A música como uma ferramenta complementar no tratamento da depressão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Tatianna Giovanna Gonçalves de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/46636
Resumo: A prevalência da depressão na população mundial é alarmante, tornando-se um dos maiores desafios da atualidade, faz-se cada vez mais importante a busca por ferramentas que possam tornar o tratamento da doença mais efetivo e atrativo ao paciente. O presente artigo investiga os efeitos decorrentes do uso de recursos musicais aliados as psicoterapias como uma forma de promover uma maior participação e engajamento do paciente ao tratamento. Trata-se de uma revisão bibliográfica qualitativa e descritiva da literatura acerca do tema publicada a partir do ano 2000. A música pode provocar alterações na atividade cerebral, afetando diretamente os sentimentos e emoções tornando-se muitas vezes como uma forma de expressão do indivíduo, o seu uso pode facilitar a concentração, relaxamento e a criatividade do paciente. Dentre os principais achados destaca-se a utilização da música como um meio de entrega do paciente, que pode ser facilmente adotado por profissionais por ser uma ferramenta de baixo custo e acessível, porém a escassa produção de estudos relativos à temática dificulta o entendimento dos efeitos da música diretamente sobre o transtorno depressivo.
id Krot_3e91f4f3417f9e1efbae2468480b245e
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/46636
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling A música como uma ferramenta complementar no tratamento da depressãoMúsica em terapiaDepressãoMusicoterapiaTerapia cognitiva-comportamental.A prevalência da depressão na população mundial é alarmante, tornando-se um dos maiores desafios da atualidade, faz-se cada vez mais importante a busca por ferramentas que possam tornar o tratamento da doença mais efetivo e atrativo ao paciente. O presente artigo investiga os efeitos decorrentes do uso de recursos musicais aliados as psicoterapias como uma forma de promover uma maior participação e engajamento do paciente ao tratamento. Trata-se de uma revisão bibliográfica qualitativa e descritiva da literatura acerca do tema publicada a partir do ano 2000. A música pode provocar alterações na atividade cerebral, afetando diretamente os sentimentos e emoções tornando-se muitas vezes como uma forma de expressão do indivíduo, o seu uso pode facilitar a concentração, relaxamento e a criatividade do paciente. Dentre os principais achados destaca-se a utilização da música como um meio de entrega do paciente, que pode ser facilmente adotado por profissionais por ser uma ferramenta de baixo custo e acessível, porém a escassa produção de estudos relativos à temática dificulta o entendimento dos efeitos da música diretamente sobre o transtorno depressivo.2022-09-05T19:03:38Z2022-09-05T19:03:38Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/46636SOUZA, Tatianna Giovanna Gonçalves deporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-05T19:03:38Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/46636Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-09-05T19:03:38falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-09-05T19:03:38Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv A música como uma ferramenta complementar no tratamento da depressão
title A música como uma ferramenta complementar no tratamento da depressão
spellingShingle A música como uma ferramenta complementar no tratamento da depressão
SOUZA, Tatianna Giovanna Gonçalves de
Música em terapia
Depressão
Musicoterapia
Terapia cognitiva-comportamental.
title_short A música como uma ferramenta complementar no tratamento da depressão
title_full A música como uma ferramenta complementar no tratamento da depressão
title_fullStr A música como uma ferramenta complementar no tratamento da depressão
title_full_unstemmed A música como uma ferramenta complementar no tratamento da depressão
title_sort A música como uma ferramenta complementar no tratamento da depressão
author SOUZA, Tatianna Giovanna Gonçalves de
author_facet SOUZA, Tatianna Giovanna Gonçalves de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Tatianna Giovanna Gonçalves de
dc.subject.por.fl_str_mv Música em terapia
Depressão
Musicoterapia
Terapia cognitiva-comportamental.
topic Música em terapia
Depressão
Musicoterapia
Terapia cognitiva-comportamental.
description A prevalência da depressão na população mundial é alarmante, tornando-se um dos maiores desafios da atualidade, faz-se cada vez mais importante a busca por ferramentas que possam tornar o tratamento da doença mais efetivo e atrativo ao paciente. O presente artigo investiga os efeitos decorrentes do uso de recursos musicais aliados as psicoterapias como uma forma de promover uma maior participação e engajamento do paciente ao tratamento. Trata-se de uma revisão bibliográfica qualitativa e descritiva da literatura acerca do tema publicada a partir do ano 2000. A música pode provocar alterações na atividade cerebral, afetando diretamente os sentimentos e emoções tornando-se muitas vezes como uma forma de expressão do indivíduo, o seu uso pode facilitar a concentração, relaxamento e a criatividade do paciente. Dentre os principais achados destaca-se a utilização da música como um meio de entrega do paciente, que pode ser facilmente adotado por profissionais por ser uma ferramenta de baixo custo e acessível, porém a escassa produção de estudos relativos à temática dificulta o entendimento dos efeitos da música diretamente sobre o transtorno depressivo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-05T19:03:38Z
2022-09-05T19:03:38Z
2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/46636
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/46636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673013744304128