A reserva do possível como limite no poder decisório do juiz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Luiz Wagner Francisco da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62326
Resumo: Conforme as diversas demandas propostas atualmente, o mínimo que se espera é que tenham um julgamento justo. No entanto, a partir da constatação de que os direitos sociais têm um custo, sua concretização pressupõe a existência de recursos, dotados de exigibilidade. A presente monografia objetiva procura estabelecer parâmetros baseados no princípio da razoabilidade com o intuito de demarcar um diálogo entre a óbice da reserva do possível e a atuação do magistrado. Será demonstrado que para que a atividade jurisdicional seja capaz de alcançar a mais lídima justiça, é necessária a observância de alguns requisitos essenciais. Assim, com a análise do estudo em questão, será indicada a ideia de que o cumprimento dos direitos sociais materiais sujeita-se à reserva das finanças do Estado por tratarem de direitos fundamentais que se subordinam às prestações custeadas pelos cofres públicos. Logo, para a efetivação dos direitos fundamentais sociais do cidadão, o juiz deverá incorporar máxima cautela e responsabilidade. Neste contexto, analisaremos a reserva do possível e o mínimo existencial com o intuito de avaliar o quanto assumem condições de argumento válido no sistema constitucional brasileiro.
id Krot_2f7eec57892c50732ee7e8a98252bcc8
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/62326
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling A reserva do possível como limite no poder decisório do juizA reserva do possívelDireitos fundamentaisMínimo existencialConforme as diversas demandas propostas atualmente, o mínimo que se espera é que tenham um julgamento justo. No entanto, a partir da constatação de que os direitos sociais têm um custo, sua concretização pressupõe a existência de recursos, dotados de exigibilidade. A presente monografia objetiva procura estabelecer parâmetros baseados no princípio da razoabilidade com o intuito de demarcar um diálogo entre a óbice da reserva do possível e a atuação do magistrado. Será demonstrado que para que a atividade jurisdicional seja capaz de alcançar a mais lídima justiça, é necessária a observância de alguns requisitos essenciais. Assim, com a análise do estudo em questão, será indicada a ideia de que o cumprimento dos direitos sociais materiais sujeita-se à reserva das finanças do Estado por tratarem de direitos fundamentais que se subordinam às prestações custeadas pelos cofres públicos. Logo, para a efetivação dos direitos fundamentais sociais do cidadão, o juiz deverá incorporar máxima cautela e responsabilidade. Neste contexto, analisaremos a reserva do possível e o mínimo existencial com o intuito de avaliar o quanto assumem condições de argumento válido no sistema constitucional brasileiro.2023-08-31T17:20:10Z2023-08-31T17:20:10Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62326COSTA, Luiz Wagner Francisco daporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-31T17:20:10Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/62326Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-08-31T17:20:10falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-08-31T17:20:10Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv A reserva do possível como limite no poder decisório do juiz
title A reserva do possível como limite no poder decisório do juiz
spellingShingle A reserva do possível como limite no poder decisório do juiz
COSTA, Luiz Wagner Francisco da
A reserva do possível
Direitos fundamentais
Mínimo existencial
title_short A reserva do possível como limite no poder decisório do juiz
title_full A reserva do possível como limite no poder decisório do juiz
title_fullStr A reserva do possível como limite no poder decisório do juiz
title_full_unstemmed A reserva do possível como limite no poder decisório do juiz
title_sort A reserva do possível como limite no poder decisório do juiz
author COSTA, Luiz Wagner Francisco da
author_facet COSTA, Luiz Wagner Francisco da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Luiz Wagner Francisco da
dc.subject.por.fl_str_mv A reserva do possível
Direitos fundamentais
Mínimo existencial
topic A reserva do possível
Direitos fundamentais
Mínimo existencial
description Conforme as diversas demandas propostas atualmente, o mínimo que se espera é que tenham um julgamento justo. No entanto, a partir da constatação de que os direitos sociais têm um custo, sua concretização pressupõe a existência de recursos, dotados de exigibilidade. A presente monografia objetiva procura estabelecer parâmetros baseados no princípio da razoabilidade com o intuito de demarcar um diálogo entre a óbice da reserva do possível e a atuação do magistrado. Será demonstrado que para que a atividade jurisdicional seja capaz de alcançar a mais lídima justiça, é necessária a observância de alguns requisitos essenciais. Assim, com a análise do estudo em questão, será indicada a ideia de que o cumprimento dos direitos sociais materiais sujeita-se à reserva das finanças do Estado por tratarem de direitos fundamentais que se subordinam às prestações custeadas pelos cofres públicos. Logo, para a efetivação dos direitos fundamentais sociais do cidadão, o juiz deverá incorporar máxima cautela e responsabilidade. Neste contexto, analisaremos a reserva do possível e o mínimo existencial com o intuito de avaliar o quanto assumem condições de argumento válido no sistema constitucional brasileiro.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-08-31T17:20:10Z
2023-08-31T17:20:10Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62326
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672914209275904