Vestígios da formação de professores em Mato Grosso: os programas de ensino primário de 1962

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Josélia de Souza Soares
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Almeida, Laura Isabel Marques Vasconcelos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208176
Resumo: Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9255
id UFSC_ecbd3c3e7fe5fb7cd5f618f0e2010eb1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/208176
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Vestígios da formação de professores em Mato Grosso: os programas de ensino primário de 1962Programas de ensinoFormação de ProfessoresEnsino PrimárioDisponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9255Este artigo refere-se à pesquisa de Mestrado em andamento e tem como objeto de estudo a formação docente e os Programas de ensino da escola primária de 1962. Tem como objetivo compreender o processo de formação de professores, as instruções dos Programas de ensino que orientavam o trabalho pedagógico e conhecer os saberes elementares necessários para o ensino de Matemática. A metodologia ancora-se na abordagem histórico cultural e tem como fontes de pesquisa os Programas de Ensino Primário do Estado de Mato Grosso de 1962 e depoimentos de protagonistas da época, contribuindo para a historiografia da Educação Matemática de outros tempos.Os dados revelamo currículo de Matemática e demais disciplinas que deveriam ser ensinadas nas escolas públicas primárias e as situações didáticas de ensino que deveriam ser planejadas e executadas pelo professor em sala de aula. Outro destaque são os depoimentos de professoras normalistas sobre os Cursos de Treinamentos, considerados essenciais para a formação de professores primários que lecionaram nas escolas públicas primárias mato-grossenses na década de 60.Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática2020-04-09T02:13:41Z2020-04-09T02:13:41Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFERREIRA, J. S. S. ; ALMEIDA, L. I. M. V. . Vestígios da formação de professores em Mato Grosso: os programas de ensino primário de 1962. REVISTA REAMEC, v. 7, p. 366-387, 2019.2318-6674https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208176Ferreira, Josélia de Souza SoaresAlmeida, Laura Isabel Marques Vasconcelos deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-09T02:13:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/208176Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-04-09T02:13:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Vestígios da formação de professores em Mato Grosso: os programas de ensino primário de 1962
title Vestígios da formação de professores em Mato Grosso: os programas de ensino primário de 1962
spellingShingle Vestígios da formação de professores em Mato Grosso: os programas de ensino primário de 1962
Ferreira, Josélia de Souza Soares
Programas de ensino
Formação de Professores
Ensino Primário
title_short Vestígios da formação de professores em Mato Grosso: os programas de ensino primário de 1962
title_full Vestígios da formação de professores em Mato Grosso: os programas de ensino primário de 1962
title_fullStr Vestígios da formação de professores em Mato Grosso: os programas de ensino primário de 1962
title_full_unstemmed Vestígios da formação de professores em Mato Grosso: os programas de ensino primário de 1962
title_sort Vestígios da formação de professores em Mato Grosso: os programas de ensino primário de 1962
author Ferreira, Josélia de Souza Soares
author_facet Ferreira, Josélia de Souza Soares
Almeida, Laura Isabel Marques Vasconcelos de
author_role author
author2 Almeida, Laura Isabel Marques Vasconcelos de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Josélia de Souza Soares
Almeida, Laura Isabel Marques Vasconcelos de
dc.subject.por.fl_str_mv Programas de ensino
Formação de Professores
Ensino Primário
topic Programas de ensino
Formação de Professores
Ensino Primário
description Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9255
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-04-09T02:13:41Z
2020-04-09T02:13:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, J. S. S. ; ALMEIDA, L. I. M. V. . Vestígios da formação de professores em Mato Grosso: os programas de ensino primário de 1962. REVISTA REAMEC, v. 7, p. 366-387, 2019.
2318-6674
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208176
identifier_str_mv FERREIRA, J. S. S. ; ALMEIDA, L. I. M. V. . Vestígios da formação de professores em Mato Grosso: os programas de ensino primário de 1962. REVISTA REAMEC, v. 7, p. 366-387, 2019.
2318-6674
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652177850236928