VESTÍGIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS E O ENSINO DE MATEMÁTICA EM NOVA BRASILÂNDIA (1970-2000)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES DE SOUZA VENTURA, IVONETE
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/29989
Resumo: A pesquisa de Mestrado intitulada “Vestígios da formação de professores primários e o ensino de Matemática em Nova Brasilândia (1970-2000)”, vincula-se à Linha de Pesquisa Ensino de Matemática, Ciências Naturais e suas Tecnologias, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (em Ensino da Universidade de Cuiabá/UNIC, em Associação Ampla com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso/IFMT. Tem como objetivo, investigar o percurso histórico da formação de professores que ensinavam Matemática no curso primário no município de Nova Brasilândia no período de 1970 a 2000. O recorte temporal compreende o período de colonização do município que aponta vestígios das primeiras escolas que culminou na oferta dos três cursos de Magistério para a formação de professores primários. A abordagem metodológica ancora-se na perspectiva histórico-cultural e nos conceitos de apropriação (CHARTIER, 1990), operação historiográfica (DE CERTEAU, 1982) disciplinas escolares (CHERVEL, 1990), cultura escolar (JULIA, 2001); documento/monumento (LE GOFF, 2003), saberes profissionais (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2017), história da educação matemática (VALENTE, 2005). As fontes foram constituídas com documentos oficiais e escolares como os diários de classe, legislação, grade curricular, programas de ensino, livros didáticos e os fascículos dos guias de formação dos cursos de Magistério Proformação e Logos II destinados à formação de professores primários. Outro destaque são os depoimentos de professores que ministraram aulas no Magistério e marcaram a formação de professores primários no município. Os dados analisados evidenciam a riqueza de detalhes sobre o período delimitado possibilitando a reconstituição por meio de narrativas da história da formação dos professores do município, o que pressupõe compreender a dinâmica histórica do ensino e suas representações nos dias atuais. Os dados ainda apontam que as formações foram constituídas ao longo da carreira dos professores primários de Nova Brasilândia por meio de lutas, contrastes, falhas, tropeços, mas também de acertos, ressignificações e partilhas.
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A abordagem metodológica ancora-se na perspectiva histórico-cultural e nos conceitos de apropriação (CHARTIER, 1990), operação historiográfica (DE CERTEAU, 1982) disciplinas escolares (CHERVEL, 1990), cultura escolar (JULIA, 2001); documento/monumento (LE GOFF, 2003), saberes profissionais (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2017), história da educação matemática (VALENTE, 2005). As fontes foram constituídas com documentos oficiais e escolares como os diários de classe, legislação, grade curricular, programas de ensino, livros didáticos e os fascículos dos guias de formação dos cursos de Magistério Proformação e Logos II destinados à formação de professores primários. Outro destaque são os depoimentos de professores que ministraram aulas no Magistério e marcaram a formação de professores primários no município. 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