Influência das aulas de educação física para adolescentes do ensino médio com transtorno depressivo:
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45436 |
Resumo: | O Transtorno Depressivo Maior, mais conhecido como depressão, é hoje considerado um problema mundial de saúde que vem acometendo cada vez mais pessoas, atingindo assim também os adolescentes, este transtorno pode ser considerado ainda mais danoso durante essa faixa etária do que na fase adulta. Neste viés, sendo que muitos desses adolescentes frequentam uma escola, a questão central desse trabalho é: As aulas de Educação Física no Ensino Médio teriam alguma influência positiva nesses adolescentes? A metodologia deste trabalho foi uma pesquisa teórico-bibliográfica, com abordagens qualitativas e descritivas, a partir, principalmente, de uma ótica fisiológica. Como considerações finais esta pesquisa relata que as aulas de Educação Física Escolar podem auxiliar de forma significativa o tratamento da depressão e ajudar na prevenção dessa doença, além de mostrar que o professor de Educação Física pode percebê-la em seus alunos. |
id |
Krot_5fbed715fa7b6f547f5bbe3024787812 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45436 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
SILVA, Eliezer da Costa2022-08-10T19:59:40Z2022-08-10T19:59:40Z2020https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45436O Transtorno Depressivo Maior, mais conhecido como depressão, é hoje considerado um problema mundial de saúde que vem acometendo cada vez mais pessoas, atingindo assim também os adolescentes, este transtorno pode ser considerado ainda mais danoso durante essa faixa etária do que na fase adulta. Neste viés, sendo que muitos desses adolescentes frequentam uma escola, a questão central desse trabalho é: As aulas de Educação Física no Ensino Médio teriam alguma influência positiva nesses adolescentes? A metodologia deste trabalho foi uma pesquisa teórico-bibliográfica, com abordagens qualitativas e descritivas, a partir, principalmente, de uma ótica fisiológica. Como considerações finais esta pesquisa relata que as aulas de Educação Física Escolar podem auxiliar de forma significativa o tratamento da depressão e ajudar na prevenção dessa doença, além de mostrar que o professor de Educação Física pode percebê-la em seus alunos.Educação físicaDepressãoAtividade físicaExercício físicoEnsino médioInfluência das aulas de educação física para adolescentes do ensino médio com transtorno depressivo:info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEducação Física - Licenciaturaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALELIEZER+DA+COSTA+SILVA.pdfELIEZER+DA+COSTA+SILVA.pdfapplication/pdf433990https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45436/1/ELIEZER%2bDA%2bCOSTA%2bSILVA.pdfd9edda9f07c6fe861e8f87edbf871bf8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45436/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/454362022-08-10 16:59:40.472oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45436Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-08-10T19:59:40falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-08-10T19:59:40Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Influência das aulas de educação física para adolescentes do ensino médio com transtorno depressivo: |
title |
Influência das aulas de educação física para adolescentes do ensino médio com transtorno depressivo: |
spellingShingle |
Influência das aulas de educação física para adolescentes do ensino médio com transtorno depressivo: SILVA, Eliezer da Costa Educação física Depressão Atividade física Exercício físico Ensino médio |
title_short |
Influência das aulas de educação física para adolescentes do ensino médio com transtorno depressivo: |
title_full |
Influência das aulas de educação física para adolescentes do ensino médio com transtorno depressivo: |
title_fullStr |
Influência das aulas de educação física para adolescentes do ensino médio com transtorno depressivo: |
title_full_unstemmed |
Influência das aulas de educação física para adolescentes do ensino médio com transtorno depressivo: |
title_sort |
Influência das aulas de educação física para adolescentes do ensino médio com transtorno depressivo: |
author |
SILVA, Eliezer da Costa |
author_facet |
SILVA, Eliezer da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Eliezer da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Depressão Atividade física Exercício físico Ensino médio |
topic |
Educação física Depressão Atividade física Exercício físico Ensino médio |
description |
O Transtorno Depressivo Maior, mais conhecido como depressão, é hoje considerado um problema mundial de saúde que vem acometendo cada vez mais pessoas, atingindo assim também os adolescentes, este transtorno pode ser considerado ainda mais danoso durante essa faixa etária do que na fase adulta. Neste viés, sendo que muitos desses adolescentes frequentam uma escola, a questão central desse trabalho é: As aulas de Educação Física no Ensino Médio teriam alguma influência positiva nesses adolescentes? A metodologia deste trabalho foi uma pesquisa teórico-bibliográfica, com abordagens qualitativas e descritivas, a partir, principalmente, de uma ótica fisiológica. Como considerações finais esta pesquisa relata que as aulas de Educação Física Escolar podem auxiliar de forma significativa o tratamento da depressão e ajudar na prevenção dessa doença, além de mostrar que o professor de Educação Física pode percebê-la em seus alunos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-10T19:59:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-10T19:59:40Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45436 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45436/1/ELIEZER%2bDA%2bCOSTA%2bSILVA.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45436/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d9edda9f07c6fe861e8f87edbf871bf8 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460254523523072 |