Autismo - Intervenção terapêutica na 1ª infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/5687 |
Resumo: | A autora faz uma elaboração acerca da abordagem terapêutica de crianças na faixa etária da 1. infância com o diagnóstico de autismo, colocando particular ênfase nos seguintes pontos: 1) Importância do diagnóstico e início precoce do tratamento; 2) Reconhecimento da existência de défices regulatórios no processamento sensorial, os quais estariam na base das dificuldades de comunicação, em alguns casos; 3) Importância de promover modalidades terapêuticas que tenham em conta a globalidade do funcionamento psíquico da criança, o impacto da perturbação na relação pais-criança e o reestabelecimento do funcionamento interactivo. São apresentados aspectos da experiência clínica com crianças do espectro autista, mediante a exposição do caso clínico de uma criança com o diagnóstico de autismo, em seguimento terapêutico pela autora. |
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Autismo - Intervenção terapêutica na 1ª infânciaAutismoInteracçãoPrimeira infânciaIntervenção terapêuticaAutismInteractionInfancyTreatmentA autora faz uma elaboração acerca da abordagem terapêutica de crianças na faixa etária da 1. infância com o diagnóstico de autismo, colocando particular ênfase nos seguintes pontos: 1) Importância do diagnóstico e início precoce do tratamento; 2) Reconhecimento da existência de défices regulatórios no processamento sensorial, os quais estariam na base das dificuldades de comunicação, em alguns casos; 3) Importância de promover modalidades terapêuticas que tenham em conta a globalidade do funcionamento psíquico da criança, o impacto da perturbação na relação pais-criança e o reestabelecimento do funcionamento interactivo. São apresentados aspectos da experiência clínica com crianças do espectro autista, mediante a exposição do caso clínico de uma criança com o diagnóstico de autismo, em seguimento terapêutico pela autora.The author presents an overview of the therapeutic intervention with infants strffering from autism, emphasizing the following issues: 1) Importance of early diagnosis and treatment; 2) Existance of regulatory deficits in sensorial processing, which are in some cases the basis for communication diffculties; 3) Therapeutic modalities should take into consideration child’s psychological functioning as a whole and also the impact of child’s dysfunction on parent-child relationship and the re-establishment of interactive functioning. Clinical experience with these children is presented through a case report.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAMarques, Cristina2017-07-17T17:43:28Z1998-01-01T00:00:00Z1998-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/5687porAnálise Psicológica, 1(16), 139-144.0870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:41:24Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5687Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:23:32.068549Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A autora faz uma elaboração acerca da abordagem terapêutica de crianças na faixa etária da 1. infância com o diagnóstico de autismo, colocando particular ênfase nos seguintes pontos: 1) Importância do diagnóstico e início precoce do tratamento; 2) Reconhecimento da existência de défices regulatórios no processamento sensorial, os quais estariam na base das dificuldades de comunicação, em alguns casos; 3) Importância de promover modalidades terapêuticas que tenham em conta a globalidade do funcionamento psíquico da criança, o impacto da perturbação na relação pais-criança e o reestabelecimento do funcionamento interactivo. São apresentados aspectos da experiência clínica com crianças do espectro autista, mediante a exposição do caso clínico de uma criança com o diagnóstico de autismo, em seguimento terapêutico pela autora. |
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