O processo de ensino do futsal na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61136 |
Resumo: | O objetivo geral deste trabalho foi levantar na literatura científica as formas metodológicas de se ensinar futsal na escola, contribuindo assim, para a formação do aluno, além do espaço escolar. Por meio da revisão de literatura, pode-se identificar produções cientificas acerca dos principais ensinamentos do futsal como conteúdos e fundamentos para ser aplicados na escola. Foram selecionados artigos indexados nas bases de dados Scientific Electronic Library On-Line - Scielo, Capes, utilizando os descritores: Futsal; Aprendizagem. Educação Física. Planejamento. A revisão compreendeu o período de 2015 a 2020. O estudo apresenta uma pequena síntese da história do Futsal, trazendo uma análise das obras que tratam do ensino do Futsal; descreve os fundamentos e os conteúdos do futsal na Educação Física escolar, abordando os benefícios que o esporte propicia ao aluno, bem como discute sobre o papel do papel do professor de Educação Física no processo de ensino e aprendizagem do futsal na escola. Constatou-se, que o ensino do futsal pode despertar nos alunos o interesse, a motivação e o entusiasmo pelo esporte e participação nas aulas. A Educação Física na forma de futsal traz benefícios nas relações interpessoais, proporciona saúde física e mental nos alunos, permite que eles aprendam regras, valores, cooperação, a compreender as diversas manifestações culturais, o trabalho em equipe, aceitar as diferenças, contribuído assim, para uma formação crítica e reflexiva. Essa abordagem busca trabalhar o aluno em sua integralidade, ou seja, nos aspectos físicos, motores, psicológicos e cognitivos. O professor de Educação Física no processo de ensino e aprendizagem do futsal, deve considerar o ambiente social da escola e de seus alunos no processo de formação educacional. |
id |
Krot_2d4d31240f1e6b8d61cb728df9ce16b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/61136 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
OLIVEIRA, Michael Dominique Gavilan de2023-08-17T11:41:25Z2023-08-17T11:41:25Z2020https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61136O objetivo geral deste trabalho foi levantar na literatura científica as formas metodológicas de se ensinar futsal na escola, contribuindo assim, para a formação do aluno, além do espaço escolar. Por meio da revisão de literatura, pode-se identificar produções cientificas acerca dos principais ensinamentos do futsal como conteúdos e fundamentos para ser aplicados na escola. Foram selecionados artigos indexados nas bases de dados Scientific Electronic Library On-Line - Scielo, Capes, utilizando os descritores: Futsal; Aprendizagem. Educação Física. Planejamento. A revisão compreendeu o período de 2015 a 2020. O estudo apresenta uma pequena síntese da história do Futsal, trazendo uma análise das obras que tratam do ensino do Futsal; descreve os fundamentos e os conteúdos do futsal na Educação Física escolar, abordando os benefícios que o esporte propicia ao aluno, bem como discute sobre o papel do papel do professor de Educação Física no processo de ensino e aprendizagem do futsal na escola. Constatou-se, que o ensino do futsal pode despertar nos alunos o interesse, a motivação e o entusiasmo pelo esporte e participação nas aulas. A Educação Física na forma de futsal traz benefícios nas relações interpessoais, proporciona saúde física e mental nos alunos, permite que eles aprendam regras, valores, cooperação, a compreender as diversas manifestações culturais, o trabalho em equipe, aceitar as diferenças, contribuído assim, para uma formação crítica e reflexiva. Essa abordagem busca trabalhar o aluno em sua integralidade, ou seja, nos aspectos físicos, motores, psicológicos e cognitivos. O professor de Educação Física no processo de ensino e aprendizagem do futsal, deve considerar o ambiente social da escola e de seus alunos no processo de formação educacional.Educação física escolarFutsalEnsino aprendizagemBenefíciosO processo de ensino do futsal na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEducação Física - Licenciaturaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61136/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALMICHAEL+DOMINIQUE+GAVILAN+DE+OLIVERIA.pdfMICHAEL+DOMINIQUE+GAVILAN+DE+OLIVERIA.pdfapplication/pdf264911https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61136/1/MICHAEL%2bDOMINIQUE%2bGAVILAN%2bDE%2bOLIVERIA.pdf02b75c1ad2dd3496baa05c03d690b3f0MD51123456789/611362023-08-17 08:41:25.478oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/61136Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-08-17T11:41:25falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-08-17T11:41:25Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O processo de ensino do futsal na escola |
title |
O processo de ensino do futsal na escola |
spellingShingle |
O processo de ensino do futsal na escola OLIVEIRA, Michael Dominique Gavilan de Educação física escolar Futsal Ensino aprendizagem Benefícios |
title_short |
O processo de ensino do futsal na escola |
title_full |
O processo de ensino do futsal na escola |
title_fullStr |
O processo de ensino do futsal na escola |
title_full_unstemmed |
O processo de ensino do futsal na escola |
title_sort |
O processo de ensino do futsal na escola |
author |
OLIVEIRA, Michael Dominique Gavilan de |
author_facet |
OLIVEIRA, Michael Dominique Gavilan de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Michael Dominique Gavilan de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física escolar Futsal Ensino aprendizagem Benefícios |
topic |
Educação física escolar Futsal Ensino aprendizagem Benefícios |
description |
O objetivo geral deste trabalho foi levantar na literatura científica as formas metodológicas de se ensinar futsal na escola, contribuindo assim, para a formação do aluno, além do espaço escolar. Por meio da revisão de literatura, pode-se identificar produções cientificas acerca dos principais ensinamentos do futsal como conteúdos e fundamentos para ser aplicados na escola. Foram selecionados artigos indexados nas bases de dados Scientific Electronic Library On-Line - Scielo, Capes, utilizando os descritores: Futsal; Aprendizagem. Educação Física. Planejamento. A revisão compreendeu o período de 2015 a 2020. O estudo apresenta uma pequena síntese da história do Futsal, trazendo uma análise das obras que tratam do ensino do Futsal; descreve os fundamentos e os conteúdos do futsal na Educação Física escolar, abordando os benefícios que o esporte propicia ao aluno, bem como discute sobre o papel do papel do professor de Educação Física no processo de ensino e aprendizagem do futsal na escola. Constatou-se, que o ensino do futsal pode despertar nos alunos o interesse, a motivação e o entusiasmo pelo esporte e participação nas aulas. A Educação Física na forma de futsal traz benefícios nas relações interpessoais, proporciona saúde física e mental nos alunos, permite que eles aprendam regras, valores, cooperação, a compreender as diversas manifestações culturais, o trabalho em equipe, aceitar as diferenças, contribuído assim, para uma formação crítica e reflexiva. Essa abordagem busca trabalhar o aluno em sua integralidade, ou seja, nos aspectos físicos, motores, psicológicos e cognitivos. O professor de Educação Física no processo de ensino e aprendizagem do futsal, deve considerar o ambiente social da escola e de seus alunos no processo de formação educacional. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-17T11:41:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-08-17T11:41:25Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61136 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61136 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61136/2/license.txt https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61136/1/MICHAEL%2bDOMINIQUE%2bGAVILAN%2bDE%2bOLIVERIA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 02b75c1ad2dd3496baa05c03d690b3f0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460340477394944 |