Governança de TI: Um estudo a qualidade dos processos utilizando - Práticas de ITIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55260 |
Resumo: | Nas últimas década nota-se que cada vez mais que a informatização dos sistemas agregam benefícios para as empresas, independente do porte da mesma. Neste estudo aborda-se a relevância do setor de Governança de TI com a utilização da metodologia ITIL (Information Technology Infrastructure Library).Com a inserção da TI nas empresas, percebe-se um alinhamento entre os setores, deixando de ser um setor provedor de tecnologia para um setor de estratégias, que por meio deste as diversas áreas conseguem alinhar estratégias pontuais, possibilitando que as empresas tenham tomadas de decisões assertivas, evitando assim desperdícios e retrabalhos, proporcionando que as empresas tenham ativos para melhor atendimento aos clientes nas tomadas de decisões e gerenciamento dos setores. O objetivo deste estudo tem como premissa contextualizar o leitor acerca da essencialidade da TI nas organizações independe do porte da mesma. A metodologia deste estudo realiza-se por meio de revisão literária. Pode-se concluir que mesmo com resistência cultural observada neste estudo por parte dos colaborares das empresas, ficou evidente o quanto o setor de TI agrega os demais setores por meio de boas práticas, de acordo com a proposta deste estudo o modelo ITIL, os resultados foram positivos em todas as áreas da empresa, alinhando informações e possibilitando maior controle do que deve ser feito e onde estão setores que necessitam de melhorias, gerando mitigação em tempo, custo, desperdícios, bem como melhor atendimento aos clientes. |
id |
Krot_5d2679da25c3607b4b3ed86de36c1c9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/55260 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
CALORI, Fernanda Ortigosa2023-05-29T13:40:49Z2023-05-29T13:40:49Z2022https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55260Nas últimas década nota-se que cada vez mais que a informatização dos sistemas agregam benefícios para as empresas, independente do porte da mesma. Neste estudo aborda-se a relevância do setor de Governança de TI com a utilização da metodologia ITIL (Information Technology Infrastructure Library).Com a inserção da TI nas empresas, percebe-se um alinhamento entre os setores, deixando de ser um setor provedor de tecnologia para um setor de estratégias, que por meio deste as diversas áreas conseguem alinhar estratégias pontuais, possibilitando que as empresas tenham tomadas de decisões assertivas, evitando assim desperdícios e retrabalhos, proporcionando que as empresas tenham ativos para melhor atendimento aos clientes nas tomadas de decisões e gerenciamento dos setores. O objetivo deste estudo tem como premissa contextualizar o leitor acerca da essencialidade da TI nas organizações independe do porte da mesma. A metodologia deste estudo realiza-se por meio de revisão literária. Pode-se concluir que mesmo com resistência cultural observada neste estudo por parte dos colaborares das empresas, ficou evidente o quanto o setor de TI agrega os demais setores por meio de boas práticas, de acordo com a proposta deste estudo o modelo ITIL, os resultados foram positivos em todas as áreas da empresa, alinhando informações e possibilitando maior controle do que deve ser feito e onde estão setores que necessitam de melhorias, gerando mitigação em tempo, custo, desperdícios, bem como melhor atendimento aos clientes.Gerenciamento em TIBoas práticasITILGovernança de TI: Um estudo a qualidade dos processos utilizando - Práticas de ITILinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCiência da Computaçãoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALFERNANDA+ORTIGOSA+CALORI+-+PDF.pdfFERNANDA+ORTIGOSA+CALORI+-+PDF.pdfapplication/pdf1317169https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/55260/1/FERNANDA%2bORTIGOSA%2bCALORI%2b-%2bPDF.pdf0b948600dfb6f54c9f821c08c3a7e062MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/55260/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/552602023-05-29 10:40:49.349oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-05-29T13:40:49falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-05-29T13:40:49Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Governança de TI: Um estudo a qualidade dos processos utilizando - Práticas de ITIL |
title |
Governança de TI: Um estudo a qualidade dos processos utilizando - Práticas de ITIL |
spellingShingle |
Governança de TI: Um estudo a qualidade dos processos utilizando - Práticas de ITIL CALORI, Fernanda Ortigosa Gerenciamento em TI Boas práticas ITIL |
title_short |
Governança de TI: Um estudo a qualidade dos processos utilizando - Práticas de ITIL |
title_full |
Governança de TI: Um estudo a qualidade dos processos utilizando - Práticas de ITIL |
title_fullStr |
Governança de TI: Um estudo a qualidade dos processos utilizando - Práticas de ITIL |
title_full_unstemmed |
Governança de TI: Um estudo a qualidade dos processos utilizando - Práticas de ITIL |
title_sort |
Governança de TI: Um estudo a qualidade dos processos utilizando - Práticas de ITIL |
author |
CALORI, Fernanda Ortigosa |
author_facet |
CALORI, Fernanda Ortigosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CALORI, Fernanda Ortigosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gerenciamento em TI Boas práticas ITIL |
topic |
Gerenciamento em TI Boas práticas ITIL |
description |
Nas últimas década nota-se que cada vez mais que a informatização dos sistemas agregam benefícios para as empresas, independente do porte da mesma. Neste estudo aborda-se a relevância do setor de Governança de TI com a utilização da metodologia ITIL (Information Technology Infrastructure Library).Com a inserção da TI nas empresas, percebe-se um alinhamento entre os setores, deixando de ser um setor provedor de tecnologia para um setor de estratégias, que por meio deste as diversas áreas conseguem alinhar estratégias pontuais, possibilitando que as empresas tenham tomadas de decisões assertivas, evitando assim desperdícios e retrabalhos, proporcionando que as empresas tenham ativos para melhor atendimento aos clientes nas tomadas de decisões e gerenciamento dos setores. O objetivo deste estudo tem como premissa contextualizar o leitor acerca da essencialidade da TI nas organizações independe do porte da mesma. A metodologia deste estudo realiza-se por meio de revisão literária. Pode-se concluir que mesmo com resistência cultural observada neste estudo por parte dos colaborares das empresas, ficou evidente o quanto o setor de TI agrega os demais setores por meio de boas práticas, de acordo com a proposta deste estudo o modelo ITIL, os resultados foram positivos em todas as áreas da empresa, alinhando informações e possibilitando maior controle do que deve ser feito e onde estão setores que necessitam de melhorias, gerando mitigação em tempo, custo, desperdícios, bem como melhor atendimento aos clientes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-29T13:40:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-05-29T13:40:49Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55260 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55260 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/55260/1/FERNANDA%2bORTIGOSA%2bCALORI%2b-%2bPDF.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/55260/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0b948600dfb6f54c9f821c08c3a7e062 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460322456567808 |