Governança de TI: Um estudo a qualidade dos processos utilizando - Práticas de ITIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CALORI, Fernanda Ortigosa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55260
Resumo: Nas últimas década nota-se que cada vez mais que a informatização dos sistemas agregam benefícios para as empresas, independente do porte da mesma. Neste estudo aborda-se a relevância do setor de Governança de TI com a utilização da metodologia ITIL (Information Technology Infrastructure Library).Com a inserção da TI nas empresas, percebe-se um alinhamento entre os setores, deixando de ser um setor provedor de tecnologia para um setor de estratégias, que por meio deste as diversas áreas conseguem alinhar estratégias pontuais, possibilitando que as empresas tenham tomadas de decisões assertivas, evitando assim desperdícios e retrabalhos, proporcionando que as empresas tenham ativos para melhor atendimento aos clientes nas tomadas de decisões e gerenciamento dos setores. O objetivo deste estudo tem como premissa contextualizar o leitor acerca da essencialidade da TI nas organizações independe do porte da mesma. A metodologia deste estudo realiza-se por meio de revisão literária. Pode-se concluir que mesmo com resistência cultural observada neste estudo por parte dos colaborares das empresas, ficou evidente o quanto o setor de TI agrega os demais setores por meio de boas práticas, de acordo com a proposta deste estudo o modelo ITIL, os resultados foram positivos em todas as áreas da empresa, alinhando informações e possibilitando maior controle do que deve ser feito e onde estão setores que necessitam de melhorias, gerando mitigação em tempo, custo, desperdícios, bem como melhor atendimento aos clientes.
id Krot_5d2679da25c3607b4b3ed86de36c1c9b
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/55260
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Governança de TI: Um estudo a qualidade dos processos utilizando - Práticas de ITILGerenciamento em TIBoas práticasITILNas últimas década nota-se que cada vez mais que a informatização dos sistemas agregam benefícios para as empresas, independente do porte da mesma. Neste estudo aborda-se a relevância do setor de Governança de TI com a utilização da metodologia ITIL (Information Technology Infrastructure Library).Com a inserção da TI nas empresas, percebe-se um alinhamento entre os setores, deixando de ser um setor provedor de tecnologia para um setor de estratégias, que por meio deste as diversas áreas conseguem alinhar estratégias pontuais, possibilitando que as empresas tenham tomadas de decisões assertivas, evitando assim desperdícios e retrabalhos, proporcionando que as empresas tenham ativos para melhor atendimento aos clientes nas tomadas de decisões e gerenciamento dos setores. O objetivo deste estudo tem como premissa contextualizar o leitor acerca da essencialidade da TI nas organizações independe do porte da mesma. A metodologia deste estudo realiza-se por meio de revisão literária. Pode-se concluir que mesmo com resistência cultural observada neste estudo por parte dos colaborares das empresas, ficou evidente o quanto o setor de TI agrega os demais setores por meio de boas práticas, de acordo com a proposta deste estudo o modelo ITIL, os resultados foram positivos em todas as áreas da empresa, alinhando informações e possibilitando maior controle do que deve ser feito e onde estão setores que necessitam de melhorias, gerando mitigação em tempo, custo, desperdícios, bem como melhor atendimento aos clientes.2023-05-29T13:40:49Z2023-05-29T13:40:49Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55260CALORI, Fernanda Ortigosaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-29T13:40:49Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/55260Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-05-29T13:40:49falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-05-29T13:40:49Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Governança de TI: Um estudo a qualidade dos processos utilizando - Práticas de ITIL
title Governança de TI: Um estudo a qualidade dos processos utilizando - Práticas de ITIL
spellingShingle Governança de TI: Um estudo a qualidade dos processos utilizando - Práticas de ITIL
CALORI, Fernanda Ortigosa
Gerenciamento em TI
Boas práticas
ITIL
title_short Governança de TI: Um estudo a qualidade dos processos utilizando - Práticas de ITIL
title_full Governança de TI: Um estudo a qualidade dos processos utilizando - Práticas de ITIL
title_fullStr Governança de TI: Um estudo a qualidade dos processos utilizando - Práticas de ITIL
title_full_unstemmed Governança de TI: Um estudo a qualidade dos processos utilizando - Práticas de ITIL
title_sort Governança de TI: Um estudo a qualidade dos processos utilizando - Práticas de ITIL
author CALORI, Fernanda Ortigosa
author_facet CALORI, Fernanda Ortigosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CALORI, Fernanda Ortigosa
dc.subject.por.fl_str_mv Gerenciamento em TI
Boas práticas
ITIL
topic Gerenciamento em TI
Boas práticas
ITIL
description Nas últimas década nota-se que cada vez mais que a informatização dos sistemas agregam benefícios para as empresas, independente do porte da mesma. Neste estudo aborda-se a relevância do setor de Governança de TI com a utilização da metodologia ITIL (Information Technology Infrastructure Library).Com a inserção da TI nas empresas, percebe-se um alinhamento entre os setores, deixando de ser um setor provedor de tecnologia para um setor de estratégias, que por meio deste as diversas áreas conseguem alinhar estratégias pontuais, possibilitando que as empresas tenham tomadas de decisões assertivas, evitando assim desperdícios e retrabalhos, proporcionando que as empresas tenham ativos para melhor atendimento aos clientes nas tomadas de decisões e gerenciamento dos setores. O objetivo deste estudo tem como premissa contextualizar o leitor acerca da essencialidade da TI nas organizações independe do porte da mesma. A metodologia deste estudo realiza-se por meio de revisão literária. Pode-se concluir que mesmo com resistência cultural observada neste estudo por parte dos colaborares das empresas, ficou evidente o quanto o setor de TI agrega os demais setores por meio de boas práticas, de acordo com a proposta deste estudo o modelo ITIL, os resultados foram positivos em todas as áreas da empresa, alinhando informações e possibilitando maior controle do que deve ser feito e onde estão setores que necessitam de melhorias, gerando mitigação em tempo, custo, desperdícios, bem como melhor atendimento aos clientes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-05-29T13:40:49Z
2023-05-29T13:40:49Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55260
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672968648196096