Análise do Comportamento Aplicada e a eficácia no Transtorno do Espectro Autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORAIS, João Paulo da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/38281
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista é um transtorno do neurodesenvolvimento que impõe ao indivíduo diversos desafios em seu desenvolvimento, os principais se encontram na interação e comunicação socioemocional, hipersensibilidade sensorial, interesses restritos e/ou repetitivos. Estes sinais normalmente podem ser constatados por volta do terceiro ano de idade a depender da intensidade dos sintomas. Para este problema existem numerosos métodos e ferramentas de tratamento, ao passo que na psicologia comportamental é comum o uso da análise do comportamento aplicada (ABA) como alternativa, que também inclui nos seus modelos de intervenção a educação parental. O presente estudo busca entender sobre a eficácia deste método por meio de pesquisa qualitativa, através de revisão bibliográfica de estudos e artigos publicados que relatam resultados empíricos das intervenções orientadas por essa opção de tratamento. Os resultados mostram aspectos favoráveis na aquisição de repertório adaptativo que reforçam a prática da ABA e pontuam alguns fatores que demandam certa atenção por seus efeitos.
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