AS CONTRIBUIÇÕES DE THEOBALDO MIRANDA SANTOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA E A CONSTRUÇÃO DE SABERES PROFISSIONAIS DE PROFESSORES PRIMÁRIOS EM MATO GROSSO (1950 - 1980)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DE SOUZA SOARES FERREIRA, JOSÉLIA
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/29991
Resumo: Trata-se da pesquisa de Mestrado intitulada “As contribuições de Theobaldo Miranda Santos para o ensino de Matemática e construção dos saberes profissionais de professores primários em Mato Grosso (1950 - 1980)” que se vincula à Linha de Pesquisa Ensino de Matemática, Ciências Naturais e suas Tecnologias, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino da Universidade de Cuiabá/UNIC, em Associação Ampla com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso/IFMT. Tem como objeto de estudo a formação de professores no Estado de Mato Grosso no período de 1950 a 1980 e objetiva compreender como os saberes profissionais foram construídos, a partir das obras de Theobaldo Miranda dos Santos, e como esses profissionais se apropriavam desses saberes para ensinar Matemática nas escolas públicas primárias mato-grossenses. A abordagem metodológica da pesquisa desenvolvida na vertente histórico-cultural utiliza os conceitos de apropriação (CHARTIER, 1990); disciplina escolar (CHERVEL, 1990); cultura escolar (JULIA, 2001); documento/monumento (LE GOFF, 2003); Saberes profissionais (HOFSTETTER e VALENTE, 2017); História da Matemática (VALENTE, 2008, 2017). Têm como fontes de pesquisa as obras de Theobaldo Miranda, documentos oficiais, acervos pessoais e depoimentos de protagonistas do período delimitado. Os resultados revelam que, ao analisarmos o livro “Vamos Estudar?” para a 3ª série primária, constata-se a presença dos saberes profissionais e um certo rigor nos conteúdos de Matemática. Fica evidente relação do currículo de Matemática, mantendo uma coerência da obra com a legislação vigente de Mato Grosso na época. O autor supera as expectativas, indo além das exigências curriculares do período, atendendo aos anseios da Escola Normal, responsável pela formação de professores primários mato-grossenses e em todo território nacional. As fontes também revelam que o autor preocupa-se com o tratamento didático e pedagógico dos conteúdos, ficando evidenciado também que o livro circulou em diversos municípios, contribuindo com a formação de professores das escolas públicas primárias mato- grossenses.
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A abordagem metodológica da pesquisa desenvolvida na vertente histórico-cultural utiliza os conceitos de apropriação (CHARTIER, 1990); disciplina escolar (CHERVEL, 1990); cultura escolar (JULIA, 2001); documento/monumento (LE GOFF, 2003); Saberes profissionais (HOFSTETTER e VALENTE, 2017); História da Matemática (VALENTE, 2008, 2017). Têm como fontes de pesquisa as obras de Theobaldo Miranda, documentos oficiais, acervos pessoais e depoimentos de protagonistas do período delimitado. Os resultados revelam que, ao analisarmos o livro “Vamos Estudar?” para a 3ª série primária, constata-se a presença dos saberes profissionais e um certo rigor nos conteúdos de Matemática. Fica evidente relação do currículo de Matemática, mantendo uma coerência da obra com a legislação vigente de Mato Grosso na época. 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