DESENVOLVIMENTO DE CHATBOT PARA AVA BLACKBOARD: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA, LUCIANO HENRIQUE GOMES DE
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: PINTO, IZABEL CAVALCANTI BARROS LAMENHA, BEZERRA, JULIALIA CASSIA ALVES, SILVA, DIEGO RODRIGUES DA, OTA, MARCOS ANDREI, FERREIRA, TATIANE CARVALHO, FREITAS, ADRIANA DOMINGUES, FUJII, NOEMI PINHEIRO DO NASCIMENTO, ARSENOVICZ, KAREN DIANA MACEDO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35883
Resumo: O RELATO DE EXPERIÊNCIA TRATA DA EXPERIÊNCIA DE UM CHATBOT DESENVOLVIDO PARA A PLATAFORMA DE LMS BLACKBOARD. UTILIZOU-SE COMO RECURSOS AS APIS DO BLIP.AI, O MOTOR DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) DO DIALOGFLOW E O CANAL DO BLIPCHAT COMO WIDGETS (ELEMENTOS DE INTERAÇÃO) PARA EMBUTI-LO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. O AGENTE CONVERSACIONAL INTELIGENTE É CAPAZ DE CONVERSAR COM UM USUÁRIO UTILIZANDO-SE UM PADRÃO DE LINGUAGEM NATURAL (NEURO-LINGUISTIC PROGRAMMING, NLP) DE MANEIRA SIMILAR A UM DIÁLOGO ENTRE SERES HUMANOS. O IA FOI DENOMINADO DE ZEKI COELHO (PERSONA DE CHATBOT QUE SIGNIFICA GAROTO ESPERTO) E REALIZA UM PAPEL IMPORTANTE EM RESPONDER A CONSULTA DO USUÁRIO, INTERAGINDO COM INFORMAÇÕES TEXTUAIS E USO DE OUTRAS LINGUAGENS (A EXEMPLO DE EMOJI, VÍDEO, IMAGEM ENTRE OUTROS RECURSOS) QUE AUMENTEM O ENGAJAMENTO DOS USUÁRIOS NOS MOMENTOS DE DIÁLOGOS, RESPONDENDO COM MENSAGENS PERSONALIZADAS A PERGUNTA, REPRODUZINDO ASSIM OS RESPOSTAS JÁ CADASTRADOS NA BASE DE COMUNICAÇÃO, PARA ATENDER AS NECESSIDADES DO USUÁRIO. NESSA EXPERIÊNCIA, FOI DESENVOLVIDO UM ESTUDO PILOTO, E ESCOLHIDAS DUAS DISCIPLINAS PARA APLICAR A IA, ESTAS DISCIPLINAS FAZEM PARTE DO PROGRAMA DE NIVELAMENTO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR, ENVOLVENDO COMPETÊNCIAS BÁSICAS DE FORMAÇÃO PARA OS ESTUDANTES INGRESSANTES DE GRADUAÇÃO (PORTUGUÊS E MATEMÁTICA). AS DISCIPLINAS APRESENTAM MODELO DE APRENDIZAGEM AUTOINSTRUTIVA E OCORREM TOTALMENTE A DISTÂNCIA, DESTA FEITA, O OBJETIVO DO ESTUDO FOI VERIFICAR A PARTICIPAÇÃO DE ZEKI COMO UM RECURSO DE AUXÍLIO DA APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS APONTARAM DE FORMA POSITIVA SOBRE A CLASSIFICAÇÃO DE ATENDIMENTO DO CHATBOT, AUXILIANDO NA COMPREENSÃO DO CONTEÚDO OU NA RESOLUÇÃO DE UMA DÚVIDA POR MEIO DA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO. OUTRO RESULTADO RELEVANTE TRATA-SE DO GRAU DE SATISFAÇÃO (96%) DOS ESTUDANTES ENGAJADOS QUE CONVERSARAM COM O CHATBOT DA DISCIPLINA. PROJETA-SE AMPLIAR A PESQUISA EM OUTRAS DISCIPLINA, PARA CONTRIBUIR COM A MELHORIA DA EXPERIÊNCIA DOS USUÁRIO.
id Krot_5dedf145d0bbf79af02c00f88a3a766a
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/35883
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling ALMEIDA, LUCIANO HENRIQUE GOMES DEPINTO, IZABEL CAVALCANTI BARROS LAMENHABEZERRA, JULIALIA CASSIA ALVESSILVA, DIEGO RODRIGUES DAOTA, MARCOS ANDREIFERREIRA, TATIANE CARVALHOFREITAS, ADRIANA DOMINGUESFUJII, NOEMI PINHEIRO DO NASCIMENTOARSENOVICZ, KAREN DIANA MACEDO2021-11-04T19:28:45Z2021-11-04T19:28:45Z2019-06https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35883O RELATO DE EXPERIÊNCIA TRATA DA EXPERIÊNCIA DE UM CHATBOT DESENVOLVIDO PARA A PLATAFORMA DE LMS BLACKBOARD. UTILIZOU-SE COMO RECURSOS AS APIS DO BLIP.AI, O MOTOR DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) DO DIALOGFLOW E O CANAL DO BLIPCHAT COMO WIDGETS (ELEMENTOS DE INTERAÇÃO) PARA EMBUTI-LO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. O AGENTE CONVERSACIONAL INTELIGENTE É CAPAZ DE CONVERSAR COM UM USUÁRIO UTILIZANDO-SE UM PADRÃO DE LINGUAGEM NATURAL (NEURO-LINGUISTIC PROGRAMMING, NLP) DE MANEIRA SIMILAR A UM DIÁLOGO ENTRE SERES HUMANOS. O IA FOI DENOMINADO DE ZEKI COELHO (PERSONA DE CHATBOT QUE SIGNIFICA GAROTO ESPERTO) E REALIZA UM PAPEL IMPORTANTE EM RESPONDER A CONSULTA DO USUÁRIO, INTERAGINDO COM INFORMAÇÕES TEXTUAIS E USO DE OUTRAS LINGUAGENS (A EXEMPLO DE EMOJI, VÍDEO, IMAGEM ENTRE OUTROS RECURSOS) QUE AUMENTEM O ENGAJAMENTO DOS USUÁRIOS NOS MOMENTOS DE DIÁLOGOS, RESPONDENDO COM MENSAGENS PERSONALIZADAS A PERGUNTA, REPRODUZINDO ASSIM OS RESPOSTAS JÁ CADASTRADOS NA BASE DE COMUNICAÇÃO, PARA ATENDER AS NECESSIDADES DO USUÁRIO. NESSA EXPERIÊNCIA, FOI DESENVOLVIDO UM ESTUDO PILOTO, E ESCOLHIDAS DUAS DISCIPLINAS PARA APLICAR A IA, ESTAS DISCIPLINAS FAZEM PARTE DO PROGRAMA DE NIVELAMENTO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR, ENVOLVENDO COMPETÊNCIAS BÁSICAS DE FORMAÇÃO PARA OS ESTUDANTES INGRESSANTES DE GRADUAÇÃO (PORTUGUÊS E MATEMÁTICA). AS DISCIPLINAS APRESENTAM MODELO DE APRENDIZAGEM AUTOINSTRUTIVA E OCORREM TOTALMENTE A DISTÂNCIA, DESTA FEITA, O OBJETIVO DO ESTUDO FOI VERIFICAR A PARTICIPAÇÃO DE ZEKI COMO UM RECURSO DE AUXÍLIO DA APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS APONTARAM DE FORMA POSITIVA SOBRE A CLASSIFICAÇÃO DE ATENDIMENTO DO CHATBOT, AUXILIANDO NA COMPREENSÃO DO CONTEÚDO OU NA RESOLUÇÃO DE UMA DÚVIDA POR MEIO DA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO. OUTRO RESULTADO RELEVANTE TRATA-SE DO GRAU DE SATISFAÇÃO (96%) DOS ESTUDANTES ENGAJADOS QUE CONVERSARAM COM O CHATBOT DA DISCIPLINA. PROJETA-SE AMPLIAR A PESQUISA EM OUTRAS DISCIPLINA, PARA CONTRIBUIR COM A MELHORIA DA EXPERIÊNCIA DOS USUÁRIO.ABEDINTELIGÊNCIA ARTIFICIALCHATBOT E AGENTES CONVERSACIONAISDESENVOLVIMENTO DE CHATBOT PARA AVA BLACKBOARD: RELATO DE EXPERIÊNCIAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL19_105.pdf19_105.pdfapplication/pdf308437https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/35883/1/19_105.pdf2f0ca072927a8618b709e4ce895c3f73MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/35883/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/358832021-11-04 16:28:45.7oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/35883Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2021-11-04T19:28:45falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2021-11-04T19:28:45Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv DESENVOLVIMENTO DE CHATBOT PARA AVA BLACKBOARD: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title DESENVOLVIMENTO DE CHATBOT PARA AVA BLACKBOARD: RELATO DE EXPERIÊNCIA
spellingShingle DESENVOLVIMENTO DE CHATBOT PARA AVA BLACKBOARD: RELATO DE EXPERIÊNCIA
ALMEIDA, LUCIANO HENRIQUE GOMES DE
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
CHATBOT E AGENTES CONVERSACIONAIS
title_short DESENVOLVIMENTO DE CHATBOT PARA AVA BLACKBOARD: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full DESENVOLVIMENTO DE CHATBOT PARA AVA BLACKBOARD: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_fullStr DESENVOLVIMENTO DE CHATBOT PARA AVA BLACKBOARD: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full_unstemmed DESENVOLVIMENTO DE CHATBOT PARA AVA BLACKBOARD: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_sort DESENVOLVIMENTO DE CHATBOT PARA AVA BLACKBOARD: RELATO DE EXPERIÊNCIA
author ALMEIDA, LUCIANO HENRIQUE GOMES DE
author_facet ALMEIDA, LUCIANO HENRIQUE GOMES DE
PINTO, IZABEL CAVALCANTI BARROS LAMENHA
BEZERRA, JULIALIA CASSIA ALVES
SILVA, DIEGO RODRIGUES DA
OTA, MARCOS ANDREI
FERREIRA, TATIANE CARVALHO
FREITAS, ADRIANA DOMINGUES
FUJII, NOEMI PINHEIRO DO NASCIMENTO
ARSENOVICZ, KAREN DIANA MACEDO
author_role author
author2 PINTO, IZABEL CAVALCANTI BARROS LAMENHA
BEZERRA, JULIALIA CASSIA ALVES
SILVA, DIEGO RODRIGUES DA
OTA, MARCOS ANDREI
FERREIRA, TATIANE CARVALHO
FREITAS, ADRIANA DOMINGUES
FUJII, NOEMI PINHEIRO DO NASCIMENTO
ARSENOVICZ, KAREN DIANA MACEDO
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALMEIDA, LUCIANO HENRIQUE GOMES DE
PINTO, IZABEL CAVALCANTI BARROS LAMENHA
BEZERRA, JULIALIA CASSIA ALVES
SILVA, DIEGO RODRIGUES DA
OTA, MARCOS ANDREI
FERREIRA, TATIANE CARVALHO
FREITAS, ADRIANA DOMINGUES
FUJII, NOEMI PINHEIRO DO NASCIMENTO
ARSENOVICZ, KAREN DIANA MACEDO
dc.subject.por.fl_str_mv INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
CHATBOT E AGENTES CONVERSACIONAIS
topic INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
CHATBOT E AGENTES CONVERSACIONAIS
description O RELATO DE EXPERIÊNCIA TRATA DA EXPERIÊNCIA DE UM CHATBOT DESENVOLVIDO PARA A PLATAFORMA DE LMS BLACKBOARD. UTILIZOU-SE COMO RECURSOS AS APIS DO BLIP.AI, O MOTOR DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) DO DIALOGFLOW E O CANAL DO BLIPCHAT COMO WIDGETS (ELEMENTOS DE INTERAÇÃO) PARA EMBUTI-LO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. O AGENTE CONVERSACIONAL INTELIGENTE É CAPAZ DE CONVERSAR COM UM USUÁRIO UTILIZANDO-SE UM PADRÃO DE LINGUAGEM NATURAL (NEURO-LINGUISTIC PROGRAMMING, NLP) DE MANEIRA SIMILAR A UM DIÁLOGO ENTRE SERES HUMANOS. O IA FOI DENOMINADO DE ZEKI COELHO (PERSONA DE CHATBOT QUE SIGNIFICA GAROTO ESPERTO) E REALIZA UM PAPEL IMPORTANTE EM RESPONDER A CONSULTA DO USUÁRIO, INTERAGINDO COM INFORMAÇÕES TEXTUAIS E USO DE OUTRAS LINGUAGENS (A EXEMPLO DE EMOJI, VÍDEO, IMAGEM ENTRE OUTROS RECURSOS) QUE AUMENTEM O ENGAJAMENTO DOS USUÁRIOS NOS MOMENTOS DE DIÁLOGOS, RESPONDENDO COM MENSAGENS PERSONALIZADAS A PERGUNTA, REPRODUZINDO ASSIM OS RESPOSTAS JÁ CADASTRADOS NA BASE DE COMUNICAÇÃO, PARA ATENDER AS NECESSIDADES DO USUÁRIO. NESSA EXPERIÊNCIA, FOI DESENVOLVIDO UM ESTUDO PILOTO, E ESCOLHIDAS DUAS DISCIPLINAS PARA APLICAR A IA, ESTAS DISCIPLINAS FAZEM PARTE DO PROGRAMA DE NIVELAMENTO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR, ENVOLVENDO COMPETÊNCIAS BÁSICAS DE FORMAÇÃO PARA OS ESTUDANTES INGRESSANTES DE GRADUAÇÃO (PORTUGUÊS E MATEMÁTICA). AS DISCIPLINAS APRESENTAM MODELO DE APRENDIZAGEM AUTOINSTRUTIVA E OCORREM TOTALMENTE A DISTÂNCIA, DESTA FEITA, O OBJETIVO DO ESTUDO FOI VERIFICAR A PARTICIPAÇÃO DE ZEKI COMO UM RECURSO DE AUXÍLIO DA APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS APONTARAM DE FORMA POSITIVA SOBRE A CLASSIFICAÇÃO DE ATENDIMENTO DO CHATBOT, AUXILIANDO NA COMPREENSÃO DO CONTEÚDO OU NA RESOLUÇÃO DE UMA DÚVIDA POR MEIO DA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO. OUTRO RESULTADO RELEVANTE TRATA-SE DO GRAU DE SATISFAÇÃO (96%) DOS ESTUDANTES ENGAJADOS QUE CONVERSARAM COM O CHATBOT DA DISCIPLINA. PROJETA-SE AMPLIAR A PESQUISA EM OUTRAS DISCIPLINA, PARA CONTRIBUIR COM A MELHORIA DA EXPERIÊNCIA DOS USUÁRIO.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-04T19:28:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-04T19:28:45Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35883
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv ABED
publisher.none.fl_str_mv ABED
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/35883/1/19_105.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/35883/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2f0ca072927a8618b709e4ce895c3f73
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460328837152768