Intervenções Terapêuticas para Crianças com Transtorno do Espectro Autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIERA, Aline Alves
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: YURGEL, Cynthia Luz, LEMOS, Duilia Sedres Carvalho, FERREIRA, Juliana da Rosa
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54079
Resumo: O presente estudo buscou apresentar, como as intervenções terapêuticas contribuem para melhoria do desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista, buscando assim compreender se as intervenções terapêuticas são efetivas em crianças com TEA. Para esse fim, foi realizada uma revisão bibliográfica desenvolvida através de consulta em livros, artigos, dissertações, com a utilização da internet como forma auxiliar. Nesta pesquisa bibliográfica, foi utilizado artigos científicos publicados até no máximo 10 anos atrás, ou seja, apenas trabalhos publicados desde 01 de janeiro de 2012. Os resultados dos estudos sobre "brincar" e "musicoterapia" mostram que tais técnicas respondem às necessidades terapêuticas de crianças com TEA, a partir de suas principais necessidades comportamentais, mais precisamente expostas por critérios diagnósticos, e se configuram como chaves de intervenção dentro da organização dos investimentos feitos com essas crianças. Através da contribuição dos autores podemos sustentar que além do prazer que o âmbito lúdico proporciona às crianças poder utilizar jogos, brincadeiras, instrumentos e brinquedos nas intervenções com crianças com TEA, bem como em seu meio familiar e social, busca assim ampliar experiências, que propõe a garantir um atendimento humanizado, em um processo leve.
id Krot_3706b50e81320fb93d12a08c2bbfa025
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/54079
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Intervenções Terapêuticas para Crianças com Transtorno do Espectro AutistaAutismoIntervenção terapêuticaBrincarO presente estudo buscou apresentar, como as intervenções terapêuticas contribuem para melhoria do desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista, buscando assim compreender se as intervenções terapêuticas são efetivas em crianças com TEA. Para esse fim, foi realizada uma revisão bibliográfica desenvolvida através de consulta em livros, artigos, dissertações, com a utilização da internet como forma auxiliar. Nesta pesquisa bibliográfica, foi utilizado artigos científicos publicados até no máximo 10 anos atrás, ou seja, apenas trabalhos publicados desde 01 de janeiro de 2012. Os resultados dos estudos sobre "brincar" e "musicoterapia" mostram que tais técnicas respondem às necessidades terapêuticas de crianças com TEA, a partir de suas principais necessidades comportamentais, mais precisamente expostas por critérios diagnósticos, e se configuram como chaves de intervenção dentro da organização dos investimentos feitos com essas crianças. Através da contribuição dos autores podemos sustentar que além do prazer que o âmbito lúdico proporciona às crianças poder utilizar jogos, brincadeiras, instrumentos e brinquedos nas intervenções com crianças com TEA, bem como em seu meio familiar e social, busca assim ampliar experiências, que propõe a garantir um atendimento humanizado, em um processo leve.2023-05-17T16:30:35Z2023-05-17T16:30:35Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54079VIERA, Aline AlvesYURGEL, Cynthia LuzLEMOS, Duilia Sedres CarvalhoFERREIRA, Juliana da Rosaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-17T16:31:22Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/54079Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-05-17T16:31:22falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-05-17T16:31:22Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenções Terapêuticas para Crianças com Transtorno do Espectro Autista
title Intervenções Terapêuticas para Crianças com Transtorno do Espectro Autista
spellingShingle Intervenções Terapêuticas para Crianças com Transtorno do Espectro Autista
VIERA, Aline Alves
Autismo
Intervenção terapêutica
Brincar
title_short Intervenções Terapêuticas para Crianças com Transtorno do Espectro Autista
title_full Intervenções Terapêuticas para Crianças com Transtorno do Espectro Autista
title_fullStr Intervenções Terapêuticas para Crianças com Transtorno do Espectro Autista
title_full_unstemmed Intervenções Terapêuticas para Crianças com Transtorno do Espectro Autista
title_sort Intervenções Terapêuticas para Crianças com Transtorno do Espectro Autista
author VIERA, Aline Alves
author_facet VIERA, Aline Alves
YURGEL, Cynthia Luz
LEMOS, Duilia Sedres Carvalho
FERREIRA, Juliana da Rosa
author_role author
author2 YURGEL, Cynthia Luz
LEMOS, Duilia Sedres Carvalho
FERREIRA, Juliana da Rosa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv VIERA, Aline Alves
YURGEL, Cynthia Luz
LEMOS, Duilia Sedres Carvalho
FERREIRA, Juliana da Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Intervenção terapêutica
Brincar
topic Autismo
Intervenção terapêutica
Brincar
description O presente estudo buscou apresentar, como as intervenções terapêuticas contribuem para melhoria do desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista, buscando assim compreender se as intervenções terapêuticas são efetivas em crianças com TEA. Para esse fim, foi realizada uma revisão bibliográfica desenvolvida através de consulta em livros, artigos, dissertações, com a utilização da internet como forma auxiliar. Nesta pesquisa bibliográfica, foi utilizado artigos científicos publicados até no máximo 10 anos atrás, ou seja, apenas trabalhos publicados desde 01 de janeiro de 2012. Os resultados dos estudos sobre "brincar" e "musicoterapia" mostram que tais técnicas respondem às necessidades terapêuticas de crianças com TEA, a partir de suas principais necessidades comportamentais, mais precisamente expostas por critérios diagnósticos, e se configuram como chaves de intervenção dentro da organização dos investimentos feitos com essas crianças. Através da contribuição dos autores podemos sustentar que além do prazer que o âmbito lúdico proporciona às crianças poder utilizar jogos, brincadeiras, instrumentos e brinquedos nas intervenções com crianças com TEA, bem como em seu meio familiar e social, busca assim ampliar experiências, que propõe a garantir um atendimento humanizado, em um processo leve.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-05-17T16:30:35Z
2023-05-17T16:30:35Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54079
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672905866805248