Polifarmácia e ocorrência de interações medicamentosas em idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Filipe Demetrio Batista
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62032
Resumo: A polifarmácia e interações medicamentosas, passaram a ser um problemática que vem afetando uma boa parte da população, especialmente na terceira idade. Visto isso, buscou-se como problemáticapara nortear a proposta do trabalho, o seguinte questionamento: de que forma a Polifarmácia e interação medicamentosa, tem influenciado no êxito em algum tipo de tratamento em idosos? Desta forma o objetivo geral foi apresentar uma abordagem com a questão da Polifarmácia e interação medicamentosa em idoso. Justificou-se o trabalho, na intenção de conhecer ainda mais interação de medicamentos bem como a polifarmácia e como estas podem comprometer a saúde da população idosa, visto que grande parte da população, faz utilização da automedicação e associa diversos medicamentos sem orientação profissional, podendo assim perder a eficácia no tratamento de alguma doença. Adotou-se como metodologia para na construção do trabalho, uma pesquisa bibliográfica, para que pudesse obter um melhor embasamento teórico quanto ao tema proposto. Os resultados da pesquisa, evidenciou que a polifarmácia e a interação medicamentosa, traz grandes prejuízos para a saúde da população idosa e conclui-se que se faz necessário um acompanhamento por parte de profissionais da saúde, principalmente o farmacêutico, no que diz respeito a orientação ao uso correto de medicamentos por parte dos idosos.
id Krot_51bbdd742ba88c77ab4c50dca974d65b
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/62032
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Polifarmácia e ocorrência de interações medicamentosas em idososPolifarmáciaInteração medicamentosaIdosoA polifarmácia e interações medicamentosas, passaram a ser um problemática que vem afetando uma boa parte da população, especialmente na terceira idade. Visto isso, buscou-se como problemáticapara nortear a proposta do trabalho, o seguinte questionamento: de que forma a Polifarmácia e interação medicamentosa, tem influenciado no êxito em algum tipo de tratamento em idosos? Desta forma o objetivo geral foi apresentar uma abordagem com a questão da Polifarmácia e interação medicamentosa em idoso. Justificou-se o trabalho, na intenção de conhecer ainda mais interação de medicamentos bem como a polifarmácia e como estas podem comprometer a saúde da população idosa, visto que grande parte da população, faz utilização da automedicação e associa diversos medicamentos sem orientação profissional, podendo assim perder a eficácia no tratamento de alguma doença. Adotou-se como metodologia para na construção do trabalho, uma pesquisa bibliográfica, para que pudesse obter um melhor embasamento teórico quanto ao tema proposto. Os resultados da pesquisa, evidenciou que a polifarmácia e a interação medicamentosa, traz grandes prejuízos para a saúde da população idosa e conclui-se que se faz necessário um acompanhamento por parte de profissionais da saúde, principalmente o farmacêutico, no que diz respeito a orientação ao uso correto de medicamentos por parte dos idosos.2023-08-28T17:33:09Z2023-08-28T17:33:09Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62032SILVA, Filipe Demetrio Batistaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-28T17:33:09Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/62032Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-08-28T17:33:09falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-08-28T17:33:09Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Polifarmácia e ocorrência de interações medicamentosas em idosos
title Polifarmácia e ocorrência de interações medicamentosas em idosos
spellingShingle Polifarmácia e ocorrência de interações medicamentosas em idosos
SILVA, Filipe Demetrio Batista
Polifarmácia
Interação medicamentosa
Idoso
title_short Polifarmácia e ocorrência de interações medicamentosas em idosos
title_full Polifarmácia e ocorrência de interações medicamentosas em idosos
title_fullStr Polifarmácia e ocorrência de interações medicamentosas em idosos
title_full_unstemmed Polifarmácia e ocorrência de interações medicamentosas em idosos
title_sort Polifarmácia e ocorrência de interações medicamentosas em idosos
author SILVA, Filipe Demetrio Batista
author_facet SILVA, Filipe Demetrio Batista
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Filipe Demetrio Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Polifarmácia
Interação medicamentosa
Idoso
topic Polifarmácia
Interação medicamentosa
Idoso
description A polifarmácia e interações medicamentosas, passaram a ser um problemática que vem afetando uma boa parte da população, especialmente na terceira idade. Visto isso, buscou-se como problemáticapara nortear a proposta do trabalho, o seguinte questionamento: de que forma a Polifarmácia e interação medicamentosa, tem influenciado no êxito em algum tipo de tratamento em idosos? Desta forma o objetivo geral foi apresentar uma abordagem com a questão da Polifarmácia e interação medicamentosa em idoso. Justificou-se o trabalho, na intenção de conhecer ainda mais interação de medicamentos bem como a polifarmácia e como estas podem comprometer a saúde da população idosa, visto que grande parte da população, faz utilização da automedicação e associa diversos medicamentos sem orientação profissional, podendo assim perder a eficácia no tratamento de alguma doença. Adotou-se como metodologia para na construção do trabalho, uma pesquisa bibliográfica, para que pudesse obter um melhor embasamento teórico quanto ao tema proposto. Os resultados da pesquisa, evidenciou que a polifarmácia e a interação medicamentosa, traz grandes prejuízos para a saúde da população idosa e conclui-se que se faz necessário um acompanhamento por parte de profissionais da saúde, principalmente o farmacêutico, no que diz respeito a orientação ao uso correto de medicamentos por parte dos idosos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-08-28T17:33:09Z
2023-08-28T17:33:09Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62032
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673015502766080