A relação do direito penal com o direito processual penal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Diego Patrick de Souza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/59703
Resumo: Esta pesquisa teve objetivo analisar a relação do direito penal com o direito processual penal no contexto brasileiro deslocando ao ponto histórico dos modelos prisionais, tal como o movimento de ressocialização e os dilemas na garantia mínima de condições para que esta se torne satisfatória a intervenção das políticas públicas para prepará-los a retornar ao convívio social. Metodologia de abordagem qualitativa, descritiva do tipo bibliográfica. Os resultados apontam é preciso refletir em novas políticas públicas que realmente garantam os direitos humanos, a implantação de novos presídios aliviará a carga dos demais, possibilitando, assim, trabalhar mais a ressocialização. As Políticas Públicas de Direito Penal e do Direito Processual no Brasil, situando-a no contexto histórico atual evidenciando a realidade do sistema carcerário brasileiro. Desta forma, há necessidade que se realizem mais estudos na área, tanto pela área de direito, quanto demais áreas da saúde, humanas e sociais, principalmente com maior tempo para coleta de dados para evidenciar a erradicação da superlotação no sistema prisional brasileiro, uma vez que através de ações de ressocialização do preso diminua rebeliões e/ou a propagação de doenças na rebelião e se tornar escolas do crime. Conclui-se, a ressocialização tem um papel fundamental e de extrema importância, para ser debatido e priorizado na sociedade, visto que se resolveriam juntamente mais problemas encadeados, como a criminalidade, a reinserção, os gastos do Estado com os detentos. É de interesse de todo corpo social que as leis que já existem possam funcionar na prática, com rigor, para que o país não seja conhecido como um lugar de impunidade e sim aonde a criminalidade desacelere dia após dia e que os textos normativos são cumpridos e funcionem.
id Krot_5b7f59ba42441f0e4300ac7c5b8f250c
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/59703
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling A relação do direito penal com o direito processual penalDireito penalDireito processualPrincípiosEsta pesquisa teve objetivo analisar a relação do direito penal com o direito processual penal no contexto brasileiro deslocando ao ponto histórico dos modelos prisionais, tal como o movimento de ressocialização e os dilemas na garantia mínima de condições para que esta se torne satisfatória a intervenção das políticas públicas para prepará-los a retornar ao convívio social. Metodologia de abordagem qualitativa, descritiva do tipo bibliográfica. Os resultados apontam é preciso refletir em novas políticas públicas que realmente garantam os direitos humanos, a implantação de novos presídios aliviará a carga dos demais, possibilitando, assim, trabalhar mais a ressocialização. As Políticas Públicas de Direito Penal e do Direito Processual no Brasil, situando-a no contexto histórico atual evidenciando a realidade do sistema carcerário brasileiro. Desta forma, há necessidade que se realizem mais estudos na área, tanto pela área de direito, quanto demais áreas da saúde, humanas e sociais, principalmente com maior tempo para coleta de dados para evidenciar a erradicação da superlotação no sistema prisional brasileiro, uma vez que através de ações de ressocialização do preso diminua rebeliões e/ou a propagação de doenças na rebelião e se tornar escolas do crime. Conclui-se, a ressocialização tem um papel fundamental e de extrema importância, para ser debatido e priorizado na sociedade, visto que se resolveriam juntamente mais problemas encadeados, como a criminalidade, a reinserção, os gastos do Estado com os detentos. É de interesse de todo corpo social que as leis que já existem possam funcionar na prática, com rigor, para que o país não seja conhecido como um lugar de impunidade e sim aonde a criminalidade desacelere dia após dia e que os textos normativos são cumpridos e funcionem.2023-07-31T18:54:46Z2023-07-31T18:54:46Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/59703RODRIGUES, Diego Patrick de Souzaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-31T18:54:46Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/59703Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-07-31T18:54:46falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-07-31T18:54:46Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv A relação do direito penal com o direito processual penal
title A relação do direito penal com o direito processual penal
spellingShingle A relação do direito penal com o direito processual penal
RODRIGUES, Diego Patrick de Souza
Direito penal
Direito processual
Princípios
title_short A relação do direito penal com o direito processual penal
title_full A relação do direito penal com o direito processual penal
title_fullStr A relação do direito penal com o direito processual penal
title_full_unstemmed A relação do direito penal com o direito processual penal
title_sort A relação do direito penal com o direito processual penal
author RODRIGUES, Diego Patrick de Souza
author_facet RODRIGUES, Diego Patrick de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RODRIGUES, Diego Patrick de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Direito penal
Direito processual
Princípios
topic Direito penal
Direito processual
Princípios
description Esta pesquisa teve objetivo analisar a relação do direito penal com o direito processual penal no contexto brasileiro deslocando ao ponto histórico dos modelos prisionais, tal como o movimento de ressocialização e os dilemas na garantia mínima de condições para que esta se torne satisfatória a intervenção das políticas públicas para prepará-los a retornar ao convívio social. Metodologia de abordagem qualitativa, descritiva do tipo bibliográfica. Os resultados apontam é preciso refletir em novas políticas públicas que realmente garantam os direitos humanos, a implantação de novos presídios aliviará a carga dos demais, possibilitando, assim, trabalhar mais a ressocialização. As Políticas Públicas de Direito Penal e do Direito Processual no Brasil, situando-a no contexto histórico atual evidenciando a realidade do sistema carcerário brasileiro. Desta forma, há necessidade que se realizem mais estudos na área, tanto pela área de direito, quanto demais áreas da saúde, humanas e sociais, principalmente com maior tempo para coleta de dados para evidenciar a erradicação da superlotação no sistema prisional brasileiro, uma vez que através de ações de ressocialização do preso diminua rebeliões e/ou a propagação de doenças na rebelião e se tornar escolas do crime. Conclui-se, a ressocialização tem um papel fundamental e de extrema importância, para ser debatido e priorizado na sociedade, visto que se resolveriam juntamente mais problemas encadeados, como a criminalidade, a reinserção, os gastos do Estado com os detentos. É de interesse de todo corpo social que as leis que já existem possam funcionar na prática, com rigor, para que o país não seja conhecido como um lugar de impunidade e sim aonde a criminalidade desacelere dia após dia e que os textos normativos são cumpridos e funcionem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-31T18:54:46Z
2023-07-31T18:54:46Z
2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/59703
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/59703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672978187091968