Fadiga estrutural: Aviação civil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Paulo Vinícius Xavier da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51160
Resumo: A monografia vai trazer um conjunto misto de artigos falando das rachaduras ou melhor da fadiga estrutural ligadas a aviação civil retratando, investigando, mergulhando em dados e fatos históricos desde a terrível porém revolucionária época em que a indústria da aviação civil deu um salto tecnológico no pós guerra, mas ao mesmo tempo caindo drasticamente em função de acidentes trágicos ligados ao projeto Comet de Haviland. Desde então aquilo que era tido como o sucesso da década de cinquenta passou a ser também o maior fracasso, mas que também acendeu no mundo um alerta sobre o processo de investigação de acidentes aeronáuticos, sobre o processo de testes de fadiga estrutural das aeronaves e principalmente sobre como garantir a aeronavegabilidade das aeronaves que continham conforto, que voavam rápido, porém, com toda essa modernidade, sem colocar vidas humanas em risco. Era preciso garantir a segurança de voo, fazendo com que estudos e projetos de melhoria do Comet fossem padronizados e repassados de geração em geração através de homologações com um grau maior de severidade. O mundo da aviação civil nunca mais foi o mesmo, a engenharia foi capaz de desenvolver novos processos, com novos procedimentos padrões para cada tipo de produto. A engenharia foi capaz de desenvolver sistemas elétricos, automatizados, capazes de detectar pontos de maior concentração de carga e força antes mesmo do surgimento das falhas. A engenharia foi capaz de calcular através de estudos de falhas o ciclo de vida estrutural do produto, determinar inspeções visuais e sensoriais com paradas periódicas descriminadas para cada produto ou estrutura. A eliminação da presença de trincas ou falhas estruturais por fadiga ainda não foi instituída, mas a maneira de se realizar manutenções preventivas e também corretivas (análise e estudo das propagações das falhas e aplicações de reparos) é que são o “X VITAL” desse trabalho.
id Krot_4578c2e0360fd5f361f093299f9b16ec
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/51160
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Fadiga estrutural: Aviação civilFadigaEstruturalAviação civilCometA monografia vai trazer um conjunto misto de artigos falando das rachaduras ou melhor da fadiga estrutural ligadas a aviação civil retratando, investigando, mergulhando em dados e fatos históricos desde a terrível porém revolucionária época em que a indústria da aviação civil deu um salto tecnológico no pós guerra, mas ao mesmo tempo caindo drasticamente em função de acidentes trágicos ligados ao projeto Comet de Haviland. Desde então aquilo que era tido como o sucesso da década de cinquenta passou a ser também o maior fracasso, mas que também acendeu no mundo um alerta sobre o processo de investigação de acidentes aeronáuticos, sobre o processo de testes de fadiga estrutural das aeronaves e principalmente sobre como garantir a aeronavegabilidade das aeronaves que continham conforto, que voavam rápido, porém, com toda essa modernidade, sem colocar vidas humanas em risco. Era preciso garantir a segurança de voo, fazendo com que estudos e projetos de melhoria do Comet fossem padronizados e repassados de geração em geração através de homologações com um grau maior de severidade. O mundo da aviação civil nunca mais foi o mesmo, a engenharia foi capaz de desenvolver novos processos, com novos procedimentos padrões para cada tipo de produto. A engenharia foi capaz de desenvolver sistemas elétricos, automatizados, capazes de detectar pontos de maior concentração de carga e força antes mesmo do surgimento das falhas. A engenharia foi capaz de calcular através de estudos de falhas o ciclo de vida estrutural do produto, determinar inspeções visuais e sensoriais com paradas periódicas descriminadas para cada produto ou estrutura. A eliminação da presença de trincas ou falhas estruturais por fadiga ainda não foi instituída, mas a maneira de se realizar manutenções preventivas e também corretivas (análise e estudo das propagações das falhas e aplicações de reparos) é que são o “X VITAL” desse trabalho.2023-04-04T17:41:16Z2023-04-04T17:41:16Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51160SILVA, Paulo Vinícius Xavier daporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-04T17:41:16Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/51160Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-04-04T17:41:16falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-04-04T17:41:16Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Fadiga estrutural: Aviação civil
title Fadiga estrutural: Aviação civil
spellingShingle Fadiga estrutural: Aviação civil
SILVA, Paulo Vinícius Xavier da
Fadiga
Estrutural
Aviação civil
Comet
title_short Fadiga estrutural: Aviação civil
title_full Fadiga estrutural: Aviação civil
title_fullStr Fadiga estrutural: Aviação civil
title_full_unstemmed Fadiga estrutural: Aviação civil
title_sort Fadiga estrutural: Aviação civil
author SILVA, Paulo Vinícius Xavier da
author_facet SILVA, Paulo Vinícius Xavier da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Paulo Vinícius Xavier da
dc.subject.por.fl_str_mv Fadiga
Estrutural
Aviação civil
Comet
topic Fadiga
Estrutural
Aviação civil
Comet
description A monografia vai trazer um conjunto misto de artigos falando das rachaduras ou melhor da fadiga estrutural ligadas a aviação civil retratando, investigando, mergulhando em dados e fatos históricos desde a terrível porém revolucionária época em que a indústria da aviação civil deu um salto tecnológico no pós guerra, mas ao mesmo tempo caindo drasticamente em função de acidentes trágicos ligados ao projeto Comet de Haviland. Desde então aquilo que era tido como o sucesso da década de cinquenta passou a ser também o maior fracasso, mas que também acendeu no mundo um alerta sobre o processo de investigação de acidentes aeronáuticos, sobre o processo de testes de fadiga estrutural das aeronaves e principalmente sobre como garantir a aeronavegabilidade das aeronaves que continham conforto, que voavam rápido, porém, com toda essa modernidade, sem colocar vidas humanas em risco. Era preciso garantir a segurança de voo, fazendo com que estudos e projetos de melhoria do Comet fossem padronizados e repassados de geração em geração através de homologações com um grau maior de severidade. O mundo da aviação civil nunca mais foi o mesmo, a engenharia foi capaz de desenvolver novos processos, com novos procedimentos padrões para cada tipo de produto. A engenharia foi capaz de desenvolver sistemas elétricos, automatizados, capazes de detectar pontos de maior concentração de carga e força antes mesmo do surgimento das falhas. A engenharia foi capaz de calcular através de estudos de falhas o ciclo de vida estrutural do produto, determinar inspeções visuais e sensoriais com paradas periódicas descriminadas para cada produto ou estrutura. A eliminação da presença de trincas ou falhas estruturais por fadiga ainda não foi instituída, mas a maneira de se realizar manutenções preventivas e também corretivas (análise e estudo das propagações das falhas e aplicações de reparos) é que são o “X VITAL” desse trabalho.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-04-04T17:41:16Z
2023-04-04T17:41:16Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51160
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672994579480576