O fenômeno bullying: os personagens e as consequências dessa tragédia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36238 |
Resumo: | Ao longo dos anos, muitas crianças e adolescentes sofreram humilhações de seus pares por causa da aparência ou por não se encaixarem no estereótipo de um determinado grupo. Sempre existiu quem fizesse gozações, brincadeiras de mau gosto, piadas que ridicularizam o indivíduo e até agressões físicas, porém essa prática foi vista por muitos como algo sem importância, uma brincadeira da idade, algo sem grandes consequências, porém hoje, essa prática tem nome e sobrenome e há muitos estudos acerca do tema, trata-se do Bullying. O bullying se caracteriza por agressões físicas ou verbais, repetitivas e que podem ser praticadas por uma ou mais pessoas a um alvo que se encontra em situação de desigual poder. Essa prática pode acarretar danos psicológicos graves e trazer diversas consequências tanto para vítimas quanto para agressores. Entre as consequências do bullying pode-se destacar os transtornos psicológicos como, por exemplo, transtorno de estresse pós-traumático, depressão, ansiedade, entre outros. Outra consequência do bullying é o baixo desempenho escolar que a vítima pode desenvolver. Além disso, podemos considerar casos mais graves, onde a vítima em busca de vingança comete atos de homicídio e/ou suicídio, onde podemos considerar os casos de tiroteio em escolas. Ainda há muita falta de sensibilidade entre pais e autoridades escolares em identificar o problema, sendo assim é de extrema importância a atuação do psicólogo em ambiente escolar. O papel do psicólogo inserido na instituição é criar um ambiente de escuta para acolher alunos, autoridades escolares e até mesmo os pais, promover ações de prevenção e contenção do bullying, como, por exemplo, oficinas e palestras para conscientização a respeito das consequências dessa prática. |
id |
Krot_35b7688c3852bcccd5c4d43a0f96d297 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36238 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
NETO, Jéssica Serafim2022-02-10T16:23:41Z2022-02-10T16:23:41Z2021https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36238Ao longo dos anos, muitas crianças e adolescentes sofreram humilhações de seus pares por causa da aparência ou por não se encaixarem no estereótipo de um determinado grupo. Sempre existiu quem fizesse gozações, brincadeiras de mau gosto, piadas que ridicularizam o indivíduo e até agressões físicas, porém essa prática foi vista por muitos como algo sem importância, uma brincadeira da idade, algo sem grandes consequências, porém hoje, essa prática tem nome e sobrenome e há muitos estudos acerca do tema, trata-se do Bullying. O bullying se caracteriza por agressões físicas ou verbais, repetitivas e que podem ser praticadas por uma ou mais pessoas a um alvo que se encontra em situação de desigual poder. Essa prática pode acarretar danos psicológicos graves e trazer diversas consequências tanto para vítimas quanto para agressores. Entre as consequências do bullying pode-se destacar os transtornos psicológicos como, por exemplo, transtorno de estresse pós-traumático, depressão, ansiedade, entre outros. Outra consequência do bullying é o baixo desempenho escolar que a vítima pode desenvolver. Além disso, podemos considerar casos mais graves, onde a vítima em busca de vingança comete atos de homicídio e/ou suicídio, onde podemos considerar os casos de tiroteio em escolas. Ainda há muita falta de sensibilidade entre pais e autoridades escolares em identificar o problema, sendo assim é de extrema importância a atuação do psicólogo em ambiente escolar. O papel do psicólogo inserido na instituição é criar um ambiente de escuta para acolher alunos, autoridades escolares e até mesmo os pais, promover ações de prevenção e contenção do bullying, como, por exemplo, oficinas e palestras para conscientização a respeito das consequências dessa prática.BullyingContençãoPrevençãoTiroteioO fenômeno bullying: os personagens e as consequências dessa tragédiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPsicologiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36238/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALJÉSSICA_SERAFIM_NETO.pdfJÉSSICA_SERAFIM_NETO.pdfapplication/pdf563045https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36238/1/J%c3%89SSICA_SERAFIM_NETO.pdf6b793d3a1e690ddcf16855da7d279c54MD51123456789/362382022-02-10 14:48:09.173oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36238Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-02-10T17:48:09falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-02-10T17:48:09Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O fenômeno bullying: os personagens e as consequências dessa tragédia |
title |
O fenômeno bullying: os personagens e as consequências dessa tragédia |
spellingShingle |
O fenômeno bullying: os personagens e as consequências dessa tragédia NETO, Jéssica Serafim Bullying Contenção Prevenção Tiroteio |
title_short |
O fenômeno bullying: os personagens e as consequências dessa tragédia |
title_full |
O fenômeno bullying: os personagens e as consequências dessa tragédia |
title_fullStr |
O fenômeno bullying: os personagens e as consequências dessa tragédia |
title_full_unstemmed |
O fenômeno bullying: os personagens e as consequências dessa tragédia |
title_sort |
O fenômeno bullying: os personagens e as consequências dessa tragédia |
author |
NETO, Jéssica Serafim |
author_facet |
NETO, Jéssica Serafim |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NETO, Jéssica Serafim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying Contenção Prevenção Tiroteio |
topic |
Bullying Contenção Prevenção Tiroteio |
description |
Ao longo dos anos, muitas crianças e adolescentes sofreram humilhações de seus pares por causa da aparência ou por não se encaixarem no estereótipo de um determinado grupo. Sempre existiu quem fizesse gozações, brincadeiras de mau gosto, piadas que ridicularizam o indivíduo e até agressões físicas, porém essa prática foi vista por muitos como algo sem importância, uma brincadeira da idade, algo sem grandes consequências, porém hoje, essa prática tem nome e sobrenome e há muitos estudos acerca do tema, trata-se do Bullying. O bullying se caracteriza por agressões físicas ou verbais, repetitivas e que podem ser praticadas por uma ou mais pessoas a um alvo que se encontra em situação de desigual poder. Essa prática pode acarretar danos psicológicos graves e trazer diversas consequências tanto para vítimas quanto para agressores. Entre as consequências do bullying pode-se destacar os transtornos psicológicos como, por exemplo, transtorno de estresse pós-traumático, depressão, ansiedade, entre outros. Outra consequência do bullying é o baixo desempenho escolar que a vítima pode desenvolver. Além disso, podemos considerar casos mais graves, onde a vítima em busca de vingança comete atos de homicídio e/ou suicídio, onde podemos considerar os casos de tiroteio em escolas. Ainda há muita falta de sensibilidade entre pais e autoridades escolares em identificar o problema, sendo assim é de extrema importância a atuação do psicólogo em ambiente escolar. O papel do psicólogo inserido na instituição é criar um ambiente de escuta para acolher alunos, autoridades escolares e até mesmo os pais, promover ações de prevenção e contenção do bullying, como, por exemplo, oficinas e palestras para conscientização a respeito das consequências dessa prática. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-10T16:23:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-10T16:23:41Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36238 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36238 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36238/2/license.txt https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36238/1/J%c3%89SSICA_SERAFIM_NETO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 6b793d3a1e690ddcf16855da7d279c54 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460342159310848 |