Endomarketing a importância desta ferramenta nas empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GROTH, Débora Letícia da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43033
Resumo: O presente trabalho referiu-se sobre o tema de endomarketing nas empresas. A pesquisa trabalha com a problemática de como a satisfação dos colaboradores é essencial para o sucesso das organizações, e como a ferramenta de endomarketing proporciona benefícios para isto. O objetivo geral desse trabalho propôs demonstrar como o endomarketing, ou marketing interno, é fundamental para a motivação, integração e engajamento dos colaboradores com a organização, gerando valor agregado para ambos. A metodologia desta pesquisa caracteriza-se em revisão bibliográfica, os materiais utilizados para realizar esta pesquisa são livros de diversos autores que se referem ao marketing interno, o período dos artigos pesquisados está estimado em 20 anos, Analisa de Medeiros Brum (2010), Cristian Grönroos (2009), Saul Faingaus Bekin (2004), Alexandre Luzzi Las Casas (2002), foram alguns dos autores base desta pesquisa. Desta forma, o trabalho demonstrou o conceito, os valores agregados e os benefícios que esta ferramenta gera para colaboradores, gestores e empresa, assim como as dificuldades até sua implementação.
id Krot_28e2351546bd3761086416c742857e8e
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/43033
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling GROTH, Débora Letícia da Silva2022-06-27T14:35:09Z2022-06-27T14:35:09Z2020https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43033O presente trabalho referiu-se sobre o tema de endomarketing nas empresas. A pesquisa trabalha com a problemática de como a satisfação dos colaboradores é essencial para o sucesso das organizações, e como a ferramenta de endomarketing proporciona benefícios para isto. O objetivo geral desse trabalho propôs demonstrar como o endomarketing, ou marketing interno, é fundamental para a motivação, integração e engajamento dos colaboradores com a organização, gerando valor agregado para ambos. A metodologia desta pesquisa caracteriza-se em revisão bibliográfica, os materiais utilizados para realizar esta pesquisa são livros de diversos autores que se referem ao marketing interno, o período dos artigos pesquisados está estimado em 20 anos, Analisa de Medeiros Brum (2010), Cristian Grönroos (2009), Saul Faingaus Bekin (2004), Alexandre Luzzi Las Casas (2002), foram alguns dos autores base desta pesquisa. Desta forma, o trabalho demonstrou o conceito, os valores agregados e os benefícios que esta ferramenta gera para colaboradores, gestores e empresa, assim como as dificuldades até sua implementação.EndomarketingMarketing internoCliente internoMotivação dos funcionáriosEndomarketing a importância desta ferramenta nas empresasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAdministraçãoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDEBORA+LETICIA+DA+SILVA+GROTH.pdfDEBORA+LETICIA+DA+SILVA+GROTH.pdfapplication/pdf236359https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/43033/1/DEBORA%2bLETICIA%2bDA%2bSILVA%2bGROTH.pdf29005fac5cb755fbcebd67434d06afbdMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/43033/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/430332022-06-27 11:35:09.459oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/43033Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-06-27T14:35:09falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-06-27T14:35:09Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Endomarketing a importância desta ferramenta nas empresas
title Endomarketing a importância desta ferramenta nas empresas
spellingShingle Endomarketing a importância desta ferramenta nas empresas
GROTH, Débora Letícia da Silva
Endomarketing
Marketing interno
Cliente interno
Motivação dos funcionários
title_short Endomarketing a importância desta ferramenta nas empresas
title_full Endomarketing a importância desta ferramenta nas empresas
title_fullStr Endomarketing a importância desta ferramenta nas empresas
title_full_unstemmed Endomarketing a importância desta ferramenta nas empresas
title_sort Endomarketing a importância desta ferramenta nas empresas
author GROTH, Débora Letícia da Silva
author_facet GROTH, Débora Letícia da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GROTH, Débora Letícia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Endomarketing
Marketing interno
Cliente interno
Motivação dos funcionários
topic Endomarketing
Marketing interno
Cliente interno
Motivação dos funcionários
description O presente trabalho referiu-se sobre o tema de endomarketing nas empresas. A pesquisa trabalha com a problemática de como a satisfação dos colaboradores é essencial para o sucesso das organizações, e como a ferramenta de endomarketing proporciona benefícios para isto. O objetivo geral desse trabalho propôs demonstrar como o endomarketing, ou marketing interno, é fundamental para a motivação, integração e engajamento dos colaboradores com a organização, gerando valor agregado para ambos. A metodologia desta pesquisa caracteriza-se em revisão bibliográfica, os materiais utilizados para realizar esta pesquisa são livros de diversos autores que se referem ao marketing interno, o período dos artigos pesquisados está estimado em 20 anos, Analisa de Medeiros Brum (2010), Cristian Grönroos (2009), Saul Faingaus Bekin (2004), Alexandre Luzzi Las Casas (2002), foram alguns dos autores base desta pesquisa. Desta forma, o trabalho demonstrou o conceito, os valores agregados e os benefícios que esta ferramenta gera para colaboradores, gestores e empresa, assim como as dificuldades até sua implementação.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-27T14:35:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-27T14:35:09Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43033
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/43033/1/DEBORA%2bLETICIA%2bDA%2bSILVA%2bGROTH.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/43033/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 29005fac5cb755fbcebd67434d06afbd
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1819248641475346432