Título do artigo: práticas itil para empresas de TI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Ícaro Raphael
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/64730
Resumo: Nos últimos anos a área de tecnologia da informação vem passando por grandes processos de evolução e com isso vem surgindo grandes problemas organizacionais por falta de gestão e metodologias eficazes para entregar o melhor que a TI tem a oferecer, novos métodos de estudos e implementação de novas ferramentas de gestão estão sendo adotados por todos os setores da tecnologia, isso é, novos meios de gerenciamento das organizações e dos departamentos de TI principalmente nos setores operacionais, necessitando de uma melhor gestão e buscando os melhores recursos para que o aproveitamento dessas informações sejam explanados em sua totalidade. Com estas finalidades sendo bastante estudadas vem surgindo setores na área da TI para tratar esses assuntos e metodologias de boas práticas de gerenciamento dos serviços de TI. Um dos modelos mais utilizados atualmente é o Information Technology Infrastruture Library – ITIL. Trata-se de uma metodologia que pode ser aplicada em boa parte das organizações desde o pequeno ao grande porte proporcionando diversos benefícios que procuram alinhar a TI aos resultados esperados pelas empresas com mecanismos de controles e metas. Neste trabalho irei lhe apresentar esta metodologia de gestão de TI e implementá-la em uma organização para que sejam apresentados os pontos fortes e fracos desta metodologia. Trata se uma pesquisa onde foram identificados os processos do modelo ITIL que podem ser implementados para a melhoria de uma organização. O principal objetivo e tornar a organização alto suficiente com os recursos já existentes e os novos processos implementados pela metodologia para que assim os resultados sejam apresentados gerando um grande valor para seus usuários como para a área da TI que irá sempre se espelhar nesse método de melhoria.
id Krot_62efb15c37835caa45fadbac4085dc36
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/64730
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling SOUSA, Ícaro Raphael2023-10-11T13:13:43Z2023-10-11T13:13:43Z2023https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/64730Nos últimos anos a área de tecnologia da informação vem passando por grandes processos de evolução e com isso vem surgindo grandes problemas organizacionais por falta de gestão e metodologias eficazes para entregar o melhor que a TI tem a oferecer, novos métodos de estudos e implementação de novas ferramentas de gestão estão sendo adotados por todos os setores da tecnologia, isso é, novos meios de gerenciamento das organizações e dos departamentos de TI principalmente nos setores operacionais, necessitando de uma melhor gestão e buscando os melhores recursos para que o aproveitamento dessas informações sejam explanados em sua totalidade. Com estas finalidades sendo bastante estudadas vem surgindo setores na área da TI para tratar esses assuntos e metodologias de boas práticas de gerenciamento dos serviços de TI. Um dos modelos mais utilizados atualmente é o Information Technology Infrastruture Library – ITIL. Trata-se de uma metodologia que pode ser aplicada em boa parte das organizações desde o pequeno ao grande porte proporcionando diversos benefícios que procuram alinhar a TI aos resultados esperados pelas empresas com mecanismos de controles e metas. Neste trabalho irei lhe apresentar esta metodologia de gestão de TI e implementá-la em uma organização para que sejam apresentados os pontos fortes e fracos desta metodologia. Trata se uma pesquisa onde foram identificados os processos do modelo ITIL que podem ser implementados para a melhoria de uma organização. O principal objetivo e tornar a organização alto suficiente com os recursos já existentes e os novos processos implementados pela metodologia para que assim os resultados sejam apresentados gerando um grande valor para seus usuários como para a área da TI que irá sempre se espelhar nesse método de melhoria.TIITILMetodologiaResultadosTítulo do artigo: práticas itil para empresas de TIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSistemas de Informaçãoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/64730/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALICARO_RAPHAEL_SOUSA.pdfICARO_RAPHAEL_SOUSA.pdfapplication/pdf556140https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/64730/1/ICARO_RAPHAEL_SOUSA.pdfdf84cf83692c95e199ba6218b1f34133MD51123456789/647302023-10-11 10:13:43.919oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-10-11T13:13:43falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-10-11T13:13:43Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Título do artigo: práticas itil para empresas de TI
title Título do artigo: práticas itil para empresas de TI
spellingShingle Título do artigo: práticas itil para empresas de TI
SOUSA, Ícaro Raphael
TI
ITIL
Metodologia
Resultados
title_short Título do artigo: práticas itil para empresas de TI
title_full Título do artigo: práticas itil para empresas de TI
title_fullStr Título do artigo: práticas itil para empresas de TI
title_full_unstemmed Título do artigo: práticas itil para empresas de TI
title_sort Título do artigo: práticas itil para empresas de TI
author SOUSA, Ícaro Raphael
author_facet SOUSA, Ícaro Raphael
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Ícaro Raphael
dc.subject.por.fl_str_mv TI
ITIL
Metodologia
Resultados
topic TI
ITIL
Metodologia
Resultados
description Nos últimos anos a área de tecnologia da informação vem passando por grandes processos de evolução e com isso vem surgindo grandes problemas organizacionais por falta de gestão e metodologias eficazes para entregar o melhor que a TI tem a oferecer, novos métodos de estudos e implementação de novas ferramentas de gestão estão sendo adotados por todos os setores da tecnologia, isso é, novos meios de gerenciamento das organizações e dos departamentos de TI principalmente nos setores operacionais, necessitando de uma melhor gestão e buscando os melhores recursos para que o aproveitamento dessas informações sejam explanados em sua totalidade. Com estas finalidades sendo bastante estudadas vem surgindo setores na área da TI para tratar esses assuntos e metodologias de boas práticas de gerenciamento dos serviços de TI. Um dos modelos mais utilizados atualmente é o Information Technology Infrastruture Library – ITIL. Trata-se de uma metodologia que pode ser aplicada em boa parte das organizações desde o pequeno ao grande porte proporcionando diversos benefícios que procuram alinhar a TI aos resultados esperados pelas empresas com mecanismos de controles e metas. Neste trabalho irei lhe apresentar esta metodologia de gestão de TI e implementá-la em uma organização para que sejam apresentados os pontos fortes e fracos desta metodologia. Trata se uma pesquisa onde foram identificados os processos do modelo ITIL que podem ser implementados para a melhoria de uma organização. O principal objetivo e tornar a organização alto suficiente com os recursos já existentes e os novos processos implementados pela metodologia para que assim os resultados sejam apresentados gerando um grande valor para seus usuários como para a área da TI que irá sempre se espelhar nesse método de melhoria.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-11T13:13:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-10-11T13:13:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/64730
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/64730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/64730/2/license.txt
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/64730/1/ICARO_RAPHAEL_SOUSA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
df84cf83692c95e199ba6218b1f34133
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460236581339136