La contribución del análisis conductual aplicado - ABA en la inclusión de niños con trastorno del espectro autista en el ámbito escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
DOI: | 10.33448/rsd-v12i6.41929 |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41929 |
Resumo: | Este artigo teve como objetivo - compreender a contribuição da ABA na inclusão de crianças com TEA no ambiente escolar. O estudo em questão é de natureza qualitativa, do tipo, bibliográfica – narrativa, onde buscou-se realizar um levantamento bibliográfico na ferramenta digital - Google, tendo como descritores de busca – a importância da ABA na escola ou a contribuição da ABA na inclusão dos alunos na escola. Posteriormente, foi considerado apenas as pesquisas que tinham nos títulos as informações compatíveis com objetivo desta pesquisa. Com isso, foi possível reunir oito pesquisas, sendo seis artigos e dois Trabalhos de Conclusão de Curso. Então, chegou-se à conclusão, por meio desse levantamento que, as pesquisas encontradas reforçam sobre a contribuição da ABA no ambiente educacional, ao qual vem gerando inclusão. Essa contribuição está relacionada com o desenvolvimento da autonomia e o desenvolvimento cognitivo da criança autista, como também, da sua participação social. Para tais benefícios, são necessárias mudanças nas estratégias pedagógicas, como a formação continuada dos professores em ABA, currículo adaptado e um trabalho em conjunto e bem articulado com todos os profissionais envolvidos no processo de aprendizagem da criança. |
id |
UNIFEI_c7353d3e70ebce5d92939993c8a9c571 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41929 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
spelling |
La contribución del análisis conductual aplicado - ABA en la inclusión de niños con trastorno del espectro autista en el ámbito escolarA contribuição da análise do comportamento aplicada – ABA na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista no âmbito escolarThe contribution of applied behavior analysis - ABA in the inclusion of children with autistic spectrum disorder in the school environmentABAAutism spectrum disorderInclusion.Transtorno do espectro autistaABAInclusão.Transtorno del espectro autistaABAInclusión.Este artigo teve como objetivo - compreender a contribuição da ABA na inclusão de crianças com TEA no ambiente escolar. O estudo em questão é de natureza qualitativa, do tipo, bibliográfica – narrativa, onde buscou-se realizar um levantamento bibliográfico na ferramenta digital - Google, tendo como descritores de busca – a importância da ABA na escola ou a contribuição da ABA na inclusão dos alunos na escola. Posteriormente, foi considerado apenas as pesquisas que tinham nos títulos as informações compatíveis com objetivo desta pesquisa. Com isso, foi possível reunir oito pesquisas, sendo seis artigos e dois Trabalhos de Conclusão de Curso. Então, chegou-se à conclusão, por meio desse levantamento que, as pesquisas encontradas reforçam sobre a contribuição da ABA no ambiente educacional, ao qual vem gerando inclusão. Essa contribuição está relacionada com o desenvolvimento da autonomia e o desenvolvimento cognitivo da criança autista, como também, da sua participação social. Para tais benefícios, são necessárias mudanças nas estratégias pedagógicas, como a formação continuada dos professores em ABA, currículo adaptado e um trabalho em conjunto e bem articulado com todos os profissionais envolvidos no processo de aprendizagem da criança.This article aimed to understand the contribution of ABA in the inclusion of children with ASD in the school environment. The study in question is of a qualitative nature, specifically a bibliographic-narrative type, where a literature search was conducted using the digital tool - Google, with search descriptors such as "the importance of ABA in school" or "the contribution of ABA in student inclusion in school." Subsequently, only the research studies with titles containing information relevant to the objective of this research were considered. As a result, eight studies were gathered, including six articles and two undergraduate theses. Therefore, through this survey, it was concluded that the found research studies reinforce the contribution of ABA in the educational environment, which promotes inclusion. This contribution is related to the development of autonomy and cognitive abilities of autistic children, as well as their social participation. To achieve these benefits, changes in pedagogical strategies are necessary, such as ongoing training of teachers in ABA, adapted curriculum, and a collaborative and well-coordinated effort among all professionals involved in the child's learning process.Este artículo tuvo como objetivo comprender la contribución de ABA en la inclusión de niños con TEA en el entorno escolar. El estudio en cuestión es de naturaleza cualitativa, del tipo bibliográfico-narrativo, en el que se realizó una búsqueda bibliográfica en la herramienta digital Google, utilizando descriptores de búsqueda como "la importancia de ABA en la escuela" o "la contribución de ABA en la inclusión de los alumnos en la escuela". Posteriormente, solo se consideraron las investigaciones que tenían en sus títulos información compatible con el objetivo de esta investigación. Como resultado, se recopilaron ocho estudios, incluyendo seis artículos y dos Trabajos de Fin de Grado. Por lo tanto, a través de este estudio se llegó a la conclusión de que las investigaciones encontradas refuerzan la contribución de ABA en el entorno educativo, generando inclusión. Esta contribución está relacionada con el desarrollo de la autonomía y las habilidades cognitivas del niño autista, así como con su participación social. Para lograr estos beneficios, se requieren cambios en las estrategias pedagógicas, como la formación continua de los profesores en ABA, un currículo adaptado y un trabajo conjunto y coordinado con todos los profesionales involucrados en el proceso de aprendizaje del niño.Research, Society and Development2023-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4192910.33448/rsd-v12i6.41929Research, Society and Development; Vol. 12 No. 6; e8112641929Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 6; e8112641929Research, Society and Development; v. 12 n. 6; e81126419292525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41929/34045Copyright (c) 2023 Jislayne Fidelis Felinto; Tatiane Vanessa dos Santos Barbosa ; Marta Betânia Lopes Soares Ferreira; Adriana Bastos de Oliveira Dutra; Maria Saturnino de Figueiredo Gomes; Jéssica da Silva Fidelis; Maria Juscilene Nestor da Silva; Davi Carvalho Drieskenshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFelinto, Jislayne Fidelis Barbosa , Tatiane Vanessa dos Santos Ferreira, Marta Betânia Lopes Soares Dutra, Adriana Bastos de Oliveira Gomes, Maria Saturnino de Figueiredo Fidelis, Jéssica da Silva Silva, Maria Juscilene Nestor da Drieskens, Davi Carvalho 2023-07-06T11:16:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41929Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-07-06T11:16:27Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
La contribución del análisis conductual aplicado - ABA en la inclusión de niños con trastorno del espectro autista en el ámbito escolar A contribuição da análise do comportamento aplicada – ABA na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista no âmbito escolar The contribution of applied behavior analysis - ABA in the inclusion of children with autistic spectrum disorder in the school environment |
title |
La contribución del análisis conductual aplicado - ABA en la inclusión de niños con trastorno del espectro autista en el ámbito escolar |
spellingShingle |
La contribución del análisis conductual aplicado - ABA en la inclusión de niños con trastorno del espectro autista en el ámbito escolar La contribución del análisis conductual aplicado - ABA en la inclusión de niños con trastorno del espectro autista en el ámbito escolar Felinto, Jislayne Fidelis ABA Autism spectrum disorder Inclusion. Transtorno do espectro autista ABA Inclusão. Transtorno del espectro autista ABA Inclusión. Felinto, Jislayne Fidelis ABA Autism spectrum disorder Inclusion. Transtorno do espectro autista ABA Inclusão. Transtorno del espectro autista ABA Inclusión. |
title_short |
La contribución del análisis conductual aplicado - ABA en la inclusión de niños con trastorno del espectro autista en el ámbito escolar |
title_full |
La contribución del análisis conductual aplicado - ABA en la inclusión de niños con trastorno del espectro autista en el ámbito escolar |
title_fullStr |
La contribución del análisis conductual aplicado - ABA en la inclusión de niños con trastorno del espectro autista en el ámbito escolar La contribución del análisis conductual aplicado - ABA en la inclusión de niños con trastorno del espectro autista en el ámbito escolar |
title_full_unstemmed |
La contribución del análisis conductual aplicado - ABA en la inclusión de niños con trastorno del espectro autista en el ámbito escolar La contribución del análisis conductual aplicado - ABA en la inclusión de niños con trastorno del espectro autista en el ámbito escolar |
title_sort |
La contribución del análisis conductual aplicado - ABA en la inclusión de niños con trastorno del espectro autista en el ámbito escolar |
author |
Felinto, Jislayne Fidelis |
author_facet |
Felinto, Jislayne Fidelis Felinto, Jislayne Fidelis Barbosa , Tatiane Vanessa dos Santos Ferreira, Marta Betânia Lopes Soares Dutra, Adriana Bastos de Oliveira Gomes, Maria Saturnino de Figueiredo Fidelis, Jéssica da Silva Silva, Maria Juscilene Nestor da Drieskens, Davi Carvalho Barbosa , Tatiane Vanessa dos Santos Ferreira, Marta Betânia Lopes Soares Dutra, Adriana Bastos de Oliveira Gomes, Maria Saturnino de Figueiredo Fidelis, Jéssica da Silva Silva, Maria Juscilene Nestor da Drieskens, Davi Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa , Tatiane Vanessa dos Santos Ferreira, Marta Betânia Lopes Soares Dutra, Adriana Bastos de Oliveira Gomes, Maria Saturnino de Figueiredo Fidelis, Jéssica da Silva Silva, Maria Juscilene Nestor da Drieskens, Davi Carvalho |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felinto, Jislayne Fidelis Barbosa , Tatiane Vanessa dos Santos Ferreira, Marta Betânia Lopes Soares Dutra, Adriana Bastos de Oliveira Gomes, Maria Saturnino de Figueiredo Fidelis, Jéssica da Silva Silva, Maria Juscilene Nestor da Drieskens, Davi Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ABA Autism spectrum disorder Inclusion. Transtorno do espectro autista ABA Inclusão. Transtorno del espectro autista ABA Inclusión. |
topic |
ABA Autism spectrum disorder Inclusion. Transtorno do espectro autista ABA Inclusão. Transtorno del espectro autista ABA Inclusión. |
description |
Este artigo teve como objetivo - compreender a contribuição da ABA na inclusão de crianças com TEA no ambiente escolar. O estudo em questão é de natureza qualitativa, do tipo, bibliográfica – narrativa, onde buscou-se realizar um levantamento bibliográfico na ferramenta digital - Google, tendo como descritores de busca – a importância da ABA na escola ou a contribuição da ABA na inclusão dos alunos na escola. Posteriormente, foi considerado apenas as pesquisas que tinham nos títulos as informações compatíveis com objetivo desta pesquisa. Com isso, foi possível reunir oito pesquisas, sendo seis artigos e dois Trabalhos de Conclusão de Curso. Então, chegou-se à conclusão, por meio desse levantamento que, as pesquisas encontradas reforçam sobre a contribuição da ABA no ambiente educacional, ao qual vem gerando inclusão. Essa contribuição está relacionada com o desenvolvimento da autonomia e o desenvolvimento cognitivo da criança autista, como também, da sua participação social. Para tais benefícios, são necessárias mudanças nas estratégias pedagógicas, como a formação continuada dos professores em ABA, currículo adaptado e um trabalho em conjunto e bem articulado com todos os profissionais envolvidos no processo de aprendizagem da criança. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41929 10.33448/rsd-v12i6.41929 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41929 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i6.41929 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41929/34045 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 6; e8112641929 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 6; e8112641929 Research, Society and Development; v. 12 n. 6; e8112641929 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1822182214483312640 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.33448/rsd-v12i6.41929 |