Caracterização das devolutivas dos monitores do programa de iniciação científica e tecnológica a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meira, Henrique Guerra Pereira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/49583
Resumo: O PICT-EAD é um programa de Iniciação Científica ofertado na modalidade a distância, sendo esse ambiente permeado pelos dois principais atores dessa pesquisa, monitores (alunos veteranos que já tiveram contato com o programa) e os Futur@s Pesquisadores (alunos novatos das diversas áreas do conhecimento que não participaram do programa). As devolutivas são elaboradas pelos monitores com o intuito de contribuir com os Futur@s Pesquisadores no preenchimento de seu próprio currículo Lattes, na plataforma da CNPq, além de propiciar momentos de ensino de técnicas e métodos científicos contribuindo para a aprendizagem de conhecimentos científicos basilares. Diante desse contexto, tem-se por objetivo caracterizar essas devolutivas. Os dados são provenientes do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do programa, ambiente em que ocorre uma das comunicações entre monitores e seus Futur@s Pesquisadores. A pesquisa se caracteriza por ser de cunho qualitativo e documental. A análise dos dados se deu pela Análise de Conteúdo, sob o olhar de três pilares: 1) Mediação, 2) Andragogia e 3) Engajamento. Esses pilares são delimitados em função de características de como as mensagens foram elaboradas pelos monitores. O pilar Mediação segmenta as devolutivas em: 1.1) ausência de mensagem, 1.2) mensagem sem nominação e 1.3) mensagem com a nominação individualizada do aluno; o pilar Andragogia classifica as devolutivas em: 2.1) mensagens sem qualquer tipo de alteração proposta, 2.2) indicação direta das alterações e 2.3) desenvolvimento da autonomia do aluno; e o pilar Engajamento classifica as devolutivas em: 3.1) mensagens que não propiciem a continuidade da comunicação, 3.2) encerramento de continuidade anteriormente disposta e 3.3) continuidade da comunicação entre aluno e monitor. Concluiu-se que as devolutivas são uma das formas de comunicação entre monitor e aluno, esse processo pode ser realizado de forma mais propícia afetando o processo de ensino e aprendizagem. As devolutivas que se apresentaram mais propícias foram as que criaram um vínculo maior com o aluno na forma de nominar individual cada Futur@ Pesquisador, fomentando o desenvolvimento da autonomia, bem como a possibilidade de abertura de continuidade na comunicação entre os diferentes atores desta pesquisa. Na interseção desses três pilares, interpretou-se a afetividade como elemento de oportunidade dessa comunicação interferir de forma positiva na aprendizagem.
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