O processo de ensino do futsal na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61136 |
Resumo: | O objetivo geral deste trabalho foi levantar na literatura científica as formas metodológicas de se ensinar futsal na escola, contribuindo assim, para a formação do aluno, além do espaço escolar. Por meio da revisão de literatura, pode-se identificar produções cientificas acerca dos principais ensinamentos do futsal como conteúdos e fundamentos para ser aplicados na escola. Foram selecionados artigos indexados nas bases de dados Scientific Electronic Library On-Line - Scielo, Capes, utilizando os descritores: Futsal; Aprendizagem. Educação Física. Planejamento. A revisão compreendeu o período de 2015 a 2020. O estudo apresenta uma pequena síntese da história do Futsal, trazendo uma análise das obras que tratam do ensino do Futsal; descreve os fundamentos e os conteúdos do futsal na Educação Física escolar, abordando os benefícios que o esporte propicia ao aluno, bem como discute sobre o papel do papel do professor de Educação Física no processo de ensino e aprendizagem do futsal na escola. Constatou-se, que o ensino do futsal pode despertar nos alunos o interesse, a motivação e o entusiasmo pelo esporte e participação nas aulas. A Educação Física na forma de futsal traz benefícios nas relações interpessoais, proporciona saúde física e mental nos alunos, permite que eles aprendam regras, valores, cooperação, a compreender as diversas manifestações culturais, o trabalho em equipe, aceitar as diferenças, contribuído assim, para uma formação crítica e reflexiva. Essa abordagem busca trabalhar o aluno em sua integralidade, ou seja, nos aspectos físicos, motores, psicológicos e cognitivos. O professor de Educação Física no processo de ensino e aprendizagem do futsal, deve considerar o ambiente social da escola e de seus alunos no processo de formação educacional. |
id |
Krot_2d4d31240f1e6b8d61cb728df9ce16b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/61136 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo de ensino do futsal na escolaEducação física escolarFutsalEnsino aprendizagemBenefíciosO objetivo geral deste trabalho foi levantar na literatura científica as formas metodológicas de se ensinar futsal na escola, contribuindo assim, para a formação do aluno, além do espaço escolar. Por meio da revisão de literatura, pode-se identificar produções cientificas acerca dos principais ensinamentos do futsal como conteúdos e fundamentos para ser aplicados na escola. Foram selecionados artigos indexados nas bases de dados Scientific Electronic Library On-Line - Scielo, Capes, utilizando os descritores: Futsal; Aprendizagem. Educação Física. Planejamento. A revisão compreendeu o período de 2015 a 2020. O estudo apresenta uma pequena síntese da história do Futsal, trazendo uma análise das obras que tratam do ensino do Futsal; descreve os fundamentos e os conteúdos do futsal na Educação Física escolar, abordando os benefícios que o esporte propicia ao aluno, bem como discute sobre o papel do papel do professor de Educação Física no processo de ensino e aprendizagem do futsal na escola. Constatou-se, que o ensino do futsal pode despertar nos alunos o interesse, a motivação e o entusiasmo pelo esporte e participação nas aulas. A Educação Física na forma de futsal traz benefícios nas relações interpessoais, proporciona saúde física e mental nos alunos, permite que eles aprendam regras, valores, cooperação, a compreender as diversas manifestações culturais, o trabalho em equipe, aceitar as diferenças, contribuído assim, para uma formação crítica e reflexiva. Essa abordagem busca trabalhar o aluno em sua integralidade, ou seja, nos aspectos físicos, motores, psicológicos e cognitivos. O professor de Educação Física no processo de ensino e aprendizagem do futsal, deve considerar o ambiente social da escola e de seus alunos no processo de formação educacional.2023-08-17T11:41:25Z2023-08-17T11:41:25Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61136OLIVEIRA, Michael Dominique Gavilan deporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-17T11:41:25Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/61136Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-08-17T11:41:25falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-08-17T11:41:25Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de ensino do futsal na escola |
title |
O processo de ensino do futsal na escola |
spellingShingle |
O processo de ensino do futsal na escola OLIVEIRA, Michael Dominique Gavilan de Educação física escolar Futsal Ensino aprendizagem Benefícios |
title_short |
O processo de ensino do futsal na escola |
title_full |
O processo de ensino do futsal na escola |
title_fullStr |
O processo de ensino do futsal na escola |
title_full_unstemmed |
O processo de ensino do futsal na escola |
title_sort |
O processo de ensino do futsal na escola |
author |
OLIVEIRA, Michael Dominique Gavilan de |
author_facet |
OLIVEIRA, Michael Dominique Gavilan de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Michael Dominique Gavilan de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física escolar Futsal Ensino aprendizagem Benefícios |
topic |
Educação física escolar Futsal Ensino aprendizagem Benefícios |
description |
O objetivo geral deste trabalho foi levantar na literatura científica as formas metodológicas de se ensinar futsal na escola, contribuindo assim, para a formação do aluno, além do espaço escolar. Por meio da revisão de literatura, pode-se identificar produções cientificas acerca dos principais ensinamentos do futsal como conteúdos e fundamentos para ser aplicados na escola. Foram selecionados artigos indexados nas bases de dados Scientific Electronic Library On-Line - Scielo, Capes, utilizando os descritores: Futsal; Aprendizagem. Educação Física. Planejamento. A revisão compreendeu o período de 2015 a 2020. O estudo apresenta uma pequena síntese da história do Futsal, trazendo uma análise das obras que tratam do ensino do Futsal; descreve os fundamentos e os conteúdos do futsal na Educação Física escolar, abordando os benefícios que o esporte propicia ao aluno, bem como discute sobre o papel do papel do professor de Educação Física no processo de ensino e aprendizagem do futsal na escola. Constatou-se, que o ensino do futsal pode despertar nos alunos o interesse, a motivação e o entusiasmo pelo esporte e participação nas aulas. A Educação Física na forma de futsal traz benefícios nas relações interpessoais, proporciona saúde física e mental nos alunos, permite que eles aprendam regras, valores, cooperação, a compreender as diversas manifestações culturais, o trabalho em equipe, aceitar as diferenças, contribuído assim, para uma formação crítica e reflexiva. Essa abordagem busca trabalhar o aluno em sua integralidade, ou seja, nos aspectos físicos, motores, psicológicos e cognitivos. O professor de Educação Física no processo de ensino e aprendizagem do futsal, deve considerar o ambiente social da escola e de seus alunos no processo de formação educacional. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2023-08-17T11:41:25Z 2023-08-17T11:41:25Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61136 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61136 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672978268880896 |