Influência da microbiota intestinal na aterosclerose

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Leidiana Freitas Xavier dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61875
Resumo: A aterosclerose é uma doença inflamatória crônica, representada como a principal causa subjacente de doenças cardiovasculares. Achados da última década mostram que alterações do microbioma intestinal pode influenciar para o desenvolvimento de doenças metabólicas e cardiovasculares através da ativação do sistema imunológico e alterações no metabolismo do colesterol. Achados da última década mostram que a trimetilamina plasmática pode ser transformada em o N-óxido de trimetilamina no fígado e que o TMAO é um preditor de risco cardiovascular. Fatores extrínsecos como o estilo de vida e dieta são essenciais para a saúde da microbiota intestinal e para saúde do ser humano. Estudos mostram a dieta ocidental pode influenciar negativamente a composição da microbiota e pode levar a inúmeras doenças metabólicas e que um bom padrão alimentar como a dieta do mediterrâneo pode trazer efeitos protetores para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, bem como para uma melhor abundancia microbiana. O estudo teve como objetivo geral possibilitar a compreensão de como o ambiente intestinal pode levar ao desenvolvimento da aterosclerose. Para o desenvolvimento desta revisão bibliográfica, foram realizadas pesquisas através de busca de artigos científicos, dissertações e teses em bancos de dados virtuais. A proposta de mudança no padrão alimentar como modulador da microbiota intestinal se mostra vantajosa por ser capaz de trazer mudanças na qualidade do microbioma, redução da disbiose intestinal e melhora nos fatores influenciadores para a aterosclerose.
id Krot_5a4e65220a6951c8308af14442a121fc
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/61875
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Influência da microbiota intestinal na ateroscleroseMicrobiotaAteroscleroseNutracêuticosN-óxido de trimetilaminaMetabolismo lipídicoA aterosclerose é uma doença inflamatória crônica, representada como a principal causa subjacente de doenças cardiovasculares. Achados da última década mostram que alterações do microbioma intestinal pode influenciar para o desenvolvimento de doenças metabólicas e cardiovasculares através da ativação do sistema imunológico e alterações no metabolismo do colesterol. Achados da última década mostram que a trimetilamina plasmática pode ser transformada em o N-óxido de trimetilamina no fígado e que o TMAO é um preditor de risco cardiovascular. Fatores extrínsecos como o estilo de vida e dieta são essenciais para a saúde da microbiota intestinal e para saúde do ser humano. Estudos mostram a dieta ocidental pode influenciar negativamente a composição da microbiota e pode levar a inúmeras doenças metabólicas e que um bom padrão alimentar como a dieta do mediterrâneo pode trazer efeitos protetores para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, bem como para uma melhor abundancia microbiana. O estudo teve como objetivo geral possibilitar a compreensão de como o ambiente intestinal pode levar ao desenvolvimento da aterosclerose. Para o desenvolvimento desta revisão bibliográfica, foram realizadas pesquisas através de busca de artigos científicos, dissertações e teses em bancos de dados virtuais. A proposta de mudança no padrão alimentar como modulador da microbiota intestinal se mostra vantajosa por ser capaz de trazer mudanças na qualidade do microbioma, redução da disbiose intestinal e melhora nos fatores influenciadores para a aterosclerose.2023-08-25T16:14:35Z2023-08-25T16:14:35Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61875SANTOS, Leidiana Freitas Xavier dosporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-25T16:14:35Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/61875Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-08-25T16:14:35falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-08-25T16:14:35Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Influência da microbiota intestinal na aterosclerose
title Influência da microbiota intestinal na aterosclerose
spellingShingle Influência da microbiota intestinal na aterosclerose
SANTOS, Leidiana Freitas Xavier dos
Microbiota
Aterosclerose
Nutracêuticos
N-óxido de trimetilamina
Metabolismo lipídico
title_short Influência da microbiota intestinal na aterosclerose
title_full Influência da microbiota intestinal na aterosclerose
title_fullStr Influência da microbiota intestinal na aterosclerose
title_full_unstemmed Influência da microbiota intestinal na aterosclerose
title_sort Influência da microbiota intestinal na aterosclerose
author SANTOS, Leidiana Freitas Xavier dos
author_facet SANTOS, Leidiana Freitas Xavier dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Leidiana Freitas Xavier dos
dc.subject.por.fl_str_mv Microbiota
Aterosclerose
Nutracêuticos
N-óxido de trimetilamina
Metabolismo lipídico
topic Microbiota
Aterosclerose
Nutracêuticos
N-óxido de trimetilamina
Metabolismo lipídico
description A aterosclerose é uma doença inflamatória crônica, representada como a principal causa subjacente de doenças cardiovasculares. Achados da última década mostram que alterações do microbioma intestinal pode influenciar para o desenvolvimento de doenças metabólicas e cardiovasculares através da ativação do sistema imunológico e alterações no metabolismo do colesterol. Achados da última década mostram que a trimetilamina plasmática pode ser transformada em o N-óxido de trimetilamina no fígado e que o TMAO é um preditor de risco cardiovascular. Fatores extrínsecos como o estilo de vida e dieta são essenciais para a saúde da microbiota intestinal e para saúde do ser humano. Estudos mostram a dieta ocidental pode influenciar negativamente a composição da microbiota e pode levar a inúmeras doenças metabólicas e que um bom padrão alimentar como a dieta do mediterrâneo pode trazer efeitos protetores para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, bem como para uma melhor abundancia microbiana. O estudo teve como objetivo geral possibilitar a compreensão de como o ambiente intestinal pode levar ao desenvolvimento da aterosclerose. Para o desenvolvimento desta revisão bibliográfica, foram realizadas pesquisas através de busca de artigos científicos, dissertações e teses em bancos de dados virtuais. A proposta de mudança no padrão alimentar como modulador da microbiota intestinal se mostra vantajosa por ser capaz de trazer mudanças na qualidade do microbioma, redução da disbiose intestinal e melhora nos fatores influenciadores para a aterosclerose.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-08-25T16:14:35Z
2023-08-25T16:14:35Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61875
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61875
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672991284854784