O processo de ensino do futsal na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Michael Dominique Gavilan de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61136
Resumo: O objetivo geral deste trabalho foi levantar na literatura científica as formas metodológicas de se ensinar futsal na escola, contribuindo assim, para a formação do aluno, além do espaço escolar. Por meio da revisão de literatura, pode-se identificar produções cientificas acerca dos principais ensinamentos do futsal como conteúdos e fundamentos para ser aplicados na escola. Foram selecionados artigos indexados nas bases de dados Scientific Electronic Library On-Line - Scielo, Capes, utilizando os descritores: Futsal; Aprendizagem. Educação Física. Planejamento. A revisão compreendeu o período de 2015 a 2020. O estudo apresenta uma pequena síntese da história do Futsal, trazendo uma análise das obras que tratam do ensino do Futsal; descreve os fundamentos e os conteúdos do futsal na Educação Física escolar, abordando os benefícios que o esporte propicia ao aluno, bem como discute sobre o papel do papel do professor de Educação Física no processo de ensino e aprendizagem do futsal na escola. Constatou-se, que o ensino do futsal pode despertar nos alunos o interesse, a motivação e o entusiasmo pelo esporte e participação nas aulas. A Educação Física na forma de futsal traz benefícios nas relações interpessoais, proporciona saúde física e mental nos alunos, permite que eles aprendam regras, valores, cooperação, a compreender as diversas manifestações culturais, o trabalho em equipe, aceitar as diferenças, contribuído assim, para uma formação crítica e reflexiva. Essa abordagem busca trabalhar o aluno em sua integralidade, ou seja, nos aspectos físicos, motores, psicológicos e cognitivos. O professor de Educação Física no processo de ensino e aprendizagem do futsal, deve considerar o ambiente social da escola e de seus alunos no processo de formação educacional.
id Krot_2d4d31240f1e6b8d61cb728df9ce16b1
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/61136
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling OLIVEIRA, Michael Dominique Gavilan de2023-08-17T11:41:25Z2023-08-17T11:41:25Z2020https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61136O objetivo geral deste trabalho foi levantar na literatura científica as formas metodológicas de se ensinar futsal na escola, contribuindo assim, para a formação do aluno, além do espaço escolar. Por meio da revisão de literatura, pode-se identificar produções cientificas acerca dos principais ensinamentos do futsal como conteúdos e fundamentos para ser aplicados na escola. Foram selecionados artigos indexados nas bases de dados Scientific Electronic Library On-Line - Scielo, Capes, utilizando os descritores: Futsal; Aprendizagem. Educação Física. Planejamento. A revisão compreendeu o período de 2015 a 2020. O estudo apresenta uma pequena síntese da história do Futsal, trazendo uma análise das obras que tratam do ensino do Futsal; descreve os fundamentos e os conteúdos do futsal na Educação Física escolar, abordando os benefícios que o esporte propicia ao aluno, bem como discute sobre o papel do papel do professor de Educação Física no processo de ensino e aprendizagem do futsal na escola. Constatou-se, que o ensino do futsal pode despertar nos alunos o interesse, a motivação e o entusiasmo pelo esporte e participação nas aulas. A Educação Física na forma de futsal traz benefícios nas relações interpessoais, proporciona saúde física e mental nos alunos, permite que eles aprendam regras, valores, cooperação, a compreender as diversas manifestações culturais, o trabalho em equipe, aceitar as diferenças, contribuído assim, para uma formação crítica e reflexiva. Essa abordagem busca trabalhar o aluno em sua integralidade, ou seja, nos aspectos físicos, motores, psicológicos e cognitivos. O professor de Educação Física no processo de ensino e aprendizagem do futsal, deve considerar o ambiente social da escola e de seus alunos no processo de formação educacional.Educação física escolarFutsalEnsino aprendizagemBenefíciosO processo de ensino do futsal na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEducação Física - Licenciaturaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61136/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALMICHAEL+DOMINIQUE+GAVILAN+DE+OLIVERIA.pdfMICHAEL+DOMINIQUE+GAVILAN+DE+OLIVERIA.pdfapplication/pdf264911https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61136/1/MICHAEL%2bDOMINIQUE%2bGAVILAN%2bDE%2bOLIVERIA.pdf02b75c1ad2dd3496baa05c03d690b3f0MD51123456789/611362023-08-17 08:41:25.478oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/61136Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-08-17T11:41:25falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-08-17T11:41:25Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo de ensino do futsal na escola
title O processo de ensino do futsal na escola
spellingShingle O processo de ensino do futsal na escola
OLIVEIRA, Michael Dominique Gavilan de
Educação física escolar
Futsal
Ensino aprendizagem
Benefícios
title_short O processo de ensino do futsal na escola
title_full O processo de ensino do futsal na escola
title_fullStr O processo de ensino do futsal na escola
title_full_unstemmed O processo de ensino do futsal na escola
title_sort O processo de ensino do futsal na escola
author OLIVEIRA, Michael Dominique Gavilan de
author_facet OLIVEIRA, Michael Dominique Gavilan de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Michael Dominique Gavilan de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Futsal
Ensino aprendizagem
Benefícios
topic Educação física escolar
Futsal
Ensino aprendizagem
Benefícios
description O objetivo geral deste trabalho foi levantar na literatura científica as formas metodológicas de se ensinar futsal na escola, contribuindo assim, para a formação do aluno, além do espaço escolar. Por meio da revisão de literatura, pode-se identificar produções cientificas acerca dos principais ensinamentos do futsal como conteúdos e fundamentos para ser aplicados na escola. Foram selecionados artigos indexados nas bases de dados Scientific Electronic Library On-Line - Scielo, Capes, utilizando os descritores: Futsal; Aprendizagem. Educação Física. Planejamento. A revisão compreendeu o período de 2015 a 2020. O estudo apresenta uma pequena síntese da história do Futsal, trazendo uma análise das obras que tratam do ensino do Futsal; descreve os fundamentos e os conteúdos do futsal na Educação Física escolar, abordando os benefícios que o esporte propicia ao aluno, bem como discute sobre o papel do papel do professor de Educação Física no processo de ensino e aprendizagem do futsal na escola. Constatou-se, que o ensino do futsal pode despertar nos alunos o interesse, a motivação e o entusiasmo pelo esporte e participação nas aulas. A Educação Física na forma de futsal traz benefícios nas relações interpessoais, proporciona saúde física e mental nos alunos, permite que eles aprendam regras, valores, cooperação, a compreender as diversas manifestações culturais, o trabalho em equipe, aceitar as diferenças, contribuído assim, para uma formação crítica e reflexiva. Essa abordagem busca trabalhar o aluno em sua integralidade, ou seja, nos aspectos físicos, motores, psicológicos e cognitivos. O professor de Educação Física no processo de ensino e aprendizagem do futsal, deve considerar o ambiente social da escola e de seus alunos no processo de formação educacional.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-17T11:41:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-17T11:41:25Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61136
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61136/2/license.txt
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61136/1/MICHAEL%2bDOMINIQUE%2bGAVILAN%2bDE%2bOLIVERIA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
02b75c1ad2dd3496baa05c03d690b3f0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460340477394944