ALFABETIZANDO NOS ANOS INICIAIS: DESAFIOS ATUAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spotti, Diana
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gomes, Marcilene Pöpper
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Unifebe
Texto Completo: https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/325
Resumo: O tema abordado neste artigo trata-se da alfabetização nos anos iniciais: desafios atuais, tendo como foco a problemática voltada aos desafios que os professores têm para alfabetizar, trazendo algumas obras para dialogar sobre o assunto, bem como relatar sobre os métodos que foram criados ao longo da história da educação. No decorrer do artigo observa-se que as crianças passam por alguns níveis conceituais da escrita para serem alfabetizadas e que este é de responsabilidade do professor conhecer e compreender para auxiliar a criança avançar no processo de alfabetização e letramento. O tema em questão ousa em informar a acadêmicos e profissionais interessados em ampliar seus conhecimentos e as práticas referentes à história da alfabetização no Brasil, e esclarecer os conceitos sobre alfabetização e letramento. Para a realização da pesquisa e a escrita deste artigo a metodologia utilizada foi a partir das observações em sala aula do 2ª ano, e aplicação de um questionário a uma professora da Associação Dehoniana Brasil Meridional (Colégio São Luiz). Esta pesquisa ainda que tímida deseja-se que permita refletir e propor breve encaminhamento, quando se observa que este trabalho desenvolvido é fundamental para conhecer e esclarecer alguns conceitos, sobre a alfabetização nos anos iniciais e analisar os desafios atuais, relatando a importância de o professor buscar sempre e continuadamente o aperfeiçoamento, ou seja, a formação continuada, com vistas a melhorar a cada dia a sua prática alfabetizadora em sala de aula.
id UNIFEBE-1_0a7589794d07e2af70084c0401bf129d
oai_identifier_str oai:periodicos.unifebe.edu.br:article/325
network_acronym_str UNIFEBE-1
network_name_str Revista da Unifebe
repository_id_str
spelling ALFABETIZANDO NOS ANOS INICIAIS: DESAFIOS ATUAISAlfabetização. Letramento. Prática Alfabetizadora. Formação.O tema abordado neste artigo trata-se da alfabetização nos anos iniciais: desafios atuais, tendo como foco a problemática voltada aos desafios que os professores têm para alfabetizar, trazendo algumas obras para dialogar sobre o assunto, bem como relatar sobre os métodos que foram criados ao longo da história da educação. No decorrer do artigo observa-se que as crianças passam por alguns níveis conceituais da escrita para serem alfabetizadas e que este é de responsabilidade do professor conhecer e compreender para auxiliar a criança avançar no processo de alfabetização e letramento. O tema em questão ousa em informar a acadêmicos e profissionais interessados em ampliar seus conhecimentos e as práticas referentes à história da alfabetização no Brasil, e esclarecer os conceitos sobre alfabetização e letramento. Para a realização da pesquisa e a escrita deste artigo a metodologia utilizada foi a partir das observações em sala aula do 2ª ano, e aplicação de um questionário a uma professora da Associação Dehoniana Brasil Meridional (Colégio São Luiz). Esta pesquisa ainda que tímida deseja-se que permita refletir e propor breve encaminhamento, quando se observa que este trabalho desenvolvido é fundamental para conhecer e esclarecer alguns conceitos, sobre a alfabetização nos anos iniciais e analisar os desafios atuais, relatando a importância de o professor buscar sempre e continuadamente o aperfeiçoamento, ou seja, a formação continuada, com vistas a melhorar a cada dia a sua prática alfabetizadora em sala de aula.UNIFEBE2014-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/325Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 14 (2014)2177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/325/133Spotti, DianaGomes, Marcilene Pöpperinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-25T05:49:33Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/325Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebePUBhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2016-12-25T05:49:33Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false
dc.title.none.fl_str_mv ALFABETIZANDO NOS ANOS INICIAIS: DESAFIOS ATUAIS
title ALFABETIZANDO NOS ANOS INICIAIS: DESAFIOS ATUAIS
spellingShingle ALFABETIZANDO NOS ANOS INICIAIS: DESAFIOS ATUAIS
Spotti, Diana
Alfabetização. Letramento. Prática Alfabetizadora. Formação.
title_short ALFABETIZANDO NOS ANOS INICIAIS: DESAFIOS ATUAIS
title_full ALFABETIZANDO NOS ANOS INICIAIS: DESAFIOS ATUAIS
title_fullStr ALFABETIZANDO NOS ANOS INICIAIS: DESAFIOS ATUAIS
title_full_unstemmed ALFABETIZANDO NOS ANOS INICIAIS: DESAFIOS ATUAIS
title_sort ALFABETIZANDO NOS ANOS INICIAIS: DESAFIOS ATUAIS
author Spotti, Diana
author_facet Spotti, Diana
Gomes, Marcilene Pöpper
author_role author
author2 Gomes, Marcilene Pöpper
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Spotti, Diana
Gomes, Marcilene Pöpper
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização. Letramento. Prática Alfabetizadora. Formação.
topic Alfabetização. Letramento. Prática Alfabetizadora. Formação.
description O tema abordado neste artigo trata-se da alfabetização nos anos iniciais: desafios atuais, tendo como foco a problemática voltada aos desafios que os professores têm para alfabetizar, trazendo algumas obras para dialogar sobre o assunto, bem como relatar sobre os métodos que foram criados ao longo da história da educação. No decorrer do artigo observa-se que as crianças passam por alguns níveis conceituais da escrita para serem alfabetizadas e que este é de responsabilidade do professor conhecer e compreender para auxiliar a criança avançar no processo de alfabetização e letramento. O tema em questão ousa em informar a acadêmicos e profissionais interessados em ampliar seus conhecimentos e as práticas referentes à história da alfabetização no Brasil, e esclarecer os conceitos sobre alfabetização e letramento. Para a realização da pesquisa e a escrita deste artigo a metodologia utilizada foi a partir das observações em sala aula do 2ª ano, e aplicação de um questionário a uma professora da Associação Dehoniana Brasil Meridional (Colégio São Luiz). Esta pesquisa ainda que tímida deseja-se que permita refletir e propor breve encaminhamento, quando se observa que este trabalho desenvolvido é fundamental para conhecer e esclarecer alguns conceitos, sobre a alfabetização nos anos iniciais e analisar os desafios atuais, relatando a importância de o professor buscar sempre e continuadamente o aperfeiçoamento, ou seja, a formação continuada, com vistas a melhorar a cada dia a sua prática alfabetizadora em sala de aula.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/325
url https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/325/133
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
dc.source.none.fl_str_mv Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 14 (2014)
2177-742X
1679-8708
reponame:Revista da Unifebe
instname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron:UNIFEBE
instname_str Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron_str UNIFEBE
institution UNIFEBE
reponame_str Revista da Unifebe
collection Revista da Unifebe
repository.name.fl_str_mv Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
repository.mail.fl_str_mv revistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br
_version_ 1809464891593981952