Libras na educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/49139 |
Resumo: | A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é a língua utilizada pelos surdos no Brasil, através dessa língua acontece a comunicação entre surdos e ouvintes, porem essa comunicação não é tão fácil como aparenta ser, por muitos anos os surdos foram prejudicados por falta dessa comunicação e quando falamos sobre inclusão precisamos estar preparados para que essa modalidade seja feita na integra, sabemos que a inclusão social é tema que tem ganhando seu espaço nas escolares regulares, porem raramente ouvimos falar sobre a utilização da libras sendo utilizada para crianças ouvintes, embora sabemos a importância de uma segunda língua na infância, precisamos analisar e conquistar novos caminhos para cada vez mais essa inclusão seja feita na integra e através dessa pesquisa os profissionais poderão refletir sobre a diversidade, valores e saberes, pois cada criança possui suas dificuldades e limitações e principalmente em uma sala de inclusão. A comunicação é um fator fundamental na integração, participação e socialização das pessoas e essa importância vem da Declaração Universal de Direitos Humanos, segundo o IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a Comunidade surda no Brasil equivale a mais de dez milhões de pessoas com níveis diferentes de surdez e dentre 2,7 milhões são totalmente surdos, acredita-se que esses surdos enfrentam grandes barreiras ao longo da vida e essas barreiras impedem o seu desenvolvimento social e grande parte foi em função de dificuldade de comunicação que existe entre os surdos e ouvintes, nesse sentido torna-se um dos principais a socialização dos surdos e por consequências implica em falta de acesso à educação de qualidade e dificuldade do convívio escolar e na inserção no mercado de trabalho. Discutimos o conceito e a concepção de linguagem para compreender a língua de sinais, leis que relatam o direito de um cidadão surdo, pois falar sobre inclusão, principalmente de um surdo vai além de colocar um interprete em sala de aula, precisamos preparar os que convivem com o surdo e não é só a familia, pois precisamos valorizar mais o convívio escolar, com isso, poderíamos adotar a libras como nosso segundo idioma e implementar em toda rede pública, pois temos como objetivo compreender a inclusão nos anos iniciais, a importância da linguagem entre o surdo e o ouvinte, os benefícios e possibilidades da comunicação entre ambos, podemos com isso valorizar a diversidade desde a educação infantil e obter resultados excedentes na inclusão infantil. |
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