Alfabetizar Letrando na Educação Infantil: Desafios e Possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65542 |
Resumo: | Este trabalho teve por objetivo refletir sobre os desafios da prática pedagógica para alfabetizar letrando. Para tanto, por meio de pesquisa bibliográfica, a qual contou com autores como Soares (1998; 2003; 2004), Albuquerque (2007), Ferreiro (2002), e levantamento de dados através de observações e entrevistas com professoras de um colégio particular bem conceituado de Ipatinga, município de Minas Gerais. Fez-se necessário a observação de aulas práticas para exemplificar as atividades realizadas pelos profissionais entrevistados e verificar as diferenças significativas entre uma prática e outra para compreender aspectos próprios do processo de alfabetização e letramento. Como resultado da pesquisa observou-se que os desafios dos profissionais da educação infantil do colégio em referência são grandes, pois os alunos já chegam letrados e estas reconhecem a necessidade da articulação entre as teorias de alfabetização e letramento e a prática educacional. |
id |
Krot_5babfe6cb6eb581713406db8bbf5e891 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/65542 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
Alfabetizar Letrando na Educação Infantil: Desafios e PossibilidadesAlfabetizaçãoLetramentoAlfabetizar letrandoEste trabalho teve por objetivo refletir sobre os desafios da prática pedagógica para alfabetizar letrando. Para tanto, por meio de pesquisa bibliográfica, a qual contou com autores como Soares (1998; 2003; 2004), Albuquerque (2007), Ferreiro (2002), e levantamento de dados através de observações e entrevistas com professoras de um colégio particular bem conceituado de Ipatinga, município de Minas Gerais. Fez-se necessário a observação de aulas práticas para exemplificar as atividades realizadas pelos profissionais entrevistados e verificar as diferenças significativas entre uma prática e outra para compreender aspectos próprios do processo de alfabetização e letramento. Como resultado da pesquisa observou-se que os desafios dos profissionais da educação infantil do colégio em referência são grandes, pois os alunos já chegam letrados e estas reconhecem a necessidade da articulação entre as teorias de alfabetização e letramento e a prática educacional.2023-11-03T13:52:47Z2023-11-03T13:52:47Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65542GONZAGA, Maria Cristina Almeida DuarteBARROS, Gabriela Bicalhoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-03T13:52:47Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/65542Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-11-03T13:52:47falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-11-03T13:52:47Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetizar Letrando na Educação Infantil: Desafios e Possibilidades |
title |
Alfabetizar Letrando na Educação Infantil: Desafios e Possibilidades |
spellingShingle |
Alfabetizar Letrando na Educação Infantil: Desafios e Possibilidades GONZAGA, Maria Cristina Almeida Duarte Alfabetização Letramento Alfabetizar letrando |
title_short |
Alfabetizar Letrando na Educação Infantil: Desafios e Possibilidades |
title_full |
Alfabetizar Letrando na Educação Infantil: Desafios e Possibilidades |
title_fullStr |
Alfabetizar Letrando na Educação Infantil: Desafios e Possibilidades |
title_full_unstemmed |
Alfabetizar Letrando na Educação Infantil: Desafios e Possibilidades |
title_sort |
Alfabetizar Letrando na Educação Infantil: Desafios e Possibilidades |
author |
GONZAGA, Maria Cristina Almeida Duarte |
author_facet |
GONZAGA, Maria Cristina Almeida Duarte BARROS, Gabriela Bicalho |
author_role |
author |
author2 |
BARROS, Gabriela Bicalho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GONZAGA, Maria Cristina Almeida Duarte BARROS, Gabriela Bicalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Letramento Alfabetizar letrando |
topic |
Alfabetização Letramento Alfabetizar letrando |
description |
Este trabalho teve por objetivo refletir sobre os desafios da prática pedagógica para alfabetizar letrando. Para tanto, por meio de pesquisa bibliográfica, a qual contou com autores como Soares (1998; 2003; 2004), Albuquerque (2007), Ferreiro (2002), e levantamento de dados através de observações e entrevistas com professoras de um colégio particular bem conceituado de Ipatinga, município de Minas Gerais. Fez-se necessário a observação de aulas práticas para exemplificar as atividades realizadas pelos profissionais entrevistados e verificar as diferenças significativas entre uma prática e outra para compreender aspectos próprios do processo de alfabetização e letramento. Como resultado da pesquisa observou-se que os desafios dos profissionais da educação infantil do colégio em referência são grandes, pois os alunos já chegam letrados e estas reconhecem a necessidade da articulação entre as teorias de alfabetização e letramento e a prática educacional. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-03T13:52:47Z 2023-11-03T13:52:47Z 2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65542 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65542 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672986446725120 |