A importância do ensino de libras na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DUARTE, Juliana Peres da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45400
Resumo: A Língua Brasileira de Sinais (Libras) se mostra um dos principais instrumentos a serem explorados pelos profissionais da educação inclusiva do aluno com deficiência auditiva, tendo em vista que permite a essa parcela da população uma interação mais objetiva e direta com os demais presentes na sala de aula, permitindo assim participação ativa do aluno na sua própria evolução educacional e facilita o desenvolvimento pedagógico por parte do profissional da educação. Assim sendo, a tarefa de realizar a inclusão da Libras na Educação Infantil é de elementar importância, e exige muita atenção por parte do profissional e teórico da Pedagogia, pois o tratamento e oportunidades devem ocorrer de forma igualitária, e as suas necessidades satisfeitas como as de qualquer outra pessoa, não obstante, as especificidades de cada caso que devem ser observadas sempre com especial atenção, e o cuidado e paciência por parte do profissional, principalmente em relação a esta etapa de ensino, período de elementar relevância para o acolhimento do aluno ao ambiente da educação. Neste contexto, este estudo de revisão bibliográfica tem como objetivo entender como trabalhar Libras na Educação Infantil. E como objetivos específicos: Apontar o método usado no ensino de Libras para a Educação Infantil; Apresentar a inclusão e desenvolvimento da criança deficiente auditiva na Educação Infantil, demonstrando a finalidade do ensino de Libras para inclusão destas crianças; Demonstrar e conhecer a aprendizagem das crianças surdas por meio da língua brasileira de sinais. Diante da seguinte questão: Por que trabalhar com o ensino de Libras na Educação Infantil? Considerando que é sem dúvida e indispensável para a inclusão nas escolas brasileiras, ensinar a criança surda a se comunicar por meio da Libras desde a Educação Infantil, possibilitando a esta a assimilação dos conteúdos e atividades aplicadas em sala de aula pelo professor, sendo as mesmas adaptadas a essas crianças, dando-lhes a oportunidade de se desenvolver, interagir e descobrir um mundo novo à sua frente, sem discriminação ou preconceito.
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Assim sendo, a tarefa de realizar a inclusão da Libras na Educação Infantil é de elementar importância, e exige muita atenção por parte do profissional e teórico da Pedagogia, pois o tratamento e oportunidades devem ocorrer de forma igualitária, e as suas necessidades satisfeitas como as de qualquer outra pessoa, não obstante, as especificidades de cada caso que devem ser observadas sempre com especial atenção, e o cuidado e paciência por parte do profissional, principalmente em relação a esta etapa de ensino, período de elementar relevância para o acolhimento do aluno ao ambiente da educação. Neste contexto, este estudo de revisão bibliográfica tem como objetivo entender como trabalhar Libras na Educação Infantil. 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