A destituição do poder familiar segundo o atual ordenamento jurídico brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MIRANDA, Vanessa Gonçalves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41359
Resumo: Os direitos inerentes ao poder familiar são entendidos como um conjunto de direitos e obrigações que os pais têm para com os filhos, sendo que, ambos os pais devem exercer esse poder em igualdade de condições para cumprir as obrigações legais de proteção de menores, sendo que tal poder pode ser afastado através de uma decisão judicial. Neste sentido, denota-se que a sua principal característica está no poderdever do detentor deste poder, em garantir a realização dos direitos dos menores, a fim de que sejam protegidos e possa-lhes ser proporcionado um futuro pleno. No entanto, destaca-se que, atualmente, prevalece no ordenamento jurídico brasileiro a máxima do melhor interesse do menor, de maneira que, identificando-se atos por parte de um dos genitores que prejudiquem o pleno desenvolvimento da criança, poderá haver a perda do poder familiar. Diante disso, o presente trabalho detém como objetivo principal discutir sobre os casos de que possibilitam a destituição do poder familiar segundo o Direito Brasileiro. Para tanto, será adotado como procedimentos metodológicos o uso da abordagem qualitativa, perfazendo-se pelo caráter descritivo, de modo a proporcionar uma compreensão geral sobre o assunto em discurso. Logo, considera-se que será realizada uma abordagem histórica do conceito de família e seus princípios norteadores, bem como as principais jurisprudências que refletem o posicionamento dos tribunais a respeito do poder familiar, e ainda, abordar sobre as hipóteses de destituição do poder familiar.
id Krot_45d7fd7049a0d7c2f947b1df30401ddd
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/41359
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling A destituição do poder familiar segundo o atual ordenamento jurídico brasileiroPoder familiarDestituiçãoAtual ordenamento jurídicoOs direitos inerentes ao poder familiar são entendidos como um conjunto de direitos e obrigações que os pais têm para com os filhos, sendo que, ambos os pais devem exercer esse poder em igualdade de condições para cumprir as obrigações legais de proteção de menores, sendo que tal poder pode ser afastado através de uma decisão judicial. Neste sentido, denota-se que a sua principal característica está no poderdever do detentor deste poder, em garantir a realização dos direitos dos menores, a fim de que sejam protegidos e possa-lhes ser proporcionado um futuro pleno. No entanto, destaca-se que, atualmente, prevalece no ordenamento jurídico brasileiro a máxima do melhor interesse do menor, de maneira que, identificando-se atos por parte de um dos genitores que prejudiquem o pleno desenvolvimento da criança, poderá haver a perda do poder familiar. Diante disso, o presente trabalho detém como objetivo principal discutir sobre os casos de que possibilitam a destituição do poder familiar segundo o Direito Brasileiro. Para tanto, será adotado como procedimentos metodológicos o uso da abordagem qualitativa, perfazendo-se pelo caráter descritivo, de modo a proporcionar uma compreensão geral sobre o assunto em discurso. Logo, considera-se que será realizada uma abordagem histórica do conceito de família e seus princípios norteadores, bem como as principais jurisprudências que refletem o posicionamento dos tribunais a respeito do poder familiar, e ainda, abordar sobre as hipóteses de destituição do poder familiar.2022-05-24T18:33:07Z2022-05-24T18:33:07Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41359MIRANDA, Vanessa Gonçalvesporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-24T18:33:07Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/41359Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-05-24T18:33:07falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-05-24T18:33:07Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv A destituição do poder familiar segundo o atual ordenamento jurídico brasileiro
title A destituição do poder familiar segundo o atual ordenamento jurídico brasileiro
spellingShingle A destituição do poder familiar segundo o atual ordenamento jurídico brasileiro
MIRANDA, Vanessa Gonçalves
Poder familiar
Destituição
Atual ordenamento jurídico
title_short A destituição do poder familiar segundo o atual ordenamento jurídico brasileiro
title_full A destituição do poder familiar segundo o atual ordenamento jurídico brasileiro
title_fullStr A destituição do poder familiar segundo o atual ordenamento jurídico brasileiro
title_full_unstemmed A destituição do poder familiar segundo o atual ordenamento jurídico brasileiro
title_sort A destituição do poder familiar segundo o atual ordenamento jurídico brasileiro
author MIRANDA, Vanessa Gonçalves
author_facet MIRANDA, Vanessa Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MIRANDA, Vanessa Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Poder familiar
Destituição
Atual ordenamento jurídico
topic Poder familiar
Destituição
Atual ordenamento jurídico
description Os direitos inerentes ao poder familiar são entendidos como um conjunto de direitos e obrigações que os pais têm para com os filhos, sendo que, ambos os pais devem exercer esse poder em igualdade de condições para cumprir as obrigações legais de proteção de menores, sendo que tal poder pode ser afastado através de uma decisão judicial. Neste sentido, denota-se que a sua principal característica está no poderdever do detentor deste poder, em garantir a realização dos direitos dos menores, a fim de que sejam protegidos e possa-lhes ser proporcionado um futuro pleno. No entanto, destaca-se que, atualmente, prevalece no ordenamento jurídico brasileiro a máxima do melhor interesse do menor, de maneira que, identificando-se atos por parte de um dos genitores que prejudiquem o pleno desenvolvimento da criança, poderá haver a perda do poder familiar. Diante disso, o presente trabalho detém como objetivo principal discutir sobre os casos de que possibilitam a destituição do poder familiar segundo o Direito Brasileiro. Para tanto, será adotado como procedimentos metodológicos o uso da abordagem qualitativa, perfazendo-se pelo caráter descritivo, de modo a proporcionar uma compreensão geral sobre o assunto em discurso. Logo, considera-se que será realizada uma abordagem histórica do conceito de família e seus princípios norteadores, bem como as principais jurisprudências que refletem o posicionamento dos tribunais a respeito do poder familiar, e ainda, abordar sobre as hipóteses de destituição do poder familiar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-05-24T18:33:07Z
2022-05-24T18:33:07Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41359
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672979568066560