A intervenção terapêutica precoce na criança com autismo: método ABA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TESSI, Luana
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41006
Resumo: O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento humano que pode acontecer durante os primeiros anos de vida e evidencia prejuízos na comunicação social, habilidades de interação e imaginação.Dessa maneira, o diagnóstico é basicamente clínico, estruturado mediante observações comportamentais e de entrevistas com os pais ou responsáveis do paciente. Para a realização desta pesquisa, iniciamos a revisão bibliográfica a partir do tema disponibilizado sobre o método ABA na análise de comportamento aplicada em crianças autistas.Assim, esta pesquisa tem como a necessidade de prestar fundamentos com base na literatura, sob o método de terapia ABA, sendo auxiliar como conteúdo bibliográfico para os profissionais de saúde com foco na enfermagem. Com isso, terapias que estimulam o comportamento a fim de melhorar os sintomas do TEA, melhoram significativamente a comunicação afetiva, as habilidades sociais, a cognição e a percepção das emoções faciais em crianças e adolescentes. Com esse trabalho, foi possível verificar que autistas desenvolvem maior funcionamento cognitivo e melhoram as características do TEA de forma rápida e, portanto, as metodologias de auxílio do comportamento precisarão ser ajustadas com mais frequência ao longo do tratamento.
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