O Grupo de Escuta: uma ferramenta Importante no acolhimento dos indivíduos que aguardam por atendimento psicológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Geovane Guedes de Santana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: SANTOS, Pâmella Vitória Moreno dos
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45372
Resumo: O estudo foi realizado, a partir de experiências proporcionadas pelo Estágio Básico I e II, por alunos do 4° Período do curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras de Guarapari. Mediante encontros realizados no Centro Municipal de Saúde, percebeu-se a necessidade de discutir sobre a importância de se dar espaço para que as pessoas que sofrem de transtornos emocionais, possam expor através da fala as suas experiências e sentimentos. Logo, diante desta demanda optou-se pela criação de um grupo de escuta para que as pessoas que estão inseridas na fila de espera, possam ter a oportunidade de dialogar sobre suas realidades pessoais. O objetivo foi proporcionar um ambiente de escuta para os pacientes inscritos na fila de espera para atendimento psicológico, com o intuito de acolher os sentimentos diante do sofrimento apresentado. Esse trabalho é de natureza qualitativa, de cunho descritivo. Quanto aos procedimentos da pesquisa, adota-se como instrumento de coleta de dados o diário de campo. Os dados registrados foram analisados e descritos na pesquisa. O lócus de estudo foi o Centro Municipal de Saúde, os sujeitos da pesquisa são indivíduos que estão na fila de espera, aguardando o atendimento psicológico. Esse público é marcado por mulheres, não há presença masculina. A proposta é atender em torno de 5 a 10 pessoas por encontro, sendo realizados dois encontros de 50 minutos com cada grupo, os quais serão supervisionados por uma Psicóloga. Será proporcionado um espaço para que esses indivíduos possam expor através da fala suas realidades pessoais, com o intuito possibilitar um escoamento dos sentimentos e emoções suprimidas dos mesmos. É pertinente salientar que teoricamente o trabalho está ancorado na abordagem psicanalítica de Freud e na Logoterapia de Frankl. Diante do exposto com as teorias discutidas no contexto do projeto, entende-se a importância, de reunir os autores abordados, tais como Sigmund Freud e Viktor Frankl, para a melhor compreensão do processo de acolhimento do sofrimento desses usuários nas redes de saúde. Um trabalho como esse, de acolhimento dos usuários que se encontram na fila de espera, mostra-se de grande importância e pode ser usado para auxiliar no protocolo de atendimento psicológico das unidades de saúde. No entanto, em virtude do agravamento da pandemia de COVID-19 não foi permitido o retorno dos alunos ao campo de estágio (devido à publicação do Decreto Nº 4838-R, de 17 de março de 2021), o que acabou por impossibilitar a aplicação prática da proposta no campo de estágio.
id Krot_41c8004a2cb3f7512d1d11378ae3703a
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45372
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling ARAÚJO, Geovane Guedes de SantanaSANTOS, Pâmella Vitória Moreno dos2022-08-05T19:07:54Z2022-08-05T19:07:54Z2022https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45372O estudo foi realizado, a partir de experiências proporcionadas pelo Estágio Básico I e II, por alunos do 4° Período do curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras de Guarapari. Mediante encontros realizados no Centro Municipal de Saúde, percebeu-se a necessidade de discutir sobre a importância de se dar espaço para que as pessoas que sofrem de transtornos emocionais, possam expor através da fala as suas experiências e sentimentos. Logo, diante desta demanda optou-se pela criação de um grupo de escuta para que as pessoas que estão inseridas na fila de espera, possam ter a oportunidade de dialogar sobre suas realidades pessoais. O objetivo foi proporcionar um ambiente de escuta para os pacientes inscritos na fila de espera para atendimento psicológico, com o intuito de acolher os sentimentos diante do sofrimento apresentado. Esse trabalho é de natureza qualitativa, de cunho descritivo. Quanto aos procedimentos da pesquisa, adota-se como instrumento de coleta de dados o diário de campo. Os dados registrados foram analisados e descritos na pesquisa. O lócus de estudo foi o Centro Municipal de Saúde, os sujeitos da pesquisa são indivíduos que estão na fila de espera, aguardando o atendimento psicológico. Esse público é marcado por mulheres, não há presença masculina. A proposta é atender em torno de 5 a 10 pessoas por encontro, sendo realizados dois encontros de 50 minutos com cada grupo, os quais serão supervisionados por uma Psicóloga. Será proporcionado um espaço para que esses indivíduos possam expor através da fala suas realidades pessoais, com o intuito possibilitar um escoamento dos sentimentos e emoções suprimidas dos mesmos. É pertinente salientar que teoricamente o trabalho está ancorado na abordagem psicanalítica de Freud e na Logoterapia de Frankl. Diante do exposto com as teorias discutidas no contexto do projeto, entende-se a importância, de reunir os autores abordados, tais como Sigmund Freud e Viktor Frankl, para a melhor compreensão do processo de acolhimento do sofrimento desses usuários nas redes de saúde. Um trabalho como esse, de acolhimento dos usuários que se encontram na fila de espera, mostra-se de grande importância e pode ser usado para auxiliar no protocolo de atendimento psicológico das unidades de saúde. No entanto, em virtude do agravamento da pandemia de COVID-19 não foi permitido o retorno dos alunos ao campo de estágio (devido à publicação do Decreto Nº 4838-R, de 17 de março de 2021), o que acabou por impossibilitar a aplicação prática da proposta no campo de estágio.Atendimento PsicológicoGrupo de EscutaAcolhimento de SentimentosO Grupo de Escuta: uma ferramenta Importante no acolhimento dos indivíduos que aguardam por atendimento psicológicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectPsicologiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALResumo 7 - O Grupo de escuta.pdfResumo 7 - O Grupo de escuta.pdfapplication/pdf49869https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45372/1/Resumo%207%20-%20O%20Grupo%20de%20escuta.pdfa07f2b3dd0c90d3cab5cc290e99a0925MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45372/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/453722022-08-05 16:21:12.549oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-08-05T19:21:12falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-08-05T19:21:12Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Grupo de Escuta: uma ferramenta Importante no acolhimento dos indivíduos que aguardam por atendimento psicológico
title O Grupo de Escuta: uma ferramenta Importante no acolhimento dos indivíduos que aguardam por atendimento psicológico
spellingShingle O Grupo de Escuta: uma ferramenta Importante no acolhimento dos indivíduos que aguardam por atendimento psicológico
ARAÚJO, Geovane Guedes de Santana
Atendimento Psicológico
Grupo de Escuta
Acolhimento de Sentimentos
title_short O Grupo de Escuta: uma ferramenta Importante no acolhimento dos indivíduos que aguardam por atendimento psicológico
title_full O Grupo de Escuta: uma ferramenta Importante no acolhimento dos indivíduos que aguardam por atendimento psicológico
title_fullStr O Grupo de Escuta: uma ferramenta Importante no acolhimento dos indivíduos que aguardam por atendimento psicológico
title_full_unstemmed O Grupo de Escuta: uma ferramenta Importante no acolhimento dos indivíduos que aguardam por atendimento psicológico
title_sort O Grupo de Escuta: uma ferramenta Importante no acolhimento dos indivíduos que aguardam por atendimento psicológico
author ARAÚJO, Geovane Guedes de Santana
author_facet ARAÚJO, Geovane Guedes de Santana
SANTOS, Pâmella Vitória Moreno dos
author_role author
author2 SANTOS, Pâmella Vitória Moreno dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, Geovane Guedes de Santana
SANTOS, Pâmella Vitória Moreno dos
dc.subject.por.fl_str_mv Atendimento Psicológico
Grupo de Escuta
Acolhimento de Sentimentos
topic Atendimento Psicológico
Grupo de Escuta
Acolhimento de Sentimentos
description O estudo foi realizado, a partir de experiências proporcionadas pelo Estágio Básico I e II, por alunos do 4° Período do curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras de Guarapari. Mediante encontros realizados no Centro Municipal de Saúde, percebeu-se a necessidade de discutir sobre a importância de se dar espaço para que as pessoas que sofrem de transtornos emocionais, possam expor através da fala as suas experiências e sentimentos. Logo, diante desta demanda optou-se pela criação de um grupo de escuta para que as pessoas que estão inseridas na fila de espera, possam ter a oportunidade de dialogar sobre suas realidades pessoais. O objetivo foi proporcionar um ambiente de escuta para os pacientes inscritos na fila de espera para atendimento psicológico, com o intuito de acolher os sentimentos diante do sofrimento apresentado. Esse trabalho é de natureza qualitativa, de cunho descritivo. Quanto aos procedimentos da pesquisa, adota-se como instrumento de coleta de dados o diário de campo. Os dados registrados foram analisados e descritos na pesquisa. O lócus de estudo foi o Centro Municipal de Saúde, os sujeitos da pesquisa são indivíduos que estão na fila de espera, aguardando o atendimento psicológico. Esse público é marcado por mulheres, não há presença masculina. A proposta é atender em torno de 5 a 10 pessoas por encontro, sendo realizados dois encontros de 50 minutos com cada grupo, os quais serão supervisionados por uma Psicóloga. Será proporcionado um espaço para que esses indivíduos possam expor através da fala suas realidades pessoais, com o intuito possibilitar um escoamento dos sentimentos e emoções suprimidas dos mesmos. É pertinente salientar que teoricamente o trabalho está ancorado na abordagem psicanalítica de Freud e na Logoterapia de Frankl. Diante do exposto com as teorias discutidas no contexto do projeto, entende-se a importância, de reunir os autores abordados, tais como Sigmund Freud e Viktor Frankl, para a melhor compreensão do processo de acolhimento do sofrimento desses usuários nas redes de saúde. Um trabalho como esse, de acolhimento dos usuários que se encontram na fila de espera, mostra-se de grande importância e pode ser usado para auxiliar no protocolo de atendimento psicológico das unidades de saúde. No entanto, em virtude do agravamento da pandemia de COVID-19 não foi permitido o retorno dos alunos ao campo de estágio (devido à publicação do Decreto Nº 4838-R, de 17 de março de 2021), o que acabou por impossibilitar a aplicação prática da proposta no campo de estágio.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-05T19:07:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-05T19:07:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45372
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45372/1/Resumo%207%20-%20O%20Grupo%20de%20escuta.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45372/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a07f2b3dd0c90d3cab5cc290e99a0925
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460218405322752