DESENVOLVIMENTO DE CHATBOT PARA AVA BLACKBOARD: RELATO DE EXPERIÊNCIA
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35883 |
Resumo: | O RELATO DE EXPERIÊNCIA TRATA DA EXPERIÊNCIA DE UM CHATBOT DESENVOLVIDO PARA A PLATAFORMA DE LMS BLACKBOARD. UTILIZOU-SE COMO RECURSOS AS APIS DO BLIP.AI, O MOTOR DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) DO DIALOGFLOW E O CANAL DO BLIPCHAT COMO WIDGETS (ELEMENTOS DE INTERAÇÃO) PARA EMBUTI-LO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. O AGENTE CONVERSACIONAL INTELIGENTE É CAPAZ DE CONVERSAR COM UM USUÁRIO UTILIZANDO-SE UM PADRÃO DE LINGUAGEM NATURAL (NEURO-LINGUISTIC PROGRAMMING, NLP) DE MANEIRA SIMILAR A UM DIÁLOGO ENTRE SERES HUMANOS. O IA FOI DENOMINADO DE ZEKI COELHO (PERSONA DE CHATBOT QUE SIGNIFICA GAROTO ESPERTO) E REALIZA UM PAPEL IMPORTANTE EM RESPONDER A CONSULTA DO USUÁRIO, INTERAGINDO COM INFORMAÇÕES TEXTUAIS E USO DE OUTRAS LINGUAGENS (A EXEMPLO DE EMOJI, VÍDEO, IMAGEM ENTRE OUTROS RECURSOS) QUE AUMENTEM O ENGAJAMENTO DOS USUÁRIOS NOS MOMENTOS DE DIÁLOGOS, RESPONDENDO COM MENSAGENS PERSONALIZADAS A PERGUNTA, REPRODUZINDO ASSIM OS RESPOSTAS JÁ CADASTRADOS NA BASE DE COMUNICAÇÃO, PARA ATENDER AS NECESSIDADES DO USUÁRIO. NESSA EXPERIÊNCIA, FOI DESENVOLVIDO UM ESTUDO PILOTO, E ESCOLHIDAS DUAS DISCIPLINAS PARA APLICAR A IA, ESTAS DISCIPLINAS FAZEM PARTE DO PROGRAMA DE NIVELAMENTO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR, ENVOLVENDO COMPETÊNCIAS BÁSICAS DE FORMAÇÃO PARA OS ESTUDANTES INGRESSANTES DE GRADUAÇÃO (PORTUGUÊS E MATEMÁTICA). AS DISCIPLINAS APRESENTAM MODELO DE APRENDIZAGEM AUTOINSTRUTIVA E OCORREM TOTALMENTE A DISTÂNCIA, DESTA FEITA, O OBJETIVO DO ESTUDO FOI VERIFICAR A PARTICIPAÇÃO DE ZEKI COMO UM RECURSO DE AUXÍLIO DA APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS APONTARAM DE FORMA POSITIVA SOBRE A CLASSIFICAÇÃO DE ATENDIMENTO DO CHATBOT, AUXILIANDO NA COMPREENSÃO DO CONTEÚDO OU NA RESOLUÇÃO DE UMA DÚVIDA POR MEIO DA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO. OUTRO RESULTADO RELEVANTE TRATA-SE DO GRAU DE SATISFAÇÃO (96%) DOS ESTUDANTES ENGAJADOS QUE CONVERSARAM COM O CHATBOT DA DISCIPLINA. PROJETA-SE AMPLIAR A PESQUISA EM OUTRAS DISCIPLINA, PARA CONTRIBUIR COM A MELHORIA DA EXPERIÊNCIA DOS USUÁRIO. |
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ALMEIDA, LUCIANO HENRIQUE GOMES DEPINTO, IZABEL CAVALCANTI BARROS LAMENHABEZERRA, JULIALIA CASSIA ALVESSILVA, DIEGO RODRIGUES DAOTA, MARCOS ANDREIFERREIRA, TATIANE CARVALHOFREITAS, ADRIANA DOMINGUESFUJII, NOEMI PINHEIRO DO NASCIMENTOARSENOVICZ, KAREN DIANA MACEDO2021-11-04T19:28:45Z2021-11-04T19:28:45Z2019-06https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35883O RELATO DE EXPERIÊNCIA TRATA DA EXPERIÊNCIA DE UM CHATBOT DESENVOLVIDO PARA A PLATAFORMA DE LMS BLACKBOARD. UTILIZOU-SE COMO RECURSOS AS APIS DO BLIP.AI, O MOTOR DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) DO DIALOGFLOW E O CANAL DO BLIPCHAT COMO WIDGETS (ELEMENTOS DE INTERAÇÃO) PARA EMBUTI-LO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. O AGENTE CONVERSACIONAL INTELIGENTE É CAPAZ DE CONVERSAR COM UM USUÁRIO UTILIZANDO-SE UM PADRÃO DE LINGUAGEM NATURAL (NEURO-LINGUISTIC PROGRAMMING, NLP) DE MANEIRA SIMILAR A UM DIÁLOGO ENTRE SERES HUMANOS. O IA FOI DENOMINADO DE ZEKI COELHO (PERSONA DE CHATBOT QUE SIGNIFICA GAROTO ESPERTO) E REALIZA UM PAPEL IMPORTANTE EM RESPONDER A CONSULTA DO USUÁRIO, INTERAGINDO COM INFORMAÇÕES TEXTUAIS E USO DE OUTRAS LINGUAGENS (A EXEMPLO DE EMOJI, VÍDEO, IMAGEM ENTRE OUTROS RECURSOS) QUE AUMENTEM O ENGAJAMENTO DOS USUÁRIOS NOS MOMENTOS DE DIÁLOGOS, RESPONDENDO COM MENSAGENS PERSONALIZADAS A PERGUNTA, REPRODUZINDO ASSIM OS RESPOSTAS JÁ CADASTRADOS NA BASE DE COMUNICAÇÃO, PARA ATENDER AS NECESSIDADES DO USUÁRIO. NESSA EXPERIÊNCIA, FOI DESENVOLVIDO UM ESTUDO PILOTO, E ESCOLHIDAS DUAS DISCIPLINAS PARA APLICAR A IA, ESTAS DISCIPLINAS FAZEM PARTE DO PROGRAMA DE NIVELAMENTO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR, ENVOLVENDO COMPETÊNCIAS BÁSICAS DE FORMAÇÃO PARA OS ESTUDANTES INGRESSANTES DE GRADUAÇÃO (PORTUGUÊS E MATEMÁTICA). 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