Endomarketing a importância desta ferramenta nas empresas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43033 |
Resumo: | O presente trabalho referiu-se sobre o tema de endomarketing nas empresas. A pesquisa trabalha com a problemática de como a satisfação dos colaboradores é essencial para o sucesso das organizações, e como a ferramenta de endomarketing proporciona benefícios para isto. O objetivo geral desse trabalho propôs demonstrar como o endomarketing, ou marketing interno, é fundamental para a motivação, integração e engajamento dos colaboradores com a organização, gerando valor agregado para ambos. A metodologia desta pesquisa caracteriza-se em revisão bibliográfica, os materiais utilizados para realizar esta pesquisa são livros de diversos autores que se referem ao marketing interno, o período dos artigos pesquisados está estimado em 20 anos, Analisa de Medeiros Brum (2010), Cristian Grönroos (2009), Saul Faingaus Bekin (2004), Alexandre Luzzi Las Casas (2002), foram alguns dos autores base desta pesquisa. Desta forma, o trabalho demonstrou o conceito, os valores agregados e os benefícios que esta ferramenta gera para colaboradores, gestores e empresa, assim como as dificuldades até sua implementação. |
id |
Krot_28e2351546bd3761086416c742857e8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/43033 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
GROTH, Débora Letícia da Silva2022-06-27T14:35:09Z2022-06-27T14:35:09Z2020https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43033O presente trabalho referiu-se sobre o tema de endomarketing nas empresas. A pesquisa trabalha com a problemática de como a satisfação dos colaboradores é essencial para o sucesso das organizações, e como a ferramenta de endomarketing proporciona benefícios para isto. O objetivo geral desse trabalho propôs demonstrar como o endomarketing, ou marketing interno, é fundamental para a motivação, integração e engajamento dos colaboradores com a organização, gerando valor agregado para ambos. A metodologia desta pesquisa caracteriza-se em revisão bibliográfica, os materiais utilizados para realizar esta pesquisa são livros de diversos autores que se referem ao marketing interno, o período dos artigos pesquisados está estimado em 20 anos, Analisa de Medeiros Brum (2010), Cristian Grönroos (2009), Saul Faingaus Bekin (2004), Alexandre Luzzi Las Casas (2002), foram alguns dos autores base desta pesquisa. Desta forma, o trabalho demonstrou o conceito, os valores agregados e os benefícios que esta ferramenta gera para colaboradores, gestores e empresa, assim como as dificuldades até sua implementação.EndomarketingMarketing internoCliente internoMotivação dos funcionáriosEndomarketing a importância desta ferramenta nas empresasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAdministraçãoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDEBORA+LETICIA+DA+SILVA+GROTH.pdfDEBORA+LETICIA+DA+SILVA+GROTH.pdfapplication/pdf236359https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/43033/1/DEBORA%2bLETICIA%2bDA%2bSILVA%2bGROTH.pdf29005fac5cb755fbcebd67434d06afbdMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/43033/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/430332022-06-27 11:35:09.459oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-06-27T14:35:09falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-06-27T14:35:09Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Endomarketing a importância desta ferramenta nas empresas |
title |
Endomarketing a importância desta ferramenta nas empresas |
spellingShingle |
Endomarketing a importância desta ferramenta nas empresas GROTH, Débora Letícia da Silva Endomarketing Marketing interno Cliente interno Motivação dos funcionários |
title_short |
Endomarketing a importância desta ferramenta nas empresas |
title_full |
Endomarketing a importância desta ferramenta nas empresas |
title_fullStr |
Endomarketing a importância desta ferramenta nas empresas |
title_full_unstemmed |
Endomarketing a importância desta ferramenta nas empresas |
title_sort |
Endomarketing a importância desta ferramenta nas empresas |
author |
GROTH, Débora Letícia da Silva |
author_facet |
GROTH, Débora Letícia da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GROTH, Débora Letícia da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Endomarketing Marketing interno Cliente interno Motivação dos funcionários |
topic |
Endomarketing Marketing interno Cliente interno Motivação dos funcionários |
description |
O presente trabalho referiu-se sobre o tema de endomarketing nas empresas. A pesquisa trabalha com a problemática de como a satisfação dos colaboradores é essencial para o sucesso das organizações, e como a ferramenta de endomarketing proporciona benefícios para isto. O objetivo geral desse trabalho propôs demonstrar como o endomarketing, ou marketing interno, é fundamental para a motivação, integração e engajamento dos colaboradores com a organização, gerando valor agregado para ambos. A metodologia desta pesquisa caracteriza-se em revisão bibliográfica, os materiais utilizados para realizar esta pesquisa são livros de diversos autores que se referem ao marketing interno, o período dos artigos pesquisados está estimado em 20 anos, Analisa de Medeiros Brum (2010), Cristian Grönroos (2009), Saul Faingaus Bekin (2004), Alexandre Luzzi Las Casas (2002), foram alguns dos autores base desta pesquisa. Desta forma, o trabalho demonstrou o conceito, os valores agregados e os benefícios que esta ferramenta gera para colaboradores, gestores e empresa, assim como as dificuldades até sua implementação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-27T14:35:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-06-27T14:35:09Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43033 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43033 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/43033/1/DEBORA%2bLETICIA%2bDA%2bSILVA%2bGROTH.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/43033/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
29005fac5cb755fbcebd67434d06afbd 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1819248641475346432 |