Influência das aulas de educação física para adolescentes do ensino médio com transtorno depressivo:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Eliezer da Costa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45436
Resumo: O Transtorno Depressivo Maior, mais conhecido como depressão, é hoje considerado um problema mundial de saúde que vem acometendo cada vez mais pessoas, atingindo assim também os adolescentes, este transtorno pode ser considerado ainda mais danoso durante essa faixa etária do que na fase adulta. Neste viés, sendo que muitos desses adolescentes frequentam uma escola, a questão central desse trabalho é: As aulas de Educação Física no Ensino Médio teriam alguma influência positiva nesses adolescentes? A metodologia deste trabalho foi uma pesquisa teórico-bibliográfica, com abordagens qualitativas e descritivas, a partir, principalmente, de uma ótica fisiológica. Como considerações finais esta pesquisa relata que as aulas de Educação Física Escolar podem auxiliar de forma significativa o tratamento da depressão e ajudar na prevenção dessa doença, além de mostrar que o professor de Educação Física pode percebê-la em seus alunos.
id Krot_5fbed715fa7b6f547f5bbe3024787812
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45436
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling SILVA, Eliezer da Costa2022-08-10T19:59:40Z2022-08-10T19:59:40Z2020https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45436O Transtorno Depressivo Maior, mais conhecido como depressão, é hoje considerado um problema mundial de saúde que vem acometendo cada vez mais pessoas, atingindo assim também os adolescentes, este transtorno pode ser considerado ainda mais danoso durante essa faixa etária do que na fase adulta. Neste viés, sendo que muitos desses adolescentes frequentam uma escola, a questão central desse trabalho é: As aulas de Educação Física no Ensino Médio teriam alguma influência positiva nesses adolescentes? A metodologia deste trabalho foi uma pesquisa teórico-bibliográfica, com abordagens qualitativas e descritivas, a partir, principalmente, de uma ótica fisiológica. Como considerações finais esta pesquisa relata que as aulas de Educação Física Escolar podem auxiliar de forma significativa o tratamento da depressão e ajudar na prevenção dessa doença, além de mostrar que o professor de Educação Física pode percebê-la em seus alunos.Educação físicaDepressãoAtividade físicaExercício físicoEnsino médioInfluência das aulas de educação física para adolescentes do ensino médio com transtorno depressivo:info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEducação Física - Licenciaturaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALELIEZER+DA+COSTA+SILVA.pdfELIEZER+DA+COSTA+SILVA.pdfapplication/pdf433990https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45436/1/ELIEZER%2bDA%2bCOSTA%2bSILVA.pdfd9edda9f07c6fe861e8f87edbf871bf8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45436/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/454362022-08-10 16:59:40.472oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45436Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-08-10T19:59:40falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-08-10T19:59:40Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Influência das aulas de educação física para adolescentes do ensino médio com transtorno depressivo:
title Influência das aulas de educação física para adolescentes do ensino médio com transtorno depressivo:
spellingShingle Influência das aulas de educação física para adolescentes do ensino médio com transtorno depressivo:
SILVA, Eliezer da Costa
Educação física
Depressão
Atividade física
Exercício físico
Ensino médio
title_short Influência das aulas de educação física para adolescentes do ensino médio com transtorno depressivo:
title_full Influência das aulas de educação física para adolescentes do ensino médio com transtorno depressivo:
title_fullStr Influência das aulas de educação física para adolescentes do ensino médio com transtorno depressivo:
title_full_unstemmed Influência das aulas de educação física para adolescentes do ensino médio com transtorno depressivo:
title_sort Influência das aulas de educação física para adolescentes do ensino médio com transtorno depressivo:
author SILVA, Eliezer da Costa
author_facet SILVA, Eliezer da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Eliezer da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Depressão
Atividade física
Exercício físico
Ensino médio
topic Educação física
Depressão
Atividade física
Exercício físico
Ensino médio
description O Transtorno Depressivo Maior, mais conhecido como depressão, é hoje considerado um problema mundial de saúde que vem acometendo cada vez mais pessoas, atingindo assim também os adolescentes, este transtorno pode ser considerado ainda mais danoso durante essa faixa etária do que na fase adulta. Neste viés, sendo que muitos desses adolescentes frequentam uma escola, a questão central desse trabalho é: As aulas de Educação Física no Ensino Médio teriam alguma influência positiva nesses adolescentes? A metodologia deste trabalho foi uma pesquisa teórico-bibliográfica, com abordagens qualitativas e descritivas, a partir, principalmente, de uma ótica fisiológica. Como considerações finais esta pesquisa relata que as aulas de Educação Física Escolar podem auxiliar de forma significativa o tratamento da depressão e ajudar na prevenção dessa doença, além de mostrar que o professor de Educação Física pode percebê-la em seus alunos.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-10T19:59:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-10T19:59:40Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45436
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45436/1/ELIEZER%2bDA%2bCOSTA%2bSILVA.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45436/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d9edda9f07c6fe861e8f87edbf871bf8
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460254523523072