A influência do exercício físico na ansiedade e depressão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SASSAKI, André Mitsuo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/38002
Resumo: Este trabalho tem como objetivo estudar a influência do exercício físico em pessoas com ansiedade e/ou depressão. Com o crescimento dos casos de ansiedade e depressão nos dias atuais, o exercício físico aplicado como um tratamento auxiliar ao que é prescrito pelos médicos se tornou um importante aliado para a obtenção de resultados positivos na recuperação desses quadros. Para isso, o exercício físico deve ser prescrito da maneira correta. Com o auxílio de livros, sites de bancos de dados, artigos científicos e de dissertações pesquisadas através das plataformas SciELO e Google Acadêmico, foram levantados dados, experiências e comprovações que buscaram retratar a maneira que o exercício físico pode influenciar na vida de pessoas que sofrem de ansiedade e/ou depressão. Levando em consideração a maneira correta da prescrição do exercício físico, com a frequência, intensidade e a disposição de movimentos coerentes para com o aluno, foi observado que o exercício físico pode influenciar de maneira positiva os indivíduos com ansiedade e/ ou depressão. A promoção de resultados e substituição de pensamentos negativos pela concentração durante a prática do exercício foram fatores que contribuíram para índices de melhora. O exercício físico pode ser uma importante prática na rotina de indivíduos que sofrem e de ansiedade e/ou depressão, de maneira que atua diretamente em fatores que muitas vezes podem ser grandes influentes para a propagação de sentimentos negativos, como a baixa autoestima, sensação de incapacidade ao realizar tarefas cotidianas e falta de interação social. Com a introdução do exercício físico prescrito corretamente, esses fatores podem ser desenvolvidos, sendo um grande adjuvante no tratamento da depressão e da ansiedade.
id Krot_43c35fbc7a4b1f3e733b76af87be84f7
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/38002
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling A influência do exercício físico na ansiedade e depressãoExercício físicoAnsiedadeDepressãoAtividade físicaInfluênciaEste trabalho tem como objetivo estudar a influência do exercício físico em pessoas com ansiedade e/ou depressão. Com o crescimento dos casos de ansiedade e depressão nos dias atuais, o exercício físico aplicado como um tratamento auxiliar ao que é prescrito pelos médicos se tornou um importante aliado para a obtenção de resultados positivos na recuperação desses quadros. Para isso, o exercício físico deve ser prescrito da maneira correta. Com o auxílio de livros, sites de bancos de dados, artigos científicos e de dissertações pesquisadas através das plataformas SciELO e Google Acadêmico, foram levantados dados, experiências e comprovações que buscaram retratar a maneira que o exercício físico pode influenciar na vida de pessoas que sofrem de ansiedade e/ou depressão. Levando em consideração a maneira correta da prescrição do exercício físico, com a frequência, intensidade e a disposição de movimentos coerentes para com o aluno, foi observado que o exercício físico pode influenciar de maneira positiva os indivíduos com ansiedade e/ ou depressão. A promoção de resultados e substituição de pensamentos negativos pela concentração durante a prática do exercício foram fatores que contribuíram para índices de melhora. O exercício físico pode ser uma importante prática na rotina de indivíduos que sofrem e de ansiedade e/ou depressão, de maneira que atua diretamente em fatores que muitas vezes podem ser grandes influentes para a propagação de sentimentos negativos, como a baixa autoestima, sensação de incapacidade ao realizar tarefas cotidianas e falta de interação social. Com a introdução do exercício físico prescrito corretamente, esses fatores podem ser desenvolvidos, sendo um grande adjuvante no tratamento da depressão e da ansiedade.2022-03-16T17:36:40Z2022-03-16T17:36:40Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/38002SASSAKI, André Mitsuoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-16T17:36:40Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/38002Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-03-16T17:36:40falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-03-16T17:36:40Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv A influência do exercício físico na ansiedade e depressão
title A influência do exercício físico na ansiedade e depressão
spellingShingle A influência do exercício físico na ansiedade e depressão
SASSAKI, André Mitsuo
Exercício físico
Ansiedade
Depressão
Atividade física
Influência
title_short A influência do exercício físico na ansiedade e depressão
title_full A influência do exercício físico na ansiedade e depressão
title_fullStr A influência do exercício físico na ansiedade e depressão
title_full_unstemmed A influência do exercício físico na ansiedade e depressão
title_sort A influência do exercício físico na ansiedade e depressão
author SASSAKI, André Mitsuo
author_facet SASSAKI, André Mitsuo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SASSAKI, André Mitsuo
dc.subject.por.fl_str_mv Exercício físico
Ansiedade
Depressão
Atividade física
Influência
topic Exercício físico
Ansiedade
Depressão
Atividade física
Influência
description Este trabalho tem como objetivo estudar a influência do exercício físico em pessoas com ansiedade e/ou depressão. Com o crescimento dos casos de ansiedade e depressão nos dias atuais, o exercício físico aplicado como um tratamento auxiliar ao que é prescrito pelos médicos se tornou um importante aliado para a obtenção de resultados positivos na recuperação desses quadros. Para isso, o exercício físico deve ser prescrito da maneira correta. Com o auxílio de livros, sites de bancos de dados, artigos científicos e de dissertações pesquisadas através das plataformas SciELO e Google Acadêmico, foram levantados dados, experiências e comprovações que buscaram retratar a maneira que o exercício físico pode influenciar na vida de pessoas que sofrem de ansiedade e/ou depressão. Levando em consideração a maneira correta da prescrição do exercício físico, com a frequência, intensidade e a disposição de movimentos coerentes para com o aluno, foi observado que o exercício físico pode influenciar de maneira positiva os indivíduos com ansiedade e/ ou depressão. A promoção de resultados e substituição de pensamentos negativos pela concentração durante a prática do exercício foram fatores que contribuíram para índices de melhora. O exercício físico pode ser uma importante prática na rotina de indivíduos que sofrem e de ansiedade e/ou depressão, de maneira que atua diretamente em fatores que muitas vezes podem ser grandes influentes para a propagação de sentimentos negativos, como a baixa autoestima, sensação de incapacidade ao realizar tarefas cotidianas e falta de interação social. Com a introdução do exercício físico prescrito corretamente, esses fatores podem ser desenvolvidos, sendo um grande adjuvante no tratamento da depressão e da ansiedade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-03-16T17:36:40Z
2022-03-16T17:36:40Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/38002
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/38002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673018336018432