Transtorno do Espectro Autista: impacto social e familiar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/38312 |
Resumo: | O autismo é definido atualmente como um transtorno do neurodesenvolvimento, com implicações em diversas áreas, como comportamento, comunicação, e interação social. Ainda pouco conhecido e entendido na sociedade, o Transtorno do Espectro Autista (TEA), pode trazer diagnósticos errôneos e tardios, com resistências e sobrecargas familiares. Sendo assim, tendo como objetivo, o presente trabalho se dá na compreensão do impacto social e familiar causado diante de crianças autistas, algumas formas de compreender o autismo, a trajetória do autista e das suas respectivas famílias, o impacto do diagnóstico e a importância do esclarecimento profissional para os familiares e, além disso, como pode ser possível uma melhor inserção desse indivíduo na sociedade. Neste trabalho é demonstrado que, apesar do desenvolvimento acentuadamente atípico na interação social e comunicação, é possível a reinserção social e qualidade de vida, contextualizando a importância do acolhimento às famílias, ampliando os horizontes, quebrando preconceitos e tabus para além do diagnóstico do TEA. A contribuição da Psicologia é imprescindível, intervindo e auxiliando essas famílias, as crianças e toda a equipe multiprofissional inserida no contexto. Trata-se de um estudo exploratório, de caráter bibliográfico, que destaca a importância do profissional da Psicologia no acompanhamento do sujeito TEA, despertando o olhar humano e acolhedor aos estudantes de psicologia, as famílias e a sociedade em relação ao diagnóstico do transtorno na criança. |
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