La contribución del análisis conductual aplicado - ABA en la inclusión de niños con trastorno del espectro autista en el ámbito escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felinto, Jislayne Fidelis
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Barbosa , Tatiane Vanessa dos Santos, Ferreira, Marta Betânia Lopes Soares, Dutra, Adriana Bastos de Oliveira, Gomes, Maria Saturnino de Figueiredo, Fidelis, Jéssica da Silva, Silva, Maria Juscilene Nestor da, Drieskens, Davi Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
DOI: 10.33448/rsd-v12i6.41929
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41929
Resumo: Este artigo teve como objetivo - compreender a contribuição da ABA na inclusão de crianças com TEA no ambiente escolar. O estudo em questão é de natureza qualitativa, do tipo, bibliográfica – narrativa, onde buscou-se realizar um levantamento bibliográfico na ferramenta digital - Google, tendo como descritores de busca – a importância da ABA na escola ou a contribuição da ABA na inclusão dos alunos na escola. Posteriormente, foi considerado apenas as pesquisas que tinham nos títulos as informações compatíveis com objetivo desta pesquisa. Com isso, foi possível reunir oito pesquisas, sendo seis artigos e dois Trabalhos de Conclusão de Curso. Então, chegou-se à conclusão, por meio desse levantamento que, as pesquisas encontradas reforçam sobre a contribuição da ABA no ambiente educacional, ao qual vem gerando inclusão. Essa contribuição está relacionada com o desenvolvimento da autonomia e o desenvolvimento cognitivo da criança autista, como também, da sua participação social. Para tais benefícios, são necessárias mudanças nas estratégias pedagógicas, como a formação continuada dos professores em ABA, currículo adaptado e um trabalho em conjunto e bem articulado com todos os profissionais envolvidos no processo de aprendizagem da criança.
id UNIFEI_c7353d3e70ebce5d92939993c8a9c571
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41929
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
spelling La contribución del análisis conductual aplicado - ABA en la inclusión de niños con trastorno del espectro autista en el ámbito escolarA contribuição da análise do comportamento aplicada – ABA na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista no âmbito escolarThe contribution of applied behavior analysis - ABA in the inclusion of children with autistic spectrum disorder in the school environmentABAAutism spectrum disorderInclusion.Transtorno do espectro autistaABAInclusão.Transtorno del espectro autistaABAInclusión.Este artigo teve como objetivo - compreender a contribuição da ABA na inclusão de crianças com TEA no ambiente escolar. O estudo em questão é de natureza qualitativa, do tipo, bibliográfica – narrativa, onde buscou-se realizar um levantamento bibliográfico na ferramenta digital - Google, tendo como descritores de busca – a importância da ABA na escola ou a contribuição da ABA na inclusão dos alunos na escola. Posteriormente, foi considerado apenas as pesquisas que tinham nos títulos as informações compatíveis com objetivo desta pesquisa. Com isso, foi possível reunir oito pesquisas, sendo seis artigos e dois Trabalhos de Conclusão de Curso. Então, chegou-se à conclusão, por meio desse levantamento que, as pesquisas encontradas reforçam sobre a contribuição da ABA no ambiente educacional, ao qual vem gerando inclusão. Essa contribuição está relacionada com o desenvolvimento da autonomia e o desenvolvimento cognitivo da criança autista, como também, da sua participação social. Para tais benefícios, são necessárias mudanças nas estratégias pedagógicas, como a formação continuada dos professores em ABA, currículo adaptado e um trabalho em conjunto e bem articulado com todos os profissionais envolvidos no processo de aprendizagem da criança.This article aimed to understand the contribution of ABA in the inclusion of children with ASD in the school environment. The study in question is of a qualitative nature, specifically a bibliographic-narrative type, where a literature search was conducted using the digital tool - Google, with search descriptors such as "the importance of ABA in school" or "the contribution of ABA in student inclusion in school." Subsequently, only the research studies with titles containing information relevant to the objective of this research were considered. As a result, eight studies were gathered, including six articles and two undergraduate theses. Therefore, through this survey, it was concluded that the found research studies reinforce the contribution of ABA in the educational environment, which promotes inclusion. This contribution is related to the development of autonomy and cognitive abilities of autistic children, as well as their social participation. To achieve these benefits, changes in pedagogical strategies are necessary, such as ongoing training of teachers in ABA, adapted curriculum, and a collaborative and well-coordinated effort among all professionals involved in the child's learning process.Este artículo tuvo como objetivo comprender la contribución de ABA en la inclusión de niños con TEA en el entorno escolar. El estudio en cuestión es de naturaleza cualitativa, del tipo bibliográfico-narrativo, en el que se realizó una búsqueda bibliográfica en la herramienta digital Google, utilizando descriptores de búsqueda como "la importancia de ABA en la escuela" o "la contribución de ABA en la inclusión de los alumnos en la escuela". Posteriormente, solo se consideraron las investigaciones que tenían en sus títulos información compatible con el objetivo de esta investigación. Como resultado, se recopilaron ocho estudios, incluyendo seis artículos y dos Trabajos de Fin de Grado. Por lo tanto, a través de este estudio se llegó a la conclusión de que las investigaciones encontradas refuerzan la contribución de ABA en el entorno educativo, generando inclusión. Esta contribución está relacionada con el desarrollo de la autonomía y las habilidades cognitivas del niño autista, así como con su participación social. Para lograr estos beneficios, se requieren cambios en las estrategias pedagógicas, como la formación continua de los profesores en ABA, un currículo adaptado y un trabajo conjunto y coordinado con todos los profesionales involucrados en el proceso de aprendizaje del niño.Research, Society and Development2023-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4192910.33448/rsd-v12i6.41929Research, Society and Development; Vol. 12 No. 6; e8112641929Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 6; e8112641929Research, Society and Development; v. 12 n. 6; e81126419292525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41929/34045Copyright (c) 2023 Jislayne Fidelis Felinto; Tatiane Vanessa dos Santos Barbosa ; Marta Betânia Lopes Soares Ferreira; Adriana Bastos de Oliveira Dutra; Maria Saturnino de Figueiredo Gomes; Jéssica da Silva Fidelis; Maria Juscilene Nestor da Silva; Davi Carvalho Drieskenshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFelinto, Jislayne Fidelis Barbosa , Tatiane Vanessa dos Santos Ferreira, Marta Betânia Lopes Soares Dutra, Adriana Bastos de Oliveira Gomes, Maria Saturnino de Figueiredo Fidelis, Jéssica da Silva Silva, Maria Juscilene Nestor da Drieskens, Davi Carvalho 2023-07-06T11:16:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41929Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-07-06T11:16:27Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv La contribución del análisis conductual aplicado - ABA en la inclusión de niños con trastorno del espectro autista en el ámbito escolar
A contribuição da análise do comportamento aplicada – ABA na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista no âmbito escolar
The contribution of applied behavior analysis - ABA in the inclusion of children with autistic spectrum disorder in the school environment
title La contribución del análisis conductual aplicado - ABA en la inclusión de niños con trastorno del espectro autista en el ámbito escolar
spellingShingle La contribución del análisis conductual aplicado - ABA en la inclusión de niños con trastorno del espectro autista en el ámbito escolar
La contribución del análisis conductual aplicado - ABA en la inclusión de niños con trastorno del espectro autista en el ámbito escolar
Felinto, Jislayne Fidelis
ABA
Autism spectrum disorder
Inclusion.
Transtorno do espectro autista
ABA
Inclusão.
Transtorno del espectro autista
ABA
Inclusión.
Felinto, Jislayne Fidelis
ABA
Autism spectrum disorder
Inclusion.
Transtorno do espectro autista
ABA
Inclusão.
Transtorno del espectro autista
ABA
Inclusión.
title_short La contribución del análisis conductual aplicado - ABA en la inclusión de niños con trastorno del espectro autista en el ámbito escolar
title_full La contribución del análisis conductual aplicado - ABA en la inclusión de niños con trastorno del espectro autista en el ámbito escolar
title_fullStr La contribución del análisis conductual aplicado - ABA en la inclusión de niños con trastorno del espectro autista en el ámbito escolar
La contribución del análisis conductual aplicado - ABA en la inclusión de niños con trastorno del espectro autista en el ámbito escolar
title_full_unstemmed La contribución del análisis conductual aplicado - ABA en la inclusión de niños con trastorno del espectro autista en el ámbito escolar
La contribución del análisis conductual aplicado - ABA en la inclusión de niños con trastorno del espectro autista en el ámbito escolar
title_sort La contribución del análisis conductual aplicado - ABA en la inclusión de niños con trastorno del espectro autista en el ámbito escolar
author Felinto, Jislayne Fidelis
author_facet Felinto, Jislayne Fidelis
Felinto, Jislayne Fidelis
Barbosa , Tatiane Vanessa dos Santos
Ferreira, Marta Betânia Lopes Soares
Dutra, Adriana Bastos de Oliveira
Gomes, Maria Saturnino de Figueiredo
Fidelis, Jéssica da Silva
Silva, Maria Juscilene Nestor da
Drieskens, Davi Carvalho
Barbosa , Tatiane Vanessa dos Santos
Ferreira, Marta Betânia Lopes Soares
Dutra, Adriana Bastos de Oliveira
Gomes, Maria Saturnino de Figueiredo
Fidelis, Jéssica da Silva
Silva, Maria Juscilene Nestor da
Drieskens, Davi Carvalho
author_role author
author2 Barbosa , Tatiane Vanessa dos Santos
Ferreira, Marta Betânia Lopes Soares
Dutra, Adriana Bastos de Oliveira
Gomes, Maria Saturnino de Figueiredo
Fidelis, Jéssica da Silva
Silva, Maria Juscilene Nestor da
Drieskens, Davi Carvalho
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Felinto, Jislayne Fidelis
Barbosa , Tatiane Vanessa dos Santos
Ferreira, Marta Betânia Lopes Soares
Dutra, Adriana Bastos de Oliveira
Gomes, Maria Saturnino de Figueiredo
Fidelis, Jéssica da Silva
Silva, Maria Juscilene Nestor da
Drieskens, Davi Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv ABA
Autism spectrum disorder
Inclusion.
Transtorno do espectro autista
ABA
Inclusão.
Transtorno del espectro autista
ABA
Inclusión.
topic ABA
Autism spectrum disorder
Inclusion.
Transtorno do espectro autista
ABA
Inclusão.
Transtorno del espectro autista
ABA
Inclusión.
description Este artigo teve como objetivo - compreender a contribuição da ABA na inclusão de crianças com TEA no ambiente escolar. O estudo em questão é de natureza qualitativa, do tipo, bibliográfica – narrativa, onde buscou-se realizar um levantamento bibliográfico na ferramenta digital - Google, tendo como descritores de busca – a importância da ABA na escola ou a contribuição da ABA na inclusão dos alunos na escola. Posteriormente, foi considerado apenas as pesquisas que tinham nos títulos as informações compatíveis com objetivo desta pesquisa. Com isso, foi possível reunir oito pesquisas, sendo seis artigos e dois Trabalhos de Conclusão de Curso. Então, chegou-se à conclusão, por meio desse levantamento que, as pesquisas encontradas reforçam sobre a contribuição da ABA no ambiente educacional, ao qual vem gerando inclusão. Essa contribuição está relacionada com o desenvolvimento da autonomia e o desenvolvimento cognitivo da criança autista, como também, da sua participação social. Para tais benefícios, são necessárias mudanças nas estratégias pedagógicas, como a formação continuada dos professores em ABA, currículo adaptado e um trabalho em conjunto e bem articulado com todos os profissionais envolvidos no processo de aprendizagem da criança.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41929
10.33448/rsd-v12i6.41929
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41929
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i6.41929
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41929/34045
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 6; e8112641929
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 6; e8112641929
Research, Society and Development; v. 12 n. 6; e8112641929
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1822182214483312640
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.33448/rsd-v12i6.41929