Saberes profissionais para ensinar matemática: tensões na constituição e institucionalização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Iran Abreu
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Búrigo, Elizabete Zardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234387
Resumo: Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/420
id UFSC_3127abaa846bf8da2f22ba4f3be1003e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/234387
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Saberes profissionais para ensinar matemática: tensões na constituição e institucionalizaçãoSaberes profissionaisMatemática a ensinarMatemática para ensinarExpertEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/420O artigo discute aspectos relacionados aos saberes profissionais relativos ao ensino de matemática (saberes a ensinar e para ensinar) e os modos como esses saberes são produzidos historicamente em processos de formação e ação docente, recuperando escritos de Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly, que estudam a emergência das ciências da educação, desde o século XIX, como um novo campo disciplinar especializado na produção de conhecimentos relativos aos fenômenos educacionais. Ao final, os autores comentam trabalhos apresentados no XVIII Seminário Temático do GHEMAT Brasil - Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática, intitulado “Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores”, e refletem sobre suas contribuições para a compreensão da constituição e institucionalização dos saberes profissionais para ensinar matemática.HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática2022-05-12T21:13:40Z2022-05-12T21:13:40Z2021-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMENDES, I. A. ; BÚRIGO, E. Z. . Saberes profissionais para ensinar matemática: tensões na constituição e institucionalização. Revista de História da Educação Matemática, v. 7, p. 1-24, 2021.2447-6447https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234387porMendes, Iran AbreuBúrigo, Elizabete Zardoreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-15T12:38:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234387Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-15T12:38:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes profissionais para ensinar matemática: tensões na constituição e institucionalização
title Saberes profissionais para ensinar matemática: tensões na constituição e institucionalização
spellingShingle Saberes profissionais para ensinar matemática: tensões na constituição e institucionalização
Mendes, Iran Abreu
Saberes profissionais
Matemática a ensinar
Matemática para ensinar
Expert
title_short Saberes profissionais para ensinar matemática: tensões na constituição e institucionalização
title_full Saberes profissionais para ensinar matemática: tensões na constituição e institucionalização
title_fullStr Saberes profissionais para ensinar matemática: tensões na constituição e institucionalização
title_full_unstemmed Saberes profissionais para ensinar matemática: tensões na constituição e institucionalização
title_sort Saberes profissionais para ensinar matemática: tensões na constituição e institucionalização
author Mendes, Iran Abreu
author_facet Mendes, Iran Abreu
Búrigo, Elizabete Zardo
author_role author
author2 Búrigo, Elizabete Zardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Iran Abreu
Búrigo, Elizabete Zardo
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes profissionais
Matemática a ensinar
Matemática para ensinar
Expert
topic Saberes profissionais
Matemática a ensinar
Matemática para ensinar
Expert
description Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/420
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07
2022-05-12T21:13:40Z
2022-05-12T21:13:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENDES, I. A. ; BÚRIGO, E. Z. . Saberes profissionais para ensinar matemática: tensões na constituição e institucionalização. Revista de História da Educação Matemática, v. 7, p. 1-24, 2021.
2447-6447
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234387
identifier_str_mv MENDES, I. A. ; BÚRIGO, E. Z. . Saberes profissionais para ensinar matemática: tensões na constituição e institucionalização. Revista de História da Educação Matemática, v. 7, p. 1-24, 2021.
2447-6447
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1826849606510575616