Acreditação: uma ferramenta de melhoria hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GODOY, Brenda Mery Santos de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/46730
Resumo: Nas últimas décadas com a implementação de novos processos, ferramentas, pesquisas cientificas e novas tecnologias, houve uma melhora considerável na área de prestação de serviço em saúde. O objetivo do presente trabalho é expor, por meio de busca na literatura, dados que comprovem a eficácia das auditorias na promoção da qualidade dos serviços em saúde. Levando em consideração a estrutura do setor de saúde, é apresentado o atual cenário das instituições, conceitos de qualidade e análise e pertinência da auditoria como ferramenta de gestão. Portanto, o propósito desse artigo é apontar a relevância da auditoria no cenário atual das instituições de saúde, se houve mudanças, redução de custos e melhoria na qualidade dos serviços prestados. As conclusões indicam que a utilização da auditoria como uma ferramenta de gestão deve compilar as exigências significantes ao processo tais como planejar, monitorar, avaliar as ações e serviços de saúde, intensificar a capacitação e treinamento permanente de funcionários e a necessidade de investimento em infraestrutura. A implantação de uma gestão da qualidade deve contribuir para a melhoria contínua dos serviços prestados, enfatizando a sua principal função que é a educadora e não somente a supervisora e a corretiva.
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