A acessibilidade dos pontos de parada do sistema de transporte coletivo de circular: uma revisão de literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58947 |
Resumo: | Sobre as condições atuais dos pontos de parada do sistema de transporte coletivo, se vê muitas pessoas com talento, mas que possui uma limitação física foram excluídas do mercado de trabalho, do convívio social pela demora dos poderes constituídos em oferecer um transporte acessível. Simplesmente um cadeirante, ou com alguém com a perna engessada, idoso, ou pessoa com DV (deficiente visual) é quase impossível andar de ônibus em qualquer região, principalmente em Sorriso MT. De que forma as condições atuais dos pontos de parada do sistema de transporte coletivo influenciam na acessibilidade? O objetivo geral desta pesquisa foi de analisar o cumprimento da normativa (ABN T,2002) quanto ao conforto, utilização e inclusão para que pessoas com mobilidades reduzidas tenham acesso parada de ônibus. Já os objetivos específicos foram de identificar os principais fatores que interferem na acessibilidade do usuário nos pontos de parada; indicar os riscos que podem ser acometidos a pessoa quanto a inexistência do cumprimento normativo; reconhecer a realidade, quanto a inclusão social para ambientes de transporte público. Este artigo foi desenvolvido através de uma Revisão de Literatura, para a pesquisa foram realizadas consultas a livros, teses, dissertações e artigos científicos selecionados através de busca nas bases de dados (livros da biblioteca da UNIC, SciELO, entre outros. As principais considerações finais são de que mesmo individualmente as pessoas com mobilidade reduzida se conscientizaram de que apesar de uma condição física desfavorável não eram pessoas anormais e sim cidadãos que tem o direito de ir e vir. |
id |
Krot_5ac415838a2006554d90a841c0c06333 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/58947 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
STRADA, Bruna2023-07-10T17:31:45Z2023-07-10T17:31:45Z2022https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58947Sobre as condições atuais dos pontos de parada do sistema de transporte coletivo, se vê muitas pessoas com talento, mas que possui uma limitação física foram excluídas do mercado de trabalho, do convívio social pela demora dos poderes constituídos em oferecer um transporte acessível. Simplesmente um cadeirante, ou com alguém com a perna engessada, idoso, ou pessoa com DV (deficiente visual) é quase impossível andar de ônibus em qualquer região, principalmente em Sorriso MT. De que forma as condições atuais dos pontos de parada do sistema de transporte coletivo influenciam na acessibilidade? O objetivo geral desta pesquisa foi de analisar o cumprimento da normativa (ABN T,2002) quanto ao conforto, utilização e inclusão para que pessoas com mobilidades reduzidas tenham acesso parada de ônibus. Já os objetivos específicos foram de identificar os principais fatores que interferem na acessibilidade do usuário nos pontos de parada; indicar os riscos que podem ser acometidos a pessoa quanto a inexistência do cumprimento normativo; reconhecer a realidade, quanto a inclusão social para ambientes de transporte público. Este artigo foi desenvolvido através de uma Revisão de Literatura, para a pesquisa foram realizadas consultas a livros, teses, dissertações e artigos científicos selecionados através de busca nas bases de dados (livros da biblioteca da UNIC, SciELO, entre outros. As principais considerações finais são de que mesmo individualmente as pessoas com mobilidade reduzida se conscientizaram de que apesar de uma condição física desfavorável não eram pessoas anormais e sim cidadãos que tem o direito de ir e vir.AcessibilidadeSistema de transporteEngenharia civilA acessibilidade dos pontos de parada do sistema de transporte coletivo de circular: uma revisão de literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEngenharia Civilporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALBRUNA+STRADA.pdfBRUNA+STRADA.pdfapplication/pdf147430https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/58947/1/BRUNA%2bSTRADA.pdf3eb6001c94dbe4be43adde23073aa187MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/58947/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/589472023-07-10 14:31:45.34oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-07-10T17:31:45falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-07-10T17:31:45Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A acessibilidade dos pontos de parada do sistema de transporte coletivo de circular: uma revisão de literatura |
title |
A acessibilidade dos pontos de parada do sistema de transporte coletivo de circular: uma revisão de literatura |
spellingShingle |
A acessibilidade dos pontos de parada do sistema de transporte coletivo de circular: uma revisão de literatura STRADA, Bruna Acessibilidade Sistema de transporte Engenharia civil |
title_short |
A acessibilidade dos pontos de parada do sistema de transporte coletivo de circular: uma revisão de literatura |
title_full |
A acessibilidade dos pontos de parada do sistema de transporte coletivo de circular: uma revisão de literatura |
title_fullStr |
A acessibilidade dos pontos de parada do sistema de transporte coletivo de circular: uma revisão de literatura |
title_full_unstemmed |
A acessibilidade dos pontos de parada do sistema de transporte coletivo de circular: uma revisão de literatura |
title_sort |
A acessibilidade dos pontos de parada do sistema de transporte coletivo de circular: uma revisão de literatura |
author |
STRADA, Bruna |
author_facet |
STRADA, Bruna |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
STRADA, Bruna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acessibilidade Sistema de transporte Engenharia civil |
topic |
Acessibilidade Sistema de transporte Engenharia civil |
description |
Sobre as condições atuais dos pontos de parada do sistema de transporte coletivo, se vê muitas pessoas com talento, mas que possui uma limitação física foram excluídas do mercado de trabalho, do convívio social pela demora dos poderes constituídos em oferecer um transporte acessível. Simplesmente um cadeirante, ou com alguém com a perna engessada, idoso, ou pessoa com DV (deficiente visual) é quase impossível andar de ônibus em qualquer região, principalmente em Sorriso MT. De que forma as condições atuais dos pontos de parada do sistema de transporte coletivo influenciam na acessibilidade? O objetivo geral desta pesquisa foi de analisar o cumprimento da normativa (ABN T,2002) quanto ao conforto, utilização e inclusão para que pessoas com mobilidades reduzidas tenham acesso parada de ônibus. Já os objetivos específicos foram de identificar os principais fatores que interferem na acessibilidade do usuário nos pontos de parada; indicar os riscos que podem ser acometidos a pessoa quanto a inexistência do cumprimento normativo; reconhecer a realidade, quanto a inclusão social para ambientes de transporte público. Este artigo foi desenvolvido através de uma Revisão de Literatura, para a pesquisa foram realizadas consultas a livros, teses, dissertações e artigos científicos selecionados através de busca nas bases de dados (livros da biblioteca da UNIC, SciELO, entre outros. As principais considerações finais são de que mesmo individualmente as pessoas com mobilidade reduzida se conscientizaram de que apesar de uma condição física desfavorável não eram pessoas anormais e sim cidadãos que tem o direito de ir e vir. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-10T17:31:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-10T17:31:45Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58947 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58947 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/58947/1/BRUNA%2bSTRADA.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/58947/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3eb6001c94dbe4be43adde23073aa187 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460325579227136 |