HIV/AIDS: a atenção farmacêutica na adesão ao tratamento antirretroviral do HIV/AIDS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Fátima Aline de Bem
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36348
Resumo: O desejo de ter saúde é uma constante na atualidade e a ciência trabalha incansavelmente para que isso ocorra. Um dos grandes desafios enfrentados na atualidade é a busca da cura do HIV/AIDS. Ainda não existindo cura para essa doença é possível controlar sua evolução, evitando doenças oportunistas e internações através do uso de medicações. O presente trabalho tem por objetivo geral conhecer a importância do uso correto dos medicamentos na Terapia Antirretroviral (TARV) através da atenção farmacêutica aos portadores de HIV/AIDS. Quanto a metodologia, trata-se de um estudo qualitativo, do tipo revisão narrativa de literatura, realizada por meio de artigos científicos, livros e protocolos clínicos. Em relação aos resultados encontrados sobre o tema ficou evidenciado que a falta de informação e compreensão sobre o uso da medicação, posologia, efeitos colaterais estão relacionados a falta de adesão e abandono do tratamento. Além disso, a falta de aceitação da doença, negação, depressão, ansiedade, falta de acolhimento por parte de alguns profissionais da equipe de saúde, falta de apoio familiar, preconceito social, medo, constrangimento e vergonha por parte do paciente contribuem para o comportamento de resistência e abandono do tratamento. Portanto, concluiu-se que a adesão ao tratamento permite ao paciente melhor qualidade de vida e o uso de antirretroviral reduz infecções por doenças oportunistas e controla a carga viral. A atuação do farmacêutico faz parte do ciclo de assistência farmacêutica que inclui a promoção, prevenção da saúde individual e coletiva, acolhimento, escuta atenta em relação ao paciente, bem como, o fornecimento de informações sobre o uso correto da medicação, seus efeitos colaterais e esclarecimento de dúvidas. Dessa forma, ação do farmacêutico poderá contribuir de forma decisiva para a adesão ao tratamento, além de incentivar o uso da medicação de forma adequada e eficaz.
id Krot_2bd05abffe4b26f879afe803af1aab78
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36348
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling HIV/AIDS: a atenção farmacêutica na adesão ao tratamento antirretroviral do HIV/AIDSHIVAIDSAdesãoAtenção farmacêuticaAntirretroviralO desejo de ter saúde é uma constante na atualidade e a ciência trabalha incansavelmente para que isso ocorra. Um dos grandes desafios enfrentados na atualidade é a busca da cura do HIV/AIDS. Ainda não existindo cura para essa doença é possível controlar sua evolução, evitando doenças oportunistas e internações através do uso de medicações. O presente trabalho tem por objetivo geral conhecer a importância do uso correto dos medicamentos na Terapia Antirretroviral (TARV) através da atenção farmacêutica aos portadores de HIV/AIDS. Quanto a metodologia, trata-se de um estudo qualitativo, do tipo revisão narrativa de literatura, realizada por meio de artigos científicos, livros e protocolos clínicos. Em relação aos resultados encontrados sobre o tema ficou evidenciado que a falta de informação e compreensão sobre o uso da medicação, posologia, efeitos colaterais estão relacionados a falta de adesão e abandono do tratamento. Além disso, a falta de aceitação da doença, negação, depressão, ansiedade, falta de acolhimento por parte de alguns profissionais da equipe de saúde, falta de apoio familiar, preconceito social, medo, constrangimento e vergonha por parte do paciente contribuem para o comportamento de resistência e abandono do tratamento. Portanto, concluiu-se que a adesão ao tratamento permite ao paciente melhor qualidade de vida e o uso de antirretroviral reduz infecções por doenças oportunistas e controla a carga viral. A atuação do farmacêutico faz parte do ciclo de assistência farmacêutica que inclui a promoção, prevenção da saúde individual e coletiva, acolhimento, escuta atenta em relação ao paciente, bem como, o fornecimento de informações sobre o uso correto da medicação, seus efeitos colaterais e esclarecimento de dúvidas. Dessa forma, ação do farmacêutico poderá contribuir de forma decisiva para a adesão ao tratamento, além de incentivar o uso da medicação de forma adequada e eficaz.2022-02-11T18:27:15Z2022-02-11T18:27:15Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36348COSTA, Fátima Aline de Bemporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-11T19:40:44Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36348Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-02-11T19:40:44falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-02-11T19:40:44Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv HIV/AIDS: a atenção farmacêutica na adesão ao tratamento antirretroviral do HIV/AIDS
title HIV/AIDS: a atenção farmacêutica na adesão ao tratamento antirretroviral do HIV/AIDS
spellingShingle HIV/AIDS: a atenção farmacêutica na adesão ao tratamento antirretroviral do HIV/AIDS
COSTA, Fátima Aline de Bem
HIV
AIDS
Adesão
Atenção farmacêutica
Antirretroviral
title_short HIV/AIDS: a atenção farmacêutica na adesão ao tratamento antirretroviral do HIV/AIDS
title_full HIV/AIDS: a atenção farmacêutica na adesão ao tratamento antirretroviral do HIV/AIDS
title_fullStr HIV/AIDS: a atenção farmacêutica na adesão ao tratamento antirretroviral do HIV/AIDS
title_full_unstemmed HIV/AIDS: a atenção farmacêutica na adesão ao tratamento antirretroviral do HIV/AIDS
title_sort HIV/AIDS: a atenção farmacêutica na adesão ao tratamento antirretroviral do HIV/AIDS
author COSTA, Fátima Aline de Bem
author_facet COSTA, Fátima Aline de Bem
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Fátima Aline de Bem
dc.subject.por.fl_str_mv HIV
AIDS
Adesão
Atenção farmacêutica
Antirretroviral
topic HIV
AIDS
Adesão
Atenção farmacêutica
Antirretroviral
description O desejo de ter saúde é uma constante na atualidade e a ciência trabalha incansavelmente para que isso ocorra. Um dos grandes desafios enfrentados na atualidade é a busca da cura do HIV/AIDS. Ainda não existindo cura para essa doença é possível controlar sua evolução, evitando doenças oportunistas e internações através do uso de medicações. O presente trabalho tem por objetivo geral conhecer a importância do uso correto dos medicamentos na Terapia Antirretroviral (TARV) através da atenção farmacêutica aos portadores de HIV/AIDS. Quanto a metodologia, trata-se de um estudo qualitativo, do tipo revisão narrativa de literatura, realizada por meio de artigos científicos, livros e protocolos clínicos. Em relação aos resultados encontrados sobre o tema ficou evidenciado que a falta de informação e compreensão sobre o uso da medicação, posologia, efeitos colaterais estão relacionados a falta de adesão e abandono do tratamento. Além disso, a falta de aceitação da doença, negação, depressão, ansiedade, falta de acolhimento por parte de alguns profissionais da equipe de saúde, falta de apoio familiar, preconceito social, medo, constrangimento e vergonha por parte do paciente contribuem para o comportamento de resistência e abandono do tratamento. Portanto, concluiu-se que a adesão ao tratamento permite ao paciente melhor qualidade de vida e o uso de antirretroviral reduz infecções por doenças oportunistas e controla a carga viral. A atuação do farmacêutico faz parte do ciclo de assistência farmacêutica que inclui a promoção, prevenção da saúde individual e coletiva, acolhimento, escuta atenta em relação ao paciente, bem como, o fornecimento de informações sobre o uso correto da medicação, seus efeitos colaterais e esclarecimento de dúvidas. Dessa forma, ação do farmacêutico poderá contribuir de forma decisiva para a adesão ao tratamento, além de incentivar o uso da medicação de forma adequada e eficaz.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-02-11T18:27:15Z
2022-02-11T18:27:15Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36348
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672985210454016