O Grupo de Escuta: uma ferramenta Importante no acolhimento dos indivíduos que aguardam por atendimento psicológico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45372 |
Resumo: | O estudo foi realizado, a partir de experiências proporcionadas pelo Estágio Básico I e II, por alunos do 4° Período do curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras de Guarapari. Mediante encontros realizados no Centro Municipal de Saúde, percebeu-se a necessidade de discutir sobre a importância de se dar espaço para que as pessoas que sofrem de transtornos emocionais, possam expor através da fala as suas experiências e sentimentos. Logo, diante desta demanda optou-se pela criação de um grupo de escuta para que as pessoas que estão inseridas na fila de espera, possam ter a oportunidade de dialogar sobre suas realidades pessoais. O objetivo foi proporcionar um ambiente de escuta para os pacientes inscritos na fila de espera para atendimento psicológico, com o intuito de acolher os sentimentos diante do sofrimento apresentado. Esse trabalho é de natureza qualitativa, de cunho descritivo. Quanto aos procedimentos da pesquisa, adota-se como instrumento de coleta de dados o diário de campo. Os dados registrados foram analisados e descritos na pesquisa. O lócus de estudo foi o Centro Municipal de Saúde, os sujeitos da pesquisa são indivíduos que estão na fila de espera, aguardando o atendimento psicológico. Esse público é marcado por mulheres, não há presença masculina. A proposta é atender em torno de 5 a 10 pessoas por encontro, sendo realizados dois encontros de 50 minutos com cada grupo, os quais serão supervisionados por uma Psicóloga. Será proporcionado um espaço para que esses indivíduos possam expor através da fala suas realidades pessoais, com o intuito possibilitar um escoamento dos sentimentos e emoções suprimidas dos mesmos. É pertinente salientar que teoricamente o trabalho está ancorado na abordagem psicanalítica de Freud e na Logoterapia de Frankl. Diante do exposto com as teorias discutidas no contexto do projeto, entende-se a importância, de reunir os autores abordados, tais como Sigmund Freud e Viktor Frankl, para a melhor compreensão do processo de acolhimento do sofrimento desses usuários nas redes de saúde. Um trabalho como esse, de acolhimento dos usuários que se encontram na fila de espera, mostra-se de grande importância e pode ser usado para auxiliar no protocolo de atendimento psicológico das unidades de saúde. No entanto, em virtude do agravamento da pandemia de COVID-19 não foi permitido o retorno dos alunos ao campo de estágio (devido à publicação do Decreto Nº 4838-R, de 17 de março de 2021), o que acabou por impossibilitar a aplicação prática da proposta no campo de estágio. |
id |
Krot_41c8004a2cb3f7512d1d11378ae3703a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45372 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
ARAÚJO, Geovane Guedes de SantanaSANTOS, Pâmella Vitória Moreno dos2022-08-05T19:07:54Z2022-08-05T19:07:54Z2022https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45372O estudo foi realizado, a partir de experiências proporcionadas pelo Estágio Básico I e II, por alunos do 4° Período do curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras de Guarapari. Mediante encontros realizados no Centro Municipal de Saúde, percebeu-se a necessidade de discutir sobre a importância de se dar espaço para que as pessoas que sofrem de transtornos emocionais, possam expor através da fala as suas experiências e sentimentos. Logo, diante desta demanda optou-se pela criação de um grupo de escuta para que as pessoas que estão inseridas na fila de espera, possam ter a oportunidade de dialogar sobre suas realidades pessoais. O objetivo foi proporcionar um ambiente de escuta para os pacientes inscritos na fila de espera para atendimento psicológico, com o intuito de acolher os sentimentos diante do sofrimento apresentado. Esse trabalho é de natureza qualitativa, de cunho descritivo. Quanto aos procedimentos da pesquisa, adota-se como instrumento de coleta de dados o diário de campo. Os dados registrados foram analisados e descritos na pesquisa. O lócus de estudo foi o Centro Municipal de Saúde, os sujeitos da pesquisa são indivíduos que estão na fila de espera, aguardando o atendimento psicológico. Esse público é marcado por mulheres, não há presença masculina. A proposta é atender em torno de 5 a 10 pessoas por encontro, sendo realizados dois encontros de 50 minutos com cada grupo, os quais serão supervisionados por uma Psicóloga. Será proporcionado um espaço para que esses indivíduos possam expor através da fala suas realidades pessoais, com o intuito possibilitar um escoamento dos sentimentos e emoções suprimidas dos mesmos. É pertinente salientar que teoricamente o trabalho está ancorado na abordagem psicanalítica de Freud e na Logoterapia de Frankl. Diante do exposto com as teorias discutidas no contexto do projeto, entende-se a importância, de reunir os autores abordados, tais como Sigmund Freud e Viktor Frankl, para a melhor compreensão do processo de acolhimento do sofrimento desses usuários nas redes de saúde. Um trabalho como esse, de acolhimento dos usuários que se encontram na fila de espera, mostra-se de grande importância e pode ser usado para auxiliar no protocolo de atendimento psicológico das unidades de saúde. No entanto, em virtude do agravamento da pandemia de COVID-19 não foi permitido o retorno dos alunos ao campo de estágio (devido à publicação do Decreto Nº 4838-R, de 17 de março de 2021), o que acabou por impossibilitar a aplicação prática da proposta no campo de estágio.Atendimento PsicológicoGrupo de EscutaAcolhimento de SentimentosO Grupo de Escuta: uma ferramenta Importante no acolhimento dos indivíduos que aguardam por atendimento psicológicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectPsicologiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALResumo 7 - O Grupo de escuta.pdfResumo 7 - O Grupo de escuta.pdfapplication/pdf49869https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45372/1/Resumo%207%20-%20O%20Grupo%20de%20escuta.pdfa07f2b3dd0c90d3cab5cc290e99a0925MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45372/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/453722022-08-05 16:21:12.549oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-08-05T19:21:12falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-08-05T19:21:12Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O Grupo de Escuta: uma ferramenta Importante no acolhimento dos indivíduos que aguardam por atendimento psicológico |
title |
O Grupo de Escuta: uma ferramenta Importante no acolhimento dos indivíduos que aguardam por atendimento psicológico |
spellingShingle |
O Grupo de Escuta: uma ferramenta Importante no acolhimento dos indivíduos que aguardam por atendimento psicológico ARAÚJO, Geovane Guedes de Santana Atendimento Psicológico Grupo de Escuta Acolhimento de Sentimentos |
title_short |
O Grupo de Escuta: uma ferramenta Importante no acolhimento dos indivíduos que aguardam por atendimento psicológico |
title_full |
O Grupo de Escuta: uma ferramenta Importante no acolhimento dos indivíduos que aguardam por atendimento psicológico |
title_fullStr |
O Grupo de Escuta: uma ferramenta Importante no acolhimento dos indivíduos que aguardam por atendimento psicológico |
title_full_unstemmed |
O Grupo de Escuta: uma ferramenta Importante no acolhimento dos indivíduos que aguardam por atendimento psicológico |
title_sort |
O Grupo de Escuta: uma ferramenta Importante no acolhimento dos indivíduos que aguardam por atendimento psicológico |
author |
ARAÚJO, Geovane Guedes de Santana |
author_facet |
ARAÚJO, Geovane Guedes de Santana SANTOS, Pâmella Vitória Moreno dos |
author_role |
author |
author2 |
SANTOS, Pâmella Vitória Moreno dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ARAÚJO, Geovane Guedes de Santana SANTOS, Pâmella Vitória Moreno dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atendimento Psicológico Grupo de Escuta Acolhimento de Sentimentos |
topic |
Atendimento Psicológico Grupo de Escuta Acolhimento de Sentimentos |
description |
O estudo foi realizado, a partir de experiências proporcionadas pelo Estágio Básico I e II, por alunos do 4° Período do curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras de Guarapari. Mediante encontros realizados no Centro Municipal de Saúde, percebeu-se a necessidade de discutir sobre a importância de se dar espaço para que as pessoas que sofrem de transtornos emocionais, possam expor através da fala as suas experiências e sentimentos. Logo, diante desta demanda optou-se pela criação de um grupo de escuta para que as pessoas que estão inseridas na fila de espera, possam ter a oportunidade de dialogar sobre suas realidades pessoais. O objetivo foi proporcionar um ambiente de escuta para os pacientes inscritos na fila de espera para atendimento psicológico, com o intuito de acolher os sentimentos diante do sofrimento apresentado. Esse trabalho é de natureza qualitativa, de cunho descritivo. Quanto aos procedimentos da pesquisa, adota-se como instrumento de coleta de dados o diário de campo. Os dados registrados foram analisados e descritos na pesquisa. O lócus de estudo foi o Centro Municipal de Saúde, os sujeitos da pesquisa são indivíduos que estão na fila de espera, aguardando o atendimento psicológico. Esse público é marcado por mulheres, não há presença masculina. A proposta é atender em torno de 5 a 10 pessoas por encontro, sendo realizados dois encontros de 50 minutos com cada grupo, os quais serão supervisionados por uma Psicóloga. Será proporcionado um espaço para que esses indivíduos possam expor através da fala suas realidades pessoais, com o intuito possibilitar um escoamento dos sentimentos e emoções suprimidas dos mesmos. É pertinente salientar que teoricamente o trabalho está ancorado na abordagem psicanalítica de Freud e na Logoterapia de Frankl. Diante do exposto com as teorias discutidas no contexto do projeto, entende-se a importância, de reunir os autores abordados, tais como Sigmund Freud e Viktor Frankl, para a melhor compreensão do processo de acolhimento do sofrimento desses usuários nas redes de saúde. Um trabalho como esse, de acolhimento dos usuários que se encontram na fila de espera, mostra-se de grande importância e pode ser usado para auxiliar no protocolo de atendimento psicológico das unidades de saúde. No entanto, em virtude do agravamento da pandemia de COVID-19 não foi permitido o retorno dos alunos ao campo de estágio (devido à publicação do Decreto Nº 4838-R, de 17 de março de 2021), o que acabou por impossibilitar a aplicação prática da proposta no campo de estágio. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-05T19:07:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-05T19:07:54Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45372 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45372 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45372/1/Resumo%207%20-%20O%20Grupo%20de%20escuta.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45372/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a07f2b3dd0c90d3cab5cc290e99a0925 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1819248597664792576 |