão das mulheres negras no mercado de trabalho
title_full A inclusão das mulheres negras no mercado de trabalho
title_fullStr A inclusão das mulheres negras no mercado de trabalho
title_full_unstemmed A inclusão das mulheres negras no mercado de trabalho
title_sort A inclusão das mulheres negras no mercado de trabalho
author ANDRADE, Júlia Paola de Souza
author_facet ANDRADE, Júlia Paola de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRADE, Júlia Paola de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Mulheres negras
Mercado de trabalho
Interseccionalidade
Racismo estrutural
topic Mulheres negras
Mercado de trabalho
Interseccionalidade
Racismo estrutural
description O presente trabalho, aborda questões étnico-raciais e os marcadores sociais que interferem no constructo histórico da mulher negra. Questões como o patriarcado, racismo estrutural, machismo etc., permeiam a vida de mulheres negras que vivenciam preconceitos por mais que um estigma. A pesquisa foi feita de forma quantitativa, obtendo dados que comprovem a questão dos estigmas acerca da mulher negra e sua dificuldade em se inserir no mercado de trabalho. O objetivo deste, foi trazer a reflexão sobre as contingências que dificultam a vida da mulher negra, para que possivelmente haja interseccionalidade no ambiente organizacional. As pesquisas foram feitas através de livros, Google Acadêmico, Scielo, Ibge e Pepsico. Além disso, a proposta deste trabalho também é trazer o olhar de psicologia social para dentro da psicologia organizacional, visto que além das questões empresariais como recrutamento, qualificar o ambiente de trabalho para que os empregados tenham motivação para trabalhar, é importante verificar se há diversidade na empresa, se as mulheres negras qualificadas estão tendo as mesmas oportunidades que as brancas, se o racismo estrutural é quem rege a empresa. E não somente mulheres negras como todo o cidadão que sofre preconceito devido suas diferenças, precisam ter as mesmas oportunidades que todos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-06-08T19:11:53Z
2022-06-08T19:11:53Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42386
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672980390150144