ALFABETIZANDO NOS ANOS INICIAIS: DESAFIOS ATUAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Unifebe |
Texto Completo: | https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/325 |
Resumo: | O tema abordado neste artigo trata-se da alfabetização nos anos iniciais: desafios atuais, tendo como foco a problemática voltada aos desafios que os professores têm para alfabetizar, trazendo algumas obras para dialogar sobre o assunto, bem como relatar sobre os métodos que foram criados ao longo da história da educação. No decorrer do artigo observa-se que as crianças passam por alguns níveis conceituais da escrita para serem alfabetizadas e que este é de responsabilidade do professor conhecer e compreender para auxiliar a criança avançar no processo de alfabetização e letramento. O tema em questão ousa em informar a acadêmicos e profissionais interessados em ampliar seus conhecimentos e as práticas referentes à história da alfabetização no Brasil, e esclarecer os conceitos sobre alfabetização e letramento. Para a realização da pesquisa e a escrita deste artigo a metodologia utilizada foi a partir das observações em sala aula do 2ª ano, e aplicação de um questionário a uma professora da Associação Dehoniana Brasil Meridional (Colégio São Luiz). Esta pesquisa ainda que tímida deseja-se que permita refletir e propor breve encaminhamento, quando se observa que este trabalho desenvolvido é fundamental para conhecer e esclarecer alguns conceitos, sobre a alfabetização nos anos iniciais e analisar os desafios atuais, relatando a importância de o professor buscar sempre e continuadamente o aperfeiçoamento, ou seja, a formação continuada, com vistas a melhorar a cada dia a sua prática alfabetizadora em sala de aula. |
id |
UNIFEBE-1_0a7589794d07e2af70084c0401bf129d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unifebe.edu.br:article/325 |
network_acronym_str |
UNIFEBE-1 |
network_name_str |
Revista da Unifebe |
repository_id_str |
|
spelling |
ALFABETIZANDO NOS ANOS INICIAIS: DESAFIOS ATUAISAlfabetização. Letramento. Prática Alfabetizadora. Formação.O tema abordado neste artigo trata-se da alfabetização nos anos iniciais: desafios atuais, tendo como foco a problemática voltada aos desafios que os professores têm para alfabetizar, trazendo algumas obras para dialogar sobre o assunto, bem como relatar sobre os métodos que foram criados ao longo da história da educação. No decorrer do artigo observa-se que as crianças passam por alguns níveis conceituais da escrita para serem alfabetizadas e que este é de responsabilidade do professor conhecer e compreender para auxiliar a criança avançar no processo de alfabetização e letramento. O tema em questão ousa em informar a acadêmicos e profissionais interessados em ampliar seus conhecimentos e as práticas referentes à história da alfabetização no Brasil, e esclarecer os conceitos sobre alfabetização e letramento. Para a realização da pesquisa e a escrita deste artigo a metodologia utilizada foi a partir das observações em sala aula do 2ª ano, e aplicação de um questionário a uma professora da Associação Dehoniana Brasil Meridional (Colégio São Luiz). Esta pesquisa ainda que tímida deseja-se que permita refletir e propor breve encaminhamento, quando se observa que este trabalho desenvolvido é fundamental para conhecer e esclarecer alguns conceitos, sobre a alfabetização nos anos iniciais e analisar os desafios atuais, relatando a importância de o professor buscar sempre e continuadamente o aperfeiçoamento, ou seja, a formação continuada, com vistas a melhorar a cada dia a sua prática alfabetizadora em sala de aula.UNIFEBE2014-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/325Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 14 (2014)2177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/325/133Spotti, DianaGomes, Marcilene Pöpperinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-25T05:49:33Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/325Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebePUBhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2016-12-25T05:49:33Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ALFABETIZANDO NOS ANOS INICIAIS: DESAFIOS ATUAIS |
title |
ALFABETIZANDO NOS ANOS INICIAIS: DESAFIOS ATUAIS |
spellingShingle |
ALFABETIZANDO NOS ANOS INICIAIS: DESAFIOS ATUAIS Spotti, Diana Alfabetização. Letramento. Prática Alfabetizadora. Formação. |
title_short |
ALFABETIZANDO NOS ANOS INICIAIS: DESAFIOS ATUAIS |
title_full |
ALFABETIZANDO NOS ANOS INICIAIS: DESAFIOS ATUAIS |
title_fullStr |
ALFABETIZANDO NOS ANOS INICIAIS: DESAFIOS ATUAIS |
title_full_unstemmed |
ALFABETIZANDO NOS ANOS INICIAIS: DESAFIOS ATUAIS |
title_sort |
ALFABETIZANDO NOS ANOS INICIAIS: DESAFIOS ATUAIS |
author |
Spotti, Diana |
author_facet |
Spotti, Diana Gomes, Marcilene Pöpper |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Marcilene Pöpper |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Spotti, Diana Gomes, Marcilene Pöpper |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização. Letramento. Prática Alfabetizadora. Formação. |
topic |
Alfabetização. Letramento. Prática Alfabetizadora. Formação. |
description |
O tema abordado neste artigo trata-se da alfabetização nos anos iniciais: desafios atuais, tendo como foco a problemática voltada aos desafios que os professores têm para alfabetizar, trazendo algumas obras para dialogar sobre o assunto, bem como relatar sobre os métodos que foram criados ao longo da história da educação. No decorrer do artigo observa-se que as crianças passam por alguns níveis conceituais da escrita para serem alfabetizadas e que este é de responsabilidade do professor conhecer e compreender para auxiliar a criança avançar no processo de alfabetização e letramento. O tema em questão ousa em informar a acadêmicos e profissionais interessados em ampliar seus conhecimentos e as práticas referentes à história da alfabetização no Brasil, e esclarecer os conceitos sobre alfabetização e letramento. Para a realização da pesquisa e a escrita deste artigo a metodologia utilizada foi a partir das observações em sala aula do 2ª ano, e aplicação de um questionário a uma professora da Associação Dehoniana Brasil Meridional (Colégio São Luiz). Esta pesquisa ainda que tímida deseja-se que permita refletir e propor breve encaminhamento, quando se observa que este trabalho desenvolvido é fundamental para conhecer e esclarecer alguns conceitos, sobre a alfabetização nos anos iniciais e analisar os desafios atuais, relatando a importância de o professor buscar sempre e continuadamente o aperfeiçoamento, ou seja, a formação continuada, com vistas a melhorar a cada dia a sua prática alfabetizadora em sala de aula. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/325 |
url |
https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/325 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/325/133 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIFEBE |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIFEBE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 14 (2014) 2177-742X 1679-8708 reponame:Revista da Unifebe instname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) instacron:UNIFEBE |
instname_str |
Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) |
instacron_str |
UNIFEBE |
institution |
UNIFEBE |
reponame_str |
Revista da Unifebe |
collection |
Revista da Unifebe |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br |
_version_ |
1809464891593981952 |