Gravidez na adolescência: estratégias de prevenção e intervenção na assistência à saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TINNO, Vanderléia Benedita
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/59400
Resumo: O trabalho apresentado tem como objetivo relatar fatos ocorridos com adolescentes grávidas, suas consequências e formas de promoção e prevenção, como a criação de políticas públicas podem estar ajudando a minimizar a situação atual. O problema vem agravando-se a cada ano, a gravidez na adolescência tem grandes implicações biológicas, familiares, emocionais e econômicas, além das jurídico-sociais, que atingem o indivíduo isoladamente. Os estudantes também devem estar cientes de que uma gravidez na adolescência pode prejudicar e muito a sua carreira tanto escolar quanto profissional. A adolescência é um período de constantes mudanças, que estão ligadas a fatores biológicos, psíquicos, sociais e culturais. Neste período ocorre a transição de dependência para independência relativa. Por ser um processo de desenvolvimento biopsicossocial, o adolescente neste período passa por várias crises, vários conflitos, dificuldades, angústias, mal-estar, etc. Mesmo hoje com todo o trabalho de conscientização realizado pelas escolas e demais grupos da sociedade, os adolescentes ainda são leigos em assuntos de sexualidade e o número de meninas que engravidam precocemente aumenta a cada ano. Em sua grande maioria os jovens são descuidados na hora do ato sexual, preocupando-se com o prazer momentâneo e se esquecendo das consequências de tal atitude, como DSTs e gravidez prematura. É importante que os adolescentes saibam que ainda não possuem maturidade física e psicológica para gerar um filho. Eles estão em plena adolescência, fase onde os estudos deve ser algo primordial. E em alguns casos, a não aceitação por parte da família deixa a situação ainda mais complicada. Necessitando assim, de novos projetos em Políticas Públicas.
id Krot_5128b30846194497e905f5a0e2a29172
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/59400
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Gravidez na adolescência: estratégias de prevenção e intervenção na assistência à saúdeGravidezAdolescênciaPoliticas publicasO trabalho apresentado tem como objetivo relatar fatos ocorridos com adolescentes grávidas, suas consequências e formas de promoção e prevenção, como a criação de políticas públicas podem estar ajudando a minimizar a situação atual. O problema vem agravando-se a cada ano, a gravidez na adolescência tem grandes implicações biológicas, familiares, emocionais e econômicas, além das jurídico-sociais, que atingem o indivíduo isoladamente. Os estudantes também devem estar cientes de que uma gravidez na adolescência pode prejudicar e muito a sua carreira tanto escolar quanto profissional. A adolescência é um período de constantes mudanças, que estão ligadas a fatores biológicos, psíquicos, sociais e culturais. Neste período ocorre a transição de dependência para independência relativa. Por ser um processo de desenvolvimento biopsicossocial, o adolescente neste período passa por várias crises, vários conflitos, dificuldades, angústias, mal-estar, etc. Mesmo hoje com todo o trabalho de conscientização realizado pelas escolas e demais grupos da sociedade, os adolescentes ainda são leigos em assuntos de sexualidade e o número de meninas que engravidam precocemente aumenta a cada ano. Em sua grande maioria os jovens são descuidados na hora do ato sexual, preocupando-se com o prazer momentâneo e se esquecendo das consequências de tal atitude, como DSTs e gravidez prematura. É importante que os adolescentes saibam que ainda não possuem maturidade física e psicológica para gerar um filho. Eles estão em plena adolescência, fase onde os estudos deve ser algo primordial. E em alguns casos, a não aceitação por parte da família deixa a situação ainda mais complicada. Necessitando assim, de novos projetos em Políticas Públicas.2023-07-19T19:33:26Z2023-07-19T19:33:26Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/59400TINNO, Vanderléia Beneditaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-19T19:33:26Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/59400Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-07-19T19:33:26falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-07-19T19:33:26Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Gravidez na adolescência: estratégias de prevenção e intervenção na assistência à saúde
title Gravidez na adolescência: estratégias de prevenção e intervenção na assistência à saúde
spellingShingle Gravidez na adolescência: estratégias de prevenção e intervenção na assistência à saúde
TINNO, Vanderléia Benedita
Gravidez
Adolescência
Politicas publicas
title_short Gravidez na adolescência: estratégias de prevenção e intervenção na assistência à saúde
title_full Gravidez na adolescência: estratégias de prevenção e intervenção na assistência à saúde
title_fullStr Gravidez na adolescência: estratégias de prevenção e intervenção na assistência à saúde
title_full_unstemmed Gravidez na adolescência: estratégias de prevenção e intervenção na assistência à saúde
title_sort Gravidez na adolescência: estratégias de prevenção e intervenção na assistência à saúde
author TINNO, Vanderléia Benedita
author_facet TINNO, Vanderléia Benedita
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv TINNO, Vanderléia Benedita
dc.subject.por.fl_str_mv Gravidez
Adolescência
Politicas publicas
topic Gravidez
Adolescência
Politicas publicas
description O trabalho apresentado tem como objetivo relatar fatos ocorridos com adolescentes grávidas, suas consequências e formas de promoção e prevenção, como a criação de políticas públicas podem estar ajudando a minimizar a situação atual. O problema vem agravando-se a cada ano, a gravidez na adolescência tem grandes implicações biológicas, familiares, emocionais e econômicas, além das jurídico-sociais, que atingem o indivíduo isoladamente. Os estudantes também devem estar cientes de que uma gravidez na adolescência pode prejudicar e muito a sua carreira tanto escolar quanto profissional. A adolescência é um período de constantes mudanças, que estão ligadas a fatores biológicos, psíquicos, sociais e culturais. Neste período ocorre a transição de dependência para independência relativa. Por ser um processo de desenvolvimento biopsicossocial, o adolescente neste período passa por várias crises, vários conflitos, dificuldades, angústias, mal-estar, etc. Mesmo hoje com todo o trabalho de conscientização realizado pelas escolas e demais grupos da sociedade, os adolescentes ainda são leigos em assuntos de sexualidade e o número de meninas que engravidam precocemente aumenta a cada ano. Em sua grande maioria os jovens são descuidados na hora do ato sexual, preocupando-se com o prazer momentâneo e se esquecendo das consequências de tal atitude, como DSTs e gravidez prematura. É importante que os adolescentes saibam que ainda não possuem maturidade física e psicológica para gerar um filho. Eles estão em plena adolescência, fase onde os estudos deve ser algo primordial. E em alguns casos, a não aceitação por parte da família deixa a situação ainda mais complicada. Necessitando assim, de novos projetos em Políticas Públicas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-07-19T19:33:26Z
2023-07-19T19:33:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/59400
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/59400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672933556551680