A importância do uso do capacete nos traumas de face em acidentes motociclísticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Vitória Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/37784
Resumo: O presente estudo tem como objetivo demonstrar a importância do uso do capacete em acidentes motociclísticos, envolvendo traumas maxilo faciais. Diante disso, foi estudado a prevalência de traumas de face envolvendo motociclistas no Brasil, os principais tipos de traumas e as razões pelas quais os mesmos não utilizam o capacete. O estudo é de caráter bibliográfico, e a descritiva enfatiza a importância do uso do capacete em traumas de face em acidentes motociclísticos. O foco das bases bibliográficas foi voltado para a revisão literária de artigos e revistas cientificas publicados nos últimos vinte anos. Com base nos achados, verificou-se que o uso do capacete fornece proteção para os motociclistas envolvidos em acidentes, e o seu uso está associado consideravelmente a uma diminuição na taxa de mortalidade. Verificou-se, que o sexo masculino foi o mais acometido, representando (86,6%) das fraturas de face, quando comparado ao sexo feminino (13,4%). Os tipos de traumas mais frequentes foram encontrados em terço médio e inferior de face mais precisamente em mandíbula, complexo zigomático, fratura de nariz, fratura de maxila e fratura de compleo naso orbito etmoidal. Quanto as razões pelas quais os motociclistas não utilizam o capacete 77% afirmam que o motivo era devido ao peso do capacete, 71,4% sensação de sufocamento, 69,4% afirmam dor no pescoço, 59,6% limitações dos movimentos de cabeça e pescoço, 59,6% limitação visual durante o uso do capacete, 57% sensação de calor, 55,4% devido a aparência desfavorável do capacete 59,2% tem dificuldade de preservar ou segurar o capacete antes e depois da corrida, e 53,9% se sentem ridicularizados por outros devido ao uso do capacete.
id Krot_425cde89511bba1e2e65f30060916ae6
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/37784
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling A importância do uso do capacete nos traumas de face em acidentes motociclísticosTrauma de faceCirurgia bucomaxilo facialAcidentes motociclísticosCapaceteMotocicletaO presente estudo tem como objetivo demonstrar a importância do uso do capacete em acidentes motociclísticos, envolvendo traumas maxilo faciais. Diante disso, foi estudado a prevalência de traumas de face envolvendo motociclistas no Brasil, os principais tipos de traumas e as razões pelas quais os mesmos não utilizam o capacete. O estudo é de caráter bibliográfico, e a descritiva enfatiza a importância do uso do capacete em traumas de face em acidentes motociclísticos. O foco das bases bibliográficas foi voltado para a revisão literária de artigos e revistas cientificas publicados nos últimos vinte anos. Com base nos achados, verificou-se que o uso do capacete fornece proteção para os motociclistas envolvidos em acidentes, e o seu uso está associado consideravelmente a uma diminuição na taxa de mortalidade. Verificou-se, que o sexo masculino foi o mais acometido, representando (86,6%) das fraturas de face, quando comparado ao sexo feminino (13,4%). Os tipos de traumas mais frequentes foram encontrados em terço médio e inferior de face mais precisamente em mandíbula, complexo zigomático, fratura de nariz, fratura de maxila e fratura de compleo naso orbito etmoidal. Quanto as razões pelas quais os motociclistas não utilizam o capacete 77% afirmam que o motivo era devido ao peso do capacete, 71,4% sensação de sufocamento, 69,4% afirmam dor no pescoço, 59,6% limitações dos movimentos de cabeça e pescoço, 59,6% limitação visual durante o uso do capacete, 57% sensação de calor, 55,4% devido a aparência desfavorável do capacete 59,2% tem dificuldade de preservar ou segurar o capacete antes e depois da corrida, e 53,9% se sentem ridicularizados por outros devido ao uso do capacete.2022-03-11T12:26:26Z2022-03-11T12:26:26Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/37784SILVA, Vitória Oliveiraporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-11T12:26:28Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/37784Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-03-11T12:26:28falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-03-11T12:26:28Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do uso do capacete nos traumas de face em acidentes motociclísticos
title A importância do uso do capacete nos traumas de face em acidentes motociclísticos
spellingShingle A importância do uso do capacete nos traumas de face em acidentes motociclísticos
SILVA, Vitória Oliveira
Trauma de face
Cirurgia bucomaxilo facial
Acidentes motociclísticos
Capacete
Motocicleta
title_short A importância do uso do capacete nos traumas de face em acidentes motociclísticos
title_full A importância do uso do capacete nos traumas de face em acidentes motociclísticos
title_fullStr A importância do uso do capacete nos traumas de face em acidentes motociclísticos
title_full_unstemmed A importância do uso do capacete nos traumas de face em acidentes motociclísticos
title_sort A importância do uso do capacete nos traumas de face em acidentes motociclísticos
author SILVA, Vitória Oliveira
author_facet SILVA, Vitória Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Vitória Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Trauma de face
Cirurgia bucomaxilo facial
Acidentes motociclísticos
Capacete
Motocicleta
topic Trauma de face
Cirurgia bucomaxilo facial
Acidentes motociclísticos
Capacete
Motocicleta
description O presente estudo tem como objetivo demonstrar a importância do uso do capacete em acidentes motociclísticos, envolvendo traumas maxilo faciais. Diante disso, foi estudado a prevalência de traumas de face envolvendo motociclistas no Brasil, os principais tipos de traumas e as razões pelas quais os mesmos não utilizam o capacete. O estudo é de caráter bibliográfico, e a descritiva enfatiza a importância do uso do capacete em traumas de face em acidentes motociclísticos. O foco das bases bibliográficas foi voltado para a revisão literária de artigos e revistas cientificas publicados nos últimos vinte anos. Com base nos achados, verificou-se que o uso do capacete fornece proteção para os motociclistas envolvidos em acidentes, e o seu uso está associado consideravelmente a uma diminuição na taxa de mortalidade. Verificou-se, que o sexo masculino foi o mais acometido, representando (86,6%) das fraturas de face, quando comparado ao sexo feminino (13,4%). Os tipos de traumas mais frequentes foram encontrados em terço médio e inferior de face mais precisamente em mandíbula, complexo zigomático, fratura de nariz, fratura de maxila e fratura de compleo naso orbito etmoidal. Quanto as razões pelas quais os motociclistas não utilizam o capacete 77% afirmam que o motivo era devido ao peso do capacete, 71,4% sensação de sufocamento, 69,4% afirmam dor no pescoço, 59,6% limitações dos movimentos de cabeça e pescoço, 59,6% limitação visual durante o uso do capacete, 57% sensação de calor, 55,4% devido a aparência desfavorável do capacete 59,2% tem dificuldade de preservar ou segurar o capacete antes e depois da corrida, e 53,9% se sentem ridicularizados por outros devido ao uso do capacete.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-03-11T12:26:26Z
2022-03-11T12:26:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/37784
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/37784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672925355638784