Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida e os processos educativos no âmbito clube dos desbravadores: possibilidades educativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VOLZZI, Washington Luis Sraiva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/67643
Resumo: Esta dissertação analisa o programa de inserção de adolescentes em medida socioeducativa de liberdade assistida desenvolvido no âmbito do Clube dos Desbravadores, visando oferecer parâmetros para que tal prática seja motivadora para a proposição de outros programas e em outras instituições. O estudo apresenta os desafios enfrentados na constituição de parcerias, ainda que ancoradas nas diretrizes do sistema socioeducativa. A escolha desta temática é resultado da vivência do pesquisador como membro do Clube de Desbravadores e também pela participação e experiência adquirida ao longo de minha vivência em projetos sociais que atendem adolescentes em regiões do Brasil marcadas por inúmeras carências. O estudo justifica-se, não só pela própria contribuição que poderá dar para a ampliação da produção de conhecimento, mas, e principalmente, por mostrar o Clube de Desbravadores como um novo espaço para a ação socioeducativa, ideia que se configura como hipótese do trabalho. Assim, o estudo tem por objetivo é apresentar diretrizes para que adolescentes em cumprimento de liberdade assistida possam cumprir a medida socioeducativa no âmbito do Clube dos Desbravadores, participando das diferentes atividades voltadas à difusão de valores de solidariedade, cidadania, direitos. As considerações elaboradas a partir dos dados coletados em campo têm suporte nos estudos sobre as questões que dizem respeito ao adolescente e ao adolescente autor de ato infracional, com destaque para a teoria da rotulagem de Howard Becker, o debate sobre a institucionalização e estigma de Erving Goffman. O local escolhido foi um dos Clubes de Desbravadores na cidade de Porto Alegre, localizado no bairro Lomba do Pinheiro. Quanto aos procedimentos metodológicos este estudo está alicerçado nos pressupostos da pesquisa qualitativa e foi construído a partir da realização de um estudo de caso que contou com atividades de observação em campo e entrevistas semiestruturadas, além da análise de documentos. As visitas ao Clube de Desbravadores de Porto Alegre e as entrevistas ocorreram nos meses de junho de 2015 e dezembro de 2015. Os dados mostraram a potencialidade do programa para o cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida em diferentes aspectos.
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O estudo justifica-se, não só pela própria contribuição que poderá dar para a ampliação da produção de conhecimento, mas, e principalmente, por mostrar o Clube de Desbravadores como um novo espaço para a ação socioeducativa, ideia que se configura como hipótese do trabalho. Assim, o estudo tem por objetivo é apresentar diretrizes para que adolescentes em cumprimento de liberdade assistida possam cumprir a medida socioeducativa no âmbito do Clube dos Desbravadores, participando das diferentes atividades voltadas à difusão de valores de solidariedade, cidadania, direitos. As considerações elaboradas a partir dos dados coletados em campo têm suporte nos estudos sobre as questões que dizem respeito ao adolescente e ao adolescente autor de ato infracional, com destaque para a teoria da rotulagem de Howard Becker, o debate sobre a institucionalização e estigma de Erving Goffman. 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