O uso de probióticos na melhora dos sintomas da psoríase: uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: UTUARI, Carla Lino Cancian
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/67547
Resumo: A psoríase é uma doença inflamatória crônica, imunomediada que ocorre a hiperproliferação dos queratinócitos e infiltração de células imunitárias na epiderme e na derme causadas pela resposta imunitária, que ameaça gravemente uma grande parte da população. Caracteriza-se pelo desenvolvimento de eritema e escamas em muitas regiões do corpo, como face, couro cabeludo, cabeça, mãos e unhas. Além das manifestações clínicas, a psoríase acomete a qualidade de vida dos pacientes, gerando grande impacto nos aspectos sociais e emocionais. Seu tratamento além de dispendioso, pode apresentar algumas reações adversas. Esse presente estudo avaliou o uso oral de probióticos na melhora dos sintomas da psoríase através de uma pesquisa na literatura sobre terapias baseadas na modulação da microbiota intestinal. As buscas foram realizadas na base de dados SCOPUS, PUBMED e EMBASE, sendo incluídos todos os estudos publicados nos últimos 10 anos. A pesquisa foi realizada utilizando a seguinte combinação de palavras chaves com o operador booleano: “PSORIASIS AND PROBIOTIC”. Nesse estudo foram encontrados 180 artigos, entretanto foram excluídos os artigos duplicados e os que estavam dentro dos critérios de exclusão, totalizando em 9 artigos que foram utilizados nesta revisão, todos de ensaios clínicos. Os dados obtidos nesta revisão mostraram que os probióticos mais utilizados nesses estudos foram do gênero Bifidobacterium e Lactobacillus. Entretanto se faz necessário estudos adicionais para melhor elucidar o uso oral de probióticos no tratamento da psoríase.
id Krot_4b32525fccdb9e040c47263df3901fad
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/67547
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling O uso de probióticos na melhora dos sintomas da psoríase: uma revisão integrativaPsoríaseProbióticosA psoríase é uma doença inflamatória crônica, imunomediada que ocorre a hiperproliferação dos queratinócitos e infiltração de células imunitárias na epiderme e na derme causadas pela resposta imunitária, que ameaça gravemente uma grande parte da população. Caracteriza-se pelo desenvolvimento de eritema e escamas em muitas regiões do corpo, como face, couro cabeludo, cabeça, mãos e unhas. Além das manifestações clínicas, a psoríase acomete a qualidade de vida dos pacientes, gerando grande impacto nos aspectos sociais e emocionais. Seu tratamento além de dispendioso, pode apresentar algumas reações adversas. Esse presente estudo avaliou o uso oral de probióticos na melhora dos sintomas da psoríase através de uma pesquisa na literatura sobre terapias baseadas na modulação da microbiota intestinal. As buscas foram realizadas na base de dados SCOPUS, PUBMED e EMBASE, sendo incluídos todos os estudos publicados nos últimos 10 anos. A pesquisa foi realizada utilizando a seguinte combinação de palavras chaves com o operador booleano: “PSORIASIS AND PROBIOTIC”. Nesse estudo foram encontrados 180 artigos, entretanto foram excluídos os artigos duplicados e os que estavam dentro dos critérios de exclusão, totalizando em 9 artigos que foram utilizados nesta revisão, todos de ensaios clínicos. Os dados obtidos nesta revisão mostraram que os probióticos mais utilizados nesses estudos foram do gênero Bifidobacterium e Lactobacillus. Entretanto se faz necessário estudos adicionais para melhor elucidar o uso oral de probióticos no tratamento da psoríase.2024-04-17T14:10:48Z2024-04-17T14:10:48Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/67547UTUARI, Carla Lino Cancianporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-17T14:10:48Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/67547Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2024-04-17T14:10:48falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2024-04-17T14:10:48Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de probióticos na melhora dos sintomas da psoríase: uma revisão integrativa
title O uso de probióticos na melhora dos sintomas da psoríase: uma revisão integrativa
spellingShingle O uso de probióticos na melhora dos sintomas da psoríase: uma revisão integrativa
UTUARI, Carla Lino Cancian
Psoríase
Probióticos
title_short O uso de probióticos na melhora dos sintomas da psoríase: uma revisão integrativa
title_full O uso de probióticos na melhora dos sintomas da psoríase: uma revisão integrativa
title_fullStr O uso de probióticos na melhora dos sintomas da psoríase: uma revisão integrativa
title_full_unstemmed O uso de probióticos na melhora dos sintomas da psoríase: uma revisão integrativa
title_sort O uso de probióticos na melhora dos sintomas da psoríase: uma revisão integrativa
author UTUARI, Carla Lino Cancian
author_facet UTUARI, Carla Lino Cancian
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv UTUARI, Carla Lino Cancian
dc.subject.por.fl_str_mv Psoríase
Probióticos
topic Psoríase
Probióticos
description A psoríase é uma doença inflamatória crônica, imunomediada que ocorre a hiperproliferação dos queratinócitos e infiltração de células imunitárias na epiderme e na derme causadas pela resposta imunitária, que ameaça gravemente uma grande parte da população. Caracteriza-se pelo desenvolvimento de eritema e escamas em muitas regiões do corpo, como face, couro cabeludo, cabeça, mãos e unhas. Além das manifestações clínicas, a psoríase acomete a qualidade de vida dos pacientes, gerando grande impacto nos aspectos sociais e emocionais. Seu tratamento além de dispendioso, pode apresentar algumas reações adversas. Esse presente estudo avaliou o uso oral de probióticos na melhora dos sintomas da psoríase através de uma pesquisa na literatura sobre terapias baseadas na modulação da microbiota intestinal. As buscas foram realizadas na base de dados SCOPUS, PUBMED e EMBASE, sendo incluídos todos os estudos publicados nos últimos 10 anos. A pesquisa foi realizada utilizando a seguinte combinação de palavras chaves com o operador booleano: “PSORIASIS AND PROBIOTIC”. Nesse estudo foram encontrados 180 artigos, entretanto foram excluídos os artigos duplicados e os que estavam dentro dos critérios de exclusão, totalizando em 9 artigos que foram utilizados nesta revisão, todos de ensaios clínicos. Os dados obtidos nesta revisão mostraram que os probióticos mais utilizados nesses estudos foram do gênero Bifidobacterium e Lactobacillus. Entretanto se faz necessário estudos adicionais para melhor elucidar o uso oral de probióticos no tratamento da psoríase.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-17T14:10:48Z
2024-04-17T14:10:48Z
2024
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/67547
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/67547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672917911797760