A influência midiática no desenvolvimento da obesidade infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CASTRO, Mariane de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63719
Resumo: Este trabalho se trata de uma revisão bibliográfica a respeito da influência da mídia no desenvolvimento da obesidade infantil. Sabe-se que o estilo de vida da população brasileira sofreu grandes mudança nas últimas décadas, decorrentes da industrialização, inserção da mulher no mercado de trabalho, falta de tempo para produzir a refeição, os avanços tecnológicos, sedentarismo, surgimento de uma gama de alimentos ultra processados e que facilmente agradam ao paladar. Como consequência a obesidade tem aumento consideravelmente ano após ano, em todas as idades e gênero, sendo as crianças as mais afetadas. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo discutir a influência da mídia sobre as escolhas alimentares, apontar os mecanismos utilizados para divulgação de produtos alimentícios destinado ao público infantil, e promover a discussão sobre a qualidade alimentar da população infantil brasileira. De forma geral, com o avanço das indústrias de alimentos o marketing passou a ganhar um grande espaço, a fim de chamar mais a atenção, e convencer mais pessoas a comprarem seus produtos. Os mais afetados com esse marketing são as crianças, já que estas são facilmente manipuladas, ainda mais quando existem estratégias exclusivas para este público.
id Krot_50658bb3e3e93e831abfff445f1eae69
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/63719
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling CASTRO, Mariane de2023-09-20T18:05:05Z2023-09-20T18:05:05Z2022https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63719Este trabalho se trata de uma revisão bibliográfica a respeito da influência da mídia no desenvolvimento da obesidade infantil. Sabe-se que o estilo de vida da população brasileira sofreu grandes mudança nas últimas décadas, decorrentes da industrialização, inserção da mulher no mercado de trabalho, falta de tempo para produzir a refeição, os avanços tecnológicos, sedentarismo, surgimento de uma gama de alimentos ultra processados e que facilmente agradam ao paladar. Como consequência a obesidade tem aumento consideravelmente ano após ano, em todas as idades e gênero, sendo as crianças as mais afetadas. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo discutir a influência da mídia sobre as escolhas alimentares, apontar os mecanismos utilizados para divulgação de produtos alimentícios destinado ao público infantil, e promover a discussão sobre a qualidade alimentar da população infantil brasileira. De forma geral, com o avanço das indústrias de alimentos o marketing passou a ganhar um grande espaço, a fim de chamar mais a atenção, e convencer mais pessoas a comprarem seus produtos. Os mais afetados com esse marketing são as crianças, já que estas são facilmente manipuladas, ainda mais quando existem estratégias exclusivas para este público.Obesidade infantilMídiaMarketingHábitos alimentaresA influência midiática no desenvolvimento da obesidade infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisNutriçãoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMariane+de+Castro.pdfMariane+de+Castro.pdfapplication/pdf471606https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/63719/1/Mariane%2bde%2bCastro.pdf9deb6137874d8210d68562e850c3f13fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/63719/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/637192023-09-20 15:05:05.973oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-09-20T18:05:05falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-09-20T18:05:05Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência midiática no desenvolvimento da obesidade infantil
title A influência midiática no desenvolvimento da obesidade infantil
spellingShingle A influência midiática no desenvolvimento da obesidade infantil
CASTRO, Mariane de
Obesidade infantil
Mídia
Marketing
Hábitos alimentares
title_short A influência midiática no desenvolvimento da obesidade infantil
title_full A influência midiática no desenvolvimento da obesidade infantil
title_fullStr A influência midiática no desenvolvimento da obesidade infantil
title_full_unstemmed A influência midiática no desenvolvimento da obesidade infantil
title_sort A influência midiática no desenvolvimento da obesidade infantil
author CASTRO, Mariane de
author_facet CASTRO, Mariane de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CASTRO, Mariane de
dc.subject.por.fl_str_mv Obesidade infantil
Mídia
Marketing
Hábitos alimentares
topic Obesidade infantil
Mídia
Marketing
Hábitos alimentares
description Este trabalho se trata de uma revisão bibliográfica a respeito da influência da mídia no desenvolvimento da obesidade infantil. Sabe-se que o estilo de vida da população brasileira sofreu grandes mudança nas últimas décadas, decorrentes da industrialização, inserção da mulher no mercado de trabalho, falta de tempo para produzir a refeição, os avanços tecnológicos, sedentarismo, surgimento de uma gama de alimentos ultra processados e que facilmente agradam ao paladar. Como consequência a obesidade tem aumento consideravelmente ano após ano, em todas as idades e gênero, sendo as crianças as mais afetadas. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo discutir a influência da mídia sobre as escolhas alimentares, apontar os mecanismos utilizados para divulgação de produtos alimentícios destinado ao público infantil, e promover a discussão sobre a qualidade alimentar da população infantil brasileira. De forma geral, com o avanço das indústrias de alimentos o marketing passou a ganhar um grande espaço, a fim de chamar mais a atenção, e convencer mais pessoas a comprarem seus produtos. Os mais afetados com esse marketing são as crianças, já que estas são facilmente manipuladas, ainda mais quando existem estratégias exclusivas para este público.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-20T18:05:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-20T18:05:05Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63719
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/63719/1/Mariane%2bde%2bCastro.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/63719/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9deb6137874d8210d68562e850c3f13f
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460343309598720